Skip to content

Bares descolados na Holanda: Jopen

23/11/2017

Ana Fonseca – Holanda

O bar/cervejaria/restaurante sobre o qual vou falar hoje, o Jopen, já apareceu aqui no blog, quando a Carla Guanais veio da Itália visitar a Holanda num fim-de-semana. Fomos, na época, ao Jopen de Haarlem, que desde o século XV é uma das cidades holandesas mais importantes no ramo de cervejas. A Tallitha (blogueira aqui no BZ de Edmonton, no Canadá) foi com o marido lá também, seguindo indicações minhas. Então posso dizer da dica de bar de hoje que quem eu conheço que já foi, gosta muito.

E qual o charme do lugar? Bom, é numa igreja (ambos, o bar de Haarlem e o de Hoofddorp) tem paredes vermelhas e produção própria de cervejas. A clientela é sempre variada: famílias com crianças pequenas, amigos, casais, gente jovem e idosa. O tamanho e a beleza dos vitrais da igreja de  Haarlem dá o charme especial ao lugar. É aqui em Haarlem que é produzida a Jopen, e você pode admirar as grandes chaleiras de cobre e tanques atrás do bar. O cenário é lindíssimo.

O Jopen de Haarlem, bem impactante com grandes vitrais, muito vermelho e cobre. 

Há poucos dias, fui ao Jopen de Hoodfddorp, pois precisava com o marido matar uma horinha por lá, até poder ir um outro lugar nas redondezas (que vou falar aqui mais tarde, em outro post). Era bem no meio da tarde, umas 16h, e o lugar estava quase vazio. Tanto melhor, pude fazer tranquilamente as fotos que eu queria. Em Haarlem, está sempre lotado – muito difícil fazer fotos lá a partir das 17h.

Vindo do estacionamento na rua, você vê essa decoração em formato de “fitas” em coral escuro, durante centenas de metros, que alegra um pouco a monotonia da paisagem urbana de prédios absolutamente iguais. Ao fundo, a torre da igreja onde funciona a Jopen de Hoofddorp.

Essa é a entrada, com o cardápio bem claro para livre consulta, como a clientela holandesa gosta. Eu acho impossível atualmente entrar num lugar sem ver tranquilamente todas as opções e preços, sem aquela de um vendedor ficar falando: “Não querem entrar? Temos isso, temos aquilo…”. Holanda nota 10 nesse aspecto.  À esquerda e à direita ficam os W.C. masculino e feminino.

DSC_2509.JPG

DSC_2514

O órgão foi preservado e restaurado. Acho que dá até para ir lá e tocar algo, why not?

DSC_2512

DSC_2532

Visto de cima, onde funciona a parte mais “formal”, simples e reservada do restaurante. Essa parte é legal por você ter uma grande visão do bar inteiro, do órgão, e ser menos cheia. Há vista dos janelões para o cemitério da igreja. Afinal, estamos numa igreja desativada, e igrejas na Europa sempre tiveram cemitérios em seu terreno.

DSC_2543

DSC_2517.JPG

Mas vamos ao mais tópico mais importante desse post: as cervejas. Há mais do que tipo difrente de Jopen para se escolher. Como era cedo e o lugar estava meio vazio, a garota que nos atendeu estava ainda relax e despreocupada, e trouxe até provinhas de duas cervejas para eu escolher. Marido foi de I.P.A. (não gosto, forte e amarga) como sempre, “Divine Road”: uma loura embaçada e com gosto de frutas cítricas. E eu acabei indo de boa e velha “Bokbier” (bock beer), cor rubi linda. E uns croquetinhos com mostarda, claro (90 centavos a unidade).  Mas dá para pedir outras bebidas não alcoólicas por lá, assim como fazer refeições completas. Não posso opiniar sobre a qualidade da comida, apenas andei lendo o Tripadvisor e as críticas foram positivas ao cardápio. Fica a dica: leia SEMPRE o Tripadvisor, recomendo.

DSC_2518.JPG

DSC_2522

DSC_2546

DSC_2519.JPG

Os detalhes que fazem diferença: acessórios em vermelho combinando com as paredes, tapetes cobrindo os bancos e mega chandeliers.

Fica a dica de turismo de hoje: visitar um bar todo vermelhão, com cervejas artesanais holandesas de qualidade top e comidinha gostosa, fora do circuito Amsterdã-Roterdã-Utrecht (as cidades mais visitadas da Holanda). Hoofddorp não é um lugar turístico, apesar de achar o Jopen bar de lá mais bonitão e espaçoso que o de Haarlem. Mas Haarlem é linda, tem muitas atrações, antiquários, museus incríveis como o Teylers… E fácil de achar seu caminho pelo centro da cidade. Vale a pena passar o dia lá por Haarlem, principalmente se for num sábado (dia de mercado) e terminar o dia no Jopen. Você compra um tíquete na Centraal Station de Amsterdam e em menos de 15 minutos chega à Haarlem.

Bar Jopen, Hoofddorp, Holanda. Batom “vermelho seco” combinando com a cor das paredes. Proost!

Nos próximos posts vou falar de mais lugares cobertos na Holanda para comidinhas e bebidas e um outro restaurante aí em Hoofddorp. Fiquem ligados!

(Todas as fotos desse post: do meu arquivo pessoal)

Gostaram do que leram? “Sharing is caring!” Sigam nossa página do “Brasil com Z” no Facebook e nosso perfil no Instagram para atualizações diárias. 

Tot ziens!

SERVIÇO:

Jopen Haarlem

Endereço: Gedempte Voldersgracht 2, 2011 WD Haarlem

Aberto 7 dias na semana, de 10h – 01h da matina

website (em inglês): https://www.jopenkerk.nl/haarlem/en/

Jopen Hoofddorp

Endereço: Hoofdweg 774, 2132 BW Hoofddorp

Aberto 7 dias na semana, mas um pouquinho mais tarde que o de Haarlem: de meio dia à 1h da matina.

website (em inglês): https://www.jopenkerk.nl/hoofddorp/en/

 

___________

Ana Fonseca mora desde 1999 na Holanda. Sigam-nos no Instagram, Facebook e Twitter para atualizações diárias. Quer candidatar-se a participar do BZ? Envie-nos um e-mail com uma minibiografia e um texto de apresentação. Entraremos em contato com os melhores candidatos. Mais detalhes aqui. 

2 Comentários leave one →
  1. 05/12/2017 10:32

    Ótimas dicas, Obrigada seus artigos como sempre muito bons.
    Parabéns já estou ansiosa pelo próximo artigo.
    Beijos.

    • AnaFonseca permalink*
      05/12/2017 12:20

      Agradeço pelo seu comentário!
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: