Skip to content

Welcome to Toronto!

26/10/2017

Lilly Guchtain – Toronto, Canadá

Jamais vou me esquecer da primeira vez que pisei em Toronto. Já era primavera e estava uma manhã gelada e bem diferente das manhãs de primavera que eu conhecia até então no Brasil…Welcome to Toronto!

Cheguei com minha família e nós trouxemos apenas seis malas. Toda a nossa vida e história tiveram que caber em seis malas!!! Parece um tanto desesperador, não é? Mas longe disso, foi uma aventura e tanto! Rimos, descobrimos, crescemos e no final das contas nos divertimos com nossas peripécias de imigrantes recém chegados em uma cidade cosmopolita de clima gelado e de coração quente. Realmente os canadenses são educados, gentis e muito receptivos.

À primeira vista, Toronto me assustou um pouco, pois ao meu estilo curitibano de viver, me pareceu uma cidade muito grande, e de fato ela é. Mas com o passar do tempo, quando você começa a conhecê-la, ela se mostra uma metrópole muito bem estruturada, que se divide em norte, sul, leste e oeste, e tem o lago Ontário como referência, e conta com um sistema de transporte integrado que atende à sua população. Há o metrô, que percorre três linhas, tem também um bondinho bastante charmoso que é o “street car”, há os trens que ligam as rotas entre Toronto e as cidades ao redor, e há os ônibus convencionais. Abaixo, no desenho, um mapa simplificado da cidade para ilustrar de forma divertida o que estou falando:

Mas não vou entrar detalhadamente nesse assunto, que será tema para outro post. Quero apenas por ora, querido leitor, que você saiba como essa cidade funciona em seus aspectos gerais. Com quase 3 milhões de habitantes e eleita como uma das melhores cidades do mundo para se viver, a capital de Ontário é bastante famosa por reunir diferentes nações e por oferecer uma excelente qualidade de vida. E mais do que nunca, Toronto se tornou destino de muitos brasileiros que aqui desembarcam para refazerem suas vidas.

E voltando às minhas memórias de newcomer, lembro-me do que mais me encantou quando eu cheguei: a natureza. Morar aqui é se sentir muitas vezes isolado numa floresta, mas olhar para o lado e avistar um grande prédio, tendo a sensação de que não existe civilização fora dela, isso porque a cidade oferece centenas de parques lindíssimos, onde se pode caminhar com segurança, recarregar as energias de um dia puxado ou até mesmo alugar uma bike e curtir a cidade pedalando.

Há tanto a se explorar por aqui que costumo repetir o que um amigo de Curitiba me disse certa vez: “Estar aqui é viver eternamente em férias”, porque estar em Toronto é se sentir exatamente assim. Toronto tem uma vida cultural intensa como festivais de cinema, muitos shows e peças de teatro, tem pontos turísticos incríveis e museus fantásticos, e também  restaurantes excelentes com uma culinária bastante diversificada. É uma cidade que pulsa vida, pulsa natureza, é multicultural e isso a torna vibrante e atraente e é também uma cidade que celebra muito bem suas quatro estações.

No inverno, por exemplo, downtown (o centro e o coração da cidade) se ilumina com uma grande pista de patinação a céu aberto, onde os turistas e moradores podem exibir suas coreografias, as vitrines das lojas na época de Natal dão um show à parte, os parques cobertos de neve ficam ainda mais bonitos e especiais, aqui você vai poder esquiar na neve e assistir a uma partida de hóquei. Ah, e também degustar do Icewine, um vinho docinho e gelado bem típico do  Canadá e que é  elaborado com uvas colhidas congeladas. Já deu para perceber que eu amo a neve?

Patinação no centro de Toronto. Foto via: torontoguardian.com

Mas e quando a primavera começa a dar o arzinho de sua graça? Aí você para e pensa que foi teletransportado para outra dimensão, ops, país. Incrivelmente linda é essa estação que parece poesia, que deixa a cidade exalando ares especiais, e onde a mãe natureza mostra mais uma vez o quão bela ela pode ser. Você certamente verá muitas flores e tulipas pelo seu caminho e simplesmente ficará boquiaberto com as árvores de cerejeiras, que começam a desabrochar em meados de abril.

As cerejeiras são uma atração especial durante a primavera.

Mas é de fato o verão a estação mais aguardada e queridinha dos canadenses. Curto e intenso, é dessa forma que eu vejo o verão, e talvez por isso as pessoas deem tanto valor a esses dias quentes, onde o sol aponta cedinho no horizonte e se recolhe às 10 da noite.

CN Tower, a torre mais famosa do Canadá, símbolo de Toronto.

Calor de 40 graus, água, caminhãozinho de sorvete, pedaladas, tomar banho de lago, navegar de barco, remar caiaque, piquenique no entardecer, churrasco no parque aos domingos, stand up padle com vista para a CN Tower que é a famosa torre e símbolo de Toronto, descobrir novas trilhas, colher morangos direto do pé, tempo de tirar o conversível da garagem e sentir os cabelos bagunçarem ao vento, caminhar a pé por downtown e sentir a noite agradável, admirar o pôr do sol sentado numa pedra, saborear uma pizza na praia, ir a um jogo de baseball e comer um cachorro-quente e ainda torcer para o Blue Jays, fotografar paisagens magníficas numa fazenda de girassóis, sentir o aroma dos campos de lavandas…ufa! Cansou de ler? Pois imagina fazer tudo isso em pouco tempo? Assim é o verão, intensamente mágico e passageiro, vibrante e inesquecível!

Lindo campo de lavandas localizado na Terre Blue Lavander Farm.

E o outono? Ah, o outono! É sem dúvida a estação mais charmosa de todas, onde o Canadá pára para assistir a um belíssimo espetáculo de cores e nuances. Outono também é o tempo de celebrar o Dia de Ação de Graças e agradecer pela “boa colheita” ao longo do ano. E para mim, uma  coisa muito  legal do outono é ir colher abóbora nas fazendas da região. Há inúmeras ao redor de Toronto, uma mais linda do que a outra. É um passeio fascinante com paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. Eu já garanti a minha abóbora, só falta agora eu reunir as crianças para juntos a gente esculpir e fazer aquela famosa caretinha, porque outono também tem…adivinha o que? Halloween! E aguarde o próximo post que vem por aí, onde vou falar um pouco do que acontece por aqui no “Dia das Bruxas”!

Este é apenas o começo de uma viagem por Toronto que eu convido você a fazer junto comigo no “Brasil com Z”!

See you soon!

*Todas as fotos desse post são de autoria de Liliam Guchtain, com exceção da foto do TorontoGuardian.com. O desenho do mapa é do Pinterest. 
_________________

Lilly Guchtain é de Curitiba, formada em Comunicação Social e mora desde 2015 em Toronto, no Canadá com o marido brasileiro e dois filhos. Ela curte fotografia e busca aproveitar intensamente cada canto dessa cidade fascinante. Perfil do Instagram: lilly.ca

Blog “Brasil com Z”, um blog feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo! Sigam-nos no Facebook e Twitter para atualizações diárias. Para ver fotos dos nossos autores, sigam-nos no Instagram

10 Comentários leave one →
  1. Mirian Garbelotto permalink
    26/10/2017 15:52

    Eu amo o Canadá!!!

    Minha filha mora em Burlington e vou todos os anos para este paraíso.

    Adorei sua matéria.

    Sucesso

    Mirian Garbelotto

    • lillyguchtain permalink
      26/10/2017 15:57

      Olá, Mirian! Obrigada por sua mensagem! Burlington é uma excelente cidade. Adoro visitar as fazendas e parques de lá! =)

      • Mirian permalink
        26/10/2017 16:10

        Realmente as fazendas e os parques são de tirar o chapéu. Parabéns pela escolha. Sucesso para você e sua família.

      • lillyguchtain permalink
        26/10/2017 16:14

        Muito obrigada, Mirian! 😍

  2. 26/10/2017 16:42

    Ótima descrição das estações do ano, tenho o planejamento de morar em Toronto daqui uns 2 anos… e lendo tudo isso me deu mais vontade ainda…

    • lillyguchtain permalink
      26/10/2017 16:50

      Oi, Pedro! Agradeço a sua mensagem! Continue a acompanhar o blog, pois ainda terá muito mais informações e histórias interessantes sobre Toronto. Desejo sucesso nos seus planos, e que você logo possa ver bem de perto as belezas desse lindo país! 🤗

  3. Marines permalink
    29/10/2017 14:30

    Uhau que maravilha de descrição sobre Toronto!!! Parabéns amiga!!!

    • lillyguchtain permalink
      29/10/2017 14:45

      Obrigada pela mensagem, Marines! 😉

  4. Marli permalink
    30/10/2017 16:27

    Isso de natureza..eu iria adorar. Eu adoro frio, mas confesso que frio exagerado me assusta. rsrsrs

    • lillyguchtain permalink
      30/10/2017 16:33

      Oi, Marli! O inverno no Canadá é longo e puxado, pode assustar sim! Rs
      Obrigada pelo seu comentário! 😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: