Skip to content

Black Friday: O dia em que o consumismo ofuscou a gratidão

28/11/2014

EUARenata Kotscho Velloso
San Francisco, EUA
 

Nessa quinta feira é comemorado o Thanksgiving aqui nos EUA, ou dia de Ação de Graças. Mas o feriado acabou sendo mais conhecido pelo dia seguinte, a Black Friday, ou sexta feira negra.

Um pouco da historia dessa tradição: Após um ano com uma safra bem ruim, em 1621 a agricultura na região da Nova Inglaterra apresentou uma produção razoavelmente boa. Para agradecer a colheita a população resolveu dar uma festa de agradecimento e convidou os índios nativos para participar do banquete. Assim foi criado o feriado que é considerado o mais familiar dos Estados Unidos, é no Thanksgiving, mais do que no Natal, que as famílias se reúnem em torno de uma mesa farta para agradecer as bençãos que tiveram durante o ano.

O meu primeiro contato com essa tradição foi na escola de educação infantil das minhas filhas, enquanto ainda morava no Brasil. Como a escola era bilingue, eles faziam algumas comemorações americanas e a festa do Thanksgiving era a mais legal. Cada criança trazia uma fruta picada da sua preferência e então cada família fazia um agradecimento e colocava a sua fruta, fazendo uma enorme salada que todos dividiam. Era uma experiência de comunhão muito forte, chorei todas as vezes que participei. Assim, escondidinho para não pagar muito mico.

Mas a tradição de Thanksgiving não chegou ao Brasil. Na verdade o então presidente Gaspar Dutra tendou instituir o feriado e a tradição no Brasil em 1949, mas a data não pegou.

Eu e minha família no nosso primeiro Thanksgiving aqui nos EUA

Eu e minha família no nosso primeiro Thanksgiving aqui nos EUA

Se o Thanksgiving não pegou, o mesmo não se pode falar da Black Friday. O dia das compras enlouquecidas. A origem do Black Friday, como pode-se esperar é bem menos nobre do que do Thanksgiving.

O termo foi criado provavelmente na década de 60 e era usado por policiais da Filadélfia para designar o caos que acontecia na cidade no dia após o Thanksgiving, que juntava o pessoal saindo para fazer as compras de natal com uma galera que ia assistir jogos de futebol americano na cidade. Como vocês podem imaginar não era um dia muito querido pelos policiais e ainda não é.

Mas a sede pelo lucro não para por aí. Os grandes varejistas competem em quem abre as suas lojas primeiro, o que acabou, como era de se esperar chegando até o dia do Thanksgiving em si. Uma das poucas datas em que o comércio fecha (ou fechava) nos EUA, fora isso só no Natal e no Ano Novo. Todos os outros dias do ano as lojas abrem normalmente.

Assim, o que era para ser um momento de agradecimento virou uma corrida para ver quem compra mais. Corrida não, guerra! No dia da gradidão as pessoas se pegam a tapa para comprar uma televisão ou um computador novo. É vergonhoso.

Como não existe promoção de verdade no Brasil e consumista que é consumista não quer ficar fora da festa, já existem excursões de brasileiros vindo para os EUA para aproveitar a Black Friday por aqui. É aquele momento que se um extraterrestre aterrizasse na Terra eu teria vergonha de dizer que faço parte da raça humana.

Uma pena. Vários estudos indicam que exercer a gratidão é uma das ações mais poderosas para encontrarmos mais felicidade no nosso dia a dia. Já o preto, da Black Friday, significa, na linguagem contábil transformar um prejuízo (em vermelho) em lucro. Pense nisso, quando achar que é você que está levando grande vantagem comprando nesse dia.

_____________

Renata K. Velloso é médica e mora nos EUA. Para saber mais sobre ela clique aqui. Sigam-nos no Facebook, Twitter e Instagram para atualizações diárias.  Blog Brasil com Z, um blog feito por brasileiros expatriados, dos quatro cantos do mundo ! 

5 Comentários leave one →
  1. Touché Guimarães permalink
    28/11/2014 11:31

    oi Renata, o título do teu artigo é perfeito: parece mesmo que gratidão se tornou ‘produto’ escasso em nosso mundinho, né?

    gostei muito de conhecer as origens do Thanksgiving. As do black friday (com minúscula) não merecem outros comentários…

    parabéns pela pesquisa e obrigada pela partilha.

  2. 28/11/2014 12:17

    A gratidão proporciona muitas bênçãos, e alcançar um estado de alegria muito grande!
    Na Holanda tem o 3 Dwaze Dagen da loja de departamentos Bijenkorf. Muitos descontos de muitas marcas. Vem gente até de outros países. Eu vi isso há muitos anos atrás da janela de um bonde e fiquei impressionada.
    Eu acabei de ver pela internet que existe Black Friday no Brasil há 4 anos. É isso mesmo gente ? Ou seria black fraud ?
    http://www.buzzfeed.com/rafaelcapanema/babaca-friday

    • Touché Guimarães permalink
      28/11/2014 12:40

      black fraud me parece mais certo…

  3. Jutta permalink
    28/11/2014 16:45

    Excelente artigo.

  4. 26/11/2015 15:39

    Ótimo texto, Renata!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: