Skip to content

Pollerías: um ponto de encontro em Cusco

28/11/2017

M.C. Jachnkee – Peru

Hola chicos y chicas, hoje eu quero mostrar para vocês um “vício peruano” que peguei desde que vivo por aqui, rs. Vem comigo!

O Peru é um país da América do Sul que se orgulha de sua culinária conhecida internacionalmente. Dentre os pratos mais famosos está o ceviche – que consiste em peixe, sal e limão e é preparado em restaurantes pelo mundo afora.

Mas não é sobre o ceviche ele que eu quero falar aqui no blog “Brasil com Z”. Quero apresentar para vocês as “pollerias” que vem da palavra “pollo” e em português significa: frango. Assim como no Brasil nós temos as churrascarias e nos orgulhamos delas, aqui eles tem as pollerias e parecem também se orgulhar delas, afinal, fora do centro histórico, você encontra uma em cada esquina.

IMG_20171103_222849

Buscando no cardápio meu pedido.

A polleria é o lugar de encontro para um encerramento de fim de ano, de um curso de idiomas e até mesmo para comemorar um aniversário, ou quem sabe um batizado, tudo vai depender de seu amor por frango, rs Aqui todo mundo parece gostar de uma polleria. Convite certo para fazer aos amigos. Afinal, é aquele típico lugar que reúne as pessoas.

Lembro da primeira vez que eu estive em uma polleria aqui em Cusco. Foi em 2008, na primeira vez que morei aqui. Lembro de ter gostado da experiência. Basicamente eles servem frango, claro! Que estará temperado com alecrim, huacatay – que é uma erva aromática originária do Peru –  sal e pimenta, além de outros secretos temperos. Você pede a porção que quer, tem: 1/8 , ¼ e inteiro. A salada é livre, e para compor o prato tem batata-frita, batata andina ou arroz chaufa – que é uma mistura da comida peruana e chinesa, que aliás é algo muito diferente, mas isso fica para uma próxima oportunidade. Para beber servem refrigerantes, limonada, cervejas ou chicha morada – uma bebida feita a base do milho roxo.

Uma bebida típica peruana: a chicha morada.

E é claro que o frango também acompanha: ketchup, maionese, mostarda e o famoso ají peruano. O frango chegará a sua mesa douradinho. Uma delícia!

IMG_20171103_223548

Preparada para atacar! 3..2..1.. rsrsrs

Não me admirou saber que é considerado o prato mais consumido no Peru, afinal, nada melhor do que um suave franguinho. Parte do segredo da pollerias é que utilizam lenha de eucalipto com carvão mineral enquanto o frango é lentamente assado no espeto giratório.

Tem aqueles que comem o seu pedaço de frango com garfo e faca, mas está liberado comer com as mãos, sem nenhuma problema. No início foi difícil pra mim, eu insistia nos “bons modos”. Até que me rendi ao encanto de comer com as mãos. É um ato libertador!

Para finalizar o post, deixo para vocês a foto do cardápio e os preços. Vejam abaixo:

IMG_20171103_223026

P.S: essa é a polleria mais cara de Cusco. Há outra mais baratas. 

____________

M.C. Jachnkee é de Blumenau, Santa Catarina, e formada em Letras. Apaixonada por ler e viajar, sempre visita o cenário dos seus livros para interagir e levar mais realismo aos leitores. Percorreu o rio Amazonas a fim de realizar a pesquisa para seu primeiro livro e atualmente vive em Cusco, Peru. Dessa fascinante experiência nasceu o segundo livro: “Andes – Um caminho para as estrelas”. Para adquirir o livro, entre em contato com a autora: marlicarmen@hotmail.com

Sigam-nos no Instagram, Facebook e Twitter para atualizações diárias sobre morar no exterior.  Blog “Brasil com Z”, um site feito por brasileiros expatriados, vivendo nos quatro cantos do mundo. Mora no exterior e quer participar? Envie-nos um e-mail com uma minibiografia e um texto de apresentação para blogbrasilcom@gmail.com 

2 Comentários leave one →
  1. Anatalia da Silva permalink
    01/12/2017 15:49

    Adorei.Para quem gosta de viajar é importante ter esse tipo de informação.Seu texto,como sempre,muito bem escrito.Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: