Skip to content

A Índia e suas diversas dietas

19/10/2016

bz_india Juliana Paula – Mumbai, Índia

Comer é algo tão básico e instintivo, que muitas vezes não filosofamos muito a respeito. Isto é: até o momento que você chega à Índia.

Lembro-me de como eu comecei a ficar fresca em relação a comida quando tinha meus 7 anos e, de como minha mãe brigava comigo por isso. Lembro também, de meus amigos na escola e faculdade me criticando pelo fato de odiar salada crua, sobretudo alface e tomate.

Mas, cheguei aqui na Índia e percebi que aqui tinha gente muito, mas muito mais fresca que eu. Mas, aqui, a “frescura” tem outro nome: crença religiosa. Aqui, não só a religião dita as regras da dieta, mas também, cada grupo étnico. E, é sobre estas restrições gastronômicas que eu quero falar hoje.

Hindus

Os hindus, como a maioria de vocês já sabe, são  vegetarianos. Ou seja: não comem nenhum tipo de carne nem ovo. A do ovo, confesso que foi novidade para mim, até ver a aversão de minha sogra aos ovos, dizendo que ela jamais teria coragem de comer o “filho da galinha”.

Resultado de imagem para hindu people

Sim, ser vegetariano puro aqui na Índia significa não ingerir nenhum tipo de carne ou ovo. Laticínios estão liberados, já que são a base da culinária indiana.

Os produtos aqui costumam ter marquinhas como estas. Se tem a bandeirinha verde, indica que o produto não contém nenhuma substância animal. Se tem a marquinha vermelha, é o contrário.

Resultado de imagem para vegetarian food label india

Resultado de imagem para vegetarian label india

Alguns hindus, como meu sogro e cunhado por exemplo, não comem carne de forma alguma, mas gostam de um ovinho cozido ou um omelete. Porém, geralmente, quando querem comer, tem que ser fora de casa, porque a maioria dos vegetarianos puros (como minha sogra), não querem este tipo de impureza dentro de casa.

Há muitos hindus que comem carne (menos a bovina), mas só o fazem em determinados dias da semana. Cada deus do panteão hindu tem um dia da semana específico. Se este dia coincidir com o do deus, então, eles não comem carne. Muitos, até jejuam neste específico dia.

Alguns hindus têm aversão a ver pessoas comendo o chamado non-veg na frente deles, mas outros, como a maioria aqui em Mumbai, já está acostumado a esta diversidade desde pequeno e, não se importa tanto, desde que não tenha que tocar na carne.

Entretanto, o tipo mais interessante de hindu é aquele que se diz puramente vegetariano, mas que depois de uma birita, não recusa um churrasquinho de frango, por exemplo.

Vale ressaltar que há muitos hindus que comem peixe e frango sem e menor culpa, simplesmente por ser parte da cultura local. Os hindus de West Bengal (onde fica Calcutá), por exemplo, consomem bastante peixe, já que é um dos principais produtos por lá. O mesmo acontece aqui na minha cidade, Mumbai, onde a pesca sempre esteve presente.

Resultado de imagem para bengali food

Prato típico da região de West Bengal

Os Jainistas

O Jainismo não é uma religião muito divulgada aqui no Brasil e, a primeira vez que ouvi falar foi aqui na Índia mesmo.

Resultado de imagem para jain people

Os jains, como são chamados por aqui, são um grupo que se separou do hinduísmo por não aceitar determinados dogmas, como o sistema de castas, por exemplo. Porém, eles têm características muito particulares. Os jains não comem nada que tenha que ser arrancado do solo para o consumo, acreditando que isto machuca a terra. Ou seja: cebolas, batatas, alhos e outros produtos estão proibidos. Os menus dos restaurantes costumam ter uma parte especial só para os jainistas.

Os Sikhs

Resultado de imagem para diljit singh

O Sikhismo é uma religião muito difundida aqui na Índia, sobretudo na região do Punjab e em todo o Norte da Ìndia.Os sikhs não tem restrições nutricionais, apesar de geralmente não comerem a carne de vaca. A única restrição que eles têm, é em relação ao consumo de animais sacrificados em rituais, mesmo que seja sob o método halal (método utilizado pelos muçulmanos).  O método utilizado por eles é o jhatka, ou seja, o abate do animal com apenas um golpe, o que traria menos sofrimento ao mesmo. Fora isso, a comida deles segue a tradição do estado do Punjab. Ou seja: comida da boa e muita fartura!

Resultado de imagem para punjabi food

Uma das melhores experiências na Índia é visitar uma gurduwara (templo sikh) e participar do chamado langar, a refeição que é servida a todos, sem distinção de classe ou religião (veja abaixo).

Resultado de imagem para sikh food

Os muçulmanos

Os muçulmanos da Índia têm as mesmas restrições que outros muçulmanos ao redor do mundo: precisam se abster de carne de porco, por ser considerada imunda, e devem consumir carne somente se abatida no método halal. Fora isso, a dieta deles contém de tudo e, muitos, comem, até carne de vaca. Justamente por suspeitarem que um muçulmano armazenava carne de vaca em seu frigorífico, um grupo de hindus radicais invadiram sua casa e o mataram, em 2015. A notícia trouxe um grande furor e grande discussão na Índia e no exterior.

Resultado de imagem para muslim mumbai

Mais furor causou o grande ator Rishi Kapoor, dizendo que consumia carne bovina porque achava gostoso. E que isto não o fazia menos hindu que os outros que não consumiam. Polêmicas à parte, a culinária muçulmana da Índia é simplesmente deliciosa, com seus kebabs, romali rotis, etc.

Resultado de imagem para muslim mumbai bohri

Os cristãos

Os cristãos indianos, como os cristãos em grande parte do mundo, não são privados de comer nada. Muitos comem até carne de vaca, dependendo da região da Índia onde morem, já que nem todas permitem o abate do animal.

Resultado de imagem para indian christian

Porém, claro, há diversos cristãos que preferem seguir o vegetarianismo, justamente por não gostarem do sabor da carne ou por questões éticas. Mas, é apenas uma escolha pessoal e não há nenhuma restrição para a mesma. Nos guetos cristãos é possível encontrar uma variedade enorme de pratos suculentos para o apreciador de uma boa carne. Por exemplo: A carne de porco, sobretudo o Pork Vindaloo, que é o porco à vinha d’alho, um prato herdado dos portugueses que colonizaram a região de Goa, com uma pitada a mais de tempero indiano, o que deixa a combinação perfeita!

Resultado de imagem para pork vindaloo

O famoso e suculento “Pork Vindaloo”

Com tanta diversidade até mesmo nos hábitos alimentares na Índia, esta também é uma das razões pela qual a maioria dos indianos preferem casar com pessoas da mesma casta, pois os hábitos alimentares são quase iguais. Na hora de procurar um apartamento para alugar, o fato de ser vegetariano ou não pode pesar, já que alguns condomínios não permitem moradores não-vegetarianos.

Em hospitais, esta divisão também acontece. Muitos dos donos dos hospitais top de linha aqui na Índia são hindus e vegetarianos. Portanto, a maioria destes hospitais oferece um menu 100% vegetariano para os pacientes. E a entrada de qualquer item alimentício não-vegetariano está estritamente proibida. Mesmo que o paciente seja não-vegetariano, ele vai acabar tendo que virá vegetariano por alguns dias, caso seja internado em um destes hospitais.

_______________

Juliana Paula já morou e trabalhou no Japão. Foi para a Índia em 2013 e, desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui. Sigam a nossa página no Facebook acessando: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz e dêm uma curtida ! Temos também uma conta no Instagram e no Twitter. Divirtam-se!

11 Comentários leave one →
  1. 19/10/2016 11:12

    Um vez eu vi um progrma na BBC sobre o sikhismo. Eu não sabia que tinham cabelos longuíssimos, que faziam um coque no topo da cabeça e que o turbante tem metros de comprimento. Prá mim, eles tinham cabelo curto e usavam o turbante como adereço/moda.
    Você saberia dizer qual grupo na Índia tem mais tendência a abraçar a fé cristã? Seriam só os “intocáveis” – por ter tudo a ganhar e nada a perder?

    P.S.: Hoje em dia… Você já consegue comer salada crua?

    • 20/10/2016 1:50

      Oi, Ana!!! Sim..o Sikhismo é muito interessante, sobretudo a parte de oferecer comida gratuita para qualquer um que chegue a seus templos, independente da crença. Bem, em relação a quem tem mais tendência a abraçar a fé cristã, eu diria que são os próprios hindus. Muitos sim, são de castas baixas ou intocáveis, que recebem uma boa quantia de dinheiro de algum ministério cristão internacional e, assim, decidem se converter. Outros, realmente, se convertem porque se identificaram com a doutrina cristã. E, a maioria, sem dúvidas, está no Sul da Índia. Tenho uma colega indiana que era hindu, começou a namorar um rapaz cristão e a frequentar a igreja com ele. Lá, ela se identificou a doutrina cristã, resolveu se converter e se batizar. O pai dela quase a expulsou de casa e, só depois de muita insistência, é que ele resolveu aceitar não só a conversão, mas o casamento dela com o cristão, também. Complicado!!!! Ah! Não, salada crua não rola para mim nem nesta vida nem na próxima!Beijos!

  2. Ana Cecília permalink
    19/10/2016 21:56

    Adorei conhecer mais a fundo!! Um país tão rico!

  3. Vanessa permalink
    20/10/2016 17:53

    Juliana, seus artigos sao uma delicia de ler…. acho que porque dia a dia eu me interesso mais pela India, por Yoga, Ayurveda… grande abraco da Alemanha

  4. Vanessa permalink
    20/10/2016 18:16

    Juliana, amo seus posts!!!! Pergunta: os indianos praticam a Ayurveda ou isso é coisa só para os fans de Yoga?

    • 23/10/2016 2:54

      Ola, Vanessa! Muitos indianos usam a Ayurveda, sim! E, muitos medicos indianos apos se graduarem em medicina, vao se especializar em Ayurveda. Eu mesma outro dia comprei um xarope Ayurveda e foi uma beleza! Em menos de dois dias, minha tosse ja tinha ido embora!

  5. Sandra Katayama dos Santos permalink
    19/02/2017 21:14

    Oi Juliana! Tenho acompanhado seus vídeos no YouTube e achado bem interessante.
    Tenho curiosidade de saber, o que você foi fazer no Japão. Eu também morei lá e fui como sansei, com visto de trabalho. Mas você não aparenta descendência. Você foi como estudante? Como conheceu seu marido? E como foi o processo de namoro até chegar na decisão de casar? Você viajou para Índia antes de casar?
    Abraço

    • 20/02/2017 2:01

      Oi, Sandra! Obrigada pela visita aqui no blog. Bem, eu nao sou descendente de japoneses, mas estudava o japones desde os meus 14 anos, no Brasil. Na epoca do vestibular, decidi estudar Letras (Portugues-Japones) e, na faculdade, consegui uma bolsa para estudar no Japao. Depois que voltei ao Brasil e me formei, tentei vaga em um outro programa do governo japones e, fui aceita. Fiquei la de 2007 a 2013 trabalhando como interprete e tradutora. Em 2012, conheci meu esposo e, foi ai, que decidi que era hora de dar adeus ao Japao, ja que meu esposo morava na India. Antes de casar oficialmente com ele, eu viajei a India para conhecer a familia dele e viajar pelo pais, porque queria ter uma ideia de como eram as coisas aqui, antes de me mudar de mala e cuia. A estoria eh longa, mas basicamente, eh isso. Hoje, ainda trabalho como interprete de lingua japonesa em uma empresa aqui na India. Um abraco!!

  6. 28/05/2017 7:21

    Sarasvati ❤

    Mãe Suprema de todo o Conhecimento, Aprendizado e Sabedoria.
    Atributos: Personificação das artes, ciências, habilidades manuais e poesia.
    Simbolo:Cisne, pavão, livro, Flor de Lótus e instrumentos musicais.
    Cor: Branco e amarelo.
    Ritual: Vasant Panchami
    Yantra: Para conhecimento, educação, inteligência e criatividade.
    Aroma: incenso de amêndoas, lavanda, rosemary e canela.
    Alimentos: Frutas com muita sementes (ex.: tomate, mamão, uva, goiaba, melancia…)
    Mudra: Saraswatyam: Kapittha Hasta. Mão direita perto do peito (dedo polegar tocando o médio), o braço esquerdo levantado acima do nível do ombro, mão em Kapittha Hasta (dedo indicado acima do polegar e os demais curvados na palma da mão.)

    Que à Deusa Sarasvati nos abençoe, e inspire-nos com sabedoria durante nossa jornada de autoconhecimento e transformação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: