bz_canada Tallitha Campos – Edmonton, Canadá

Oi, eu sou a Tallitha e estou começando hoje como autora no blog Brasil com Z. Sou gaúcha de Porto Alegre, e hoje moro em Edmonton, província de Alberta, Canadá, desde agosto de 2014.

Aí você me pergunta: Ed-quem? Pois é, não moro em uma cidade tão conhecida quanto Toronto, Montreal ou Vancouver. Acontece que vim parar aqui por um acaso gostoso do destino.

Campos de Colza, no Canadá. Foto arquivo pessoal.

Para contar a minha vida de expatriada, eu preciso contextualizar contando a história do meu marido, Rodrigo. Ele sempre teve essa gana de viver fora do Brasil, então sempre ficou atento às possibilidades. Nós já tínhamos o plano de imigrar para o Quebec. Viajamos para Montreal em 2012 para fazer um curso intensivo de Francês. Foi ótimo! Aprendi muito e me apaixonei pela cidade. Estávamos decididos a seguir com o plano. Alors, voltamos para o Brasil e continuamos com os estudos da língua francesa por um tempo.

Eis que em 2013 nosso plano mudou. Rodrigo havia terminado seu mestrado e, então, aplicou para o programa Ciência sem Fronteiras para cursar doutorado pleno no exterior. As opções eram: Universidade de Manchester (Inglaterra) ou Universidade de Alberta (Canadá). Ele foi aceito em ambas universidades, porém o programa não aceitou o pedido de bolsa para estudar em Manchester.
Em março de 2014 recebemos a notícia de que o pedido de bolsa foi aceito para estudar na Universidade de Alberta. Foi um momento muito feliz na nossa vida. Ao mesmo tempo, eu recém tinha voltado a trabalhar na Hewlett-Packard Brasil após um período “sabático” em outra empresa local. Confesso que isso me deixou um pouco abalada, pois eu estava feliz com o meu trabalho, mas logo eu teria que abandoná-lo.

blog-tallitha-piramides

Não é o Louvre não, são as pirâmides do Muttart Conservatory, Edmonton. Foto: acervo pessoal Tallitha Campos

No início ficamos um pouco tristes por não morar na Europa, mas, por um lado, achamos a decisão de viver no Canadá melhor para mim, visto que eu acreditava que as oportunidades de trabalho no Canadá seriam melhores que na Inglaterra. Estávamos contentes e satisfeitos com a decisão. Vendemos nosso apartamento, morei na casa da sogra por um mês (corági), pedi demissão do meu emprego, ele pediu afastamento do emprego dele, casamos, viajamos para a Europa de lua-de-mel, e finalmente nos mudamos pra Edmonton em agosto de 2014, no finalzinho do verão norte-americano.

blog-tallitha-gelo

Edmonton Ice Castles. Foto: acervo pessoal Tallitha Campos

Não escolhemos Edmonton. E sim, Edmonton nos escolheu. Não morro de amores pela cidade, mas, pra quem tinha uma vida simples em Porto Alegre, com muitas parcelas de cartão de crédito pra pagar, essa cidade é um presente que a vida poderia me dar. Me adaptei muito rápido à cidade apesar do inverno rigoroso. Em algumas semanas eu já me sentia em casa. Parecia que eu sempre tinha vivido aqui. A empolgação de turista já tinha passado e eu já tinha um teto pra chamar de lar. Nos primeiros meses, a bolsa do Ciência sem Fronteiras foi nosso sustento. Foram quatro meses procurando um emprego digno na minha área, mas essa história eu deixo pra contar um outro dia.

_________________

Tallitha Campos é gaúcha, engenheira por formação, trabalha com TI e desenvolvimento de software. Mora em Edmonton com o marido desde 2014. Para saber mais sobre ela e as contas do Instagram, leia a biografia aqui. Sigam-nos no Facebook para atualizações diárias sobre morar fora e dicas de turismo no exterior. Blog Brasil com Z, um blog feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo!  Sigam-nos também no Twitter e Instagram para acompanhar as fotos dos nossos autores.