Skip to content

Dia dos Namorados é o ano todo!

13/06/2017

Edu Justo – Espanha

Neste clima de ressaca após o Dia do Namorados, gostaria de falar de dois destinos muito românticos e pouco explorados (ainda) pelos casais de todo o mundo: o Lago de Como e Verona, localidades muito próximas de Milão, no Norte da Itália.

como_1

Foto: arquivo pessoal do autor

Localizado na região da Lombardia, o Lago de Como é o mais profundo da Europa e o terceiro maior da Itália. Lugar tranquilo e encantador, serviu de cenário para grandes filmes como 007-Cassino Royale e Star Wars, e aparece em quase todos os comerciais da Nespresso protagonizados por

George Clooney. Poderia dedicar muitos parágrafos deste post apenas enumerando a quantidade de personagens ilustres que se deslumbraram com a beleza do lugar, principalmente aqueles que visitaram Bellagio, um dos muitos vilarejos encantadores que cresceram ao redor do lago. O escritor francês Stendhal costumava dizer que o Lago de Como era o lugar mais bonito que jamais havia conhecido, enquanto outros nomes famosos como Flaubert, Mark Twain, Thorwaldsen, Marry Shelley, Thomas Mann, Listz y Schubert chegaram a passar longas e recorrentes temporadas de férias. Todos ressaltavam sua beleza heterogênea que incluí paisagens mediterrâneas, com temperaturas alpinas e vegetação lombarda.

Quase todos os turistas que chegam ao Lago de Como procedem de Milão, a maior cidade da região. Trata-se de uma viagem muito curta, que pode ser realizada tanto de ônibus como de trem. Para passear e conhecer todos os encantos desse lugar o ideal é pegar um dos muitos barcos que cruzam o imenso lago, saindo de diversos embarcadouros de quinze em quinze minutos.

Verona, para os desavisados, é a cidade natal de Romeu e Julieta Portanto, não poderia haver um destino mais romântico para eu sugerir aqui.

BLOG Romeo

Considerada como uma das cidades mais bonitas da Itália, se encontra em um ponto de fácil acesso entre Milão e Veneza (aproximadamente 1h30m de viagem partindo de ambas as cidades).

verona1

Considerada a capital mundial dos apaixonados, Verona foi fundada no século I a.C, e durante a época romana tornou-se um importante centro urbano devido a sua estratégica localização. A cidade, que conta atualmente com 265.000 habitantes, ainda conserva importantes (e intactas) referências históricas do período romano como um pequeno e simpático coliseu, o Arco de Garvi e a Porta Borsari. Entretanto, o que de fato atrai a milhões de casais de todo o mundo é a possibilidade de conhecer a sacada a Casa de Julieta, a mansão onde a família Capuleto teria morado.

BLOG Romeo and Juliet

Escondida num pátio interno que tem entrada pela Via Cappello, é a atração mais concorrida da cidade e todos que chegam são recebidos por uma estátua de bronze da Julieta em tamanho real. Reza a lenda que todo aquele que passar as mãos em seus seios terá sorte no amor.

VERONA_25mar12_104.jpg

No segundo andar da casa está a varanda onde ela esperava as visitas de seu namorado proibido e que faz parte do imaginário de qualquer um que já assistiu a uma montagem de Romeu e Julieta, no teatro ou no cinema. Se se você for paciente e puder enfrentar as enormes filas de turistas que cercam a casa dos Capuleto no verão, vale a pena passar a mão no seios da Julieta (não acredito que escrevi isso) e subir na sacada onde ela escutava as serenatas e poemas declamados por Romeu. Aquele que conseguir cumprir estas duas tarefas, conseguirá garantir para si um amor verdadeiro e eterno.

______________

Eduardo Caamaño Justo é blogueiro e autor de biografias históricas. Seu último livro, a biografia de Harry Houdini, está à venda em português e espanhol. Filho, neto e bisneto de espanhóis, mora há 13 anos na cidade de La Coruña. Veja fotos do Edu e de outros autores do BZ clicando na nossa conta do Instagram. Sigam-nos também no Facebook e no Twitter. Blog Brasil com Z, um site de cultura e turismo, feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo!

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: