bz_franca 

Fabio T – Normandia, França 

Uma tradição natalina que eu não conhecia antes de vir para a Europa é o “Calendário do Advento”, que cobre o período cristão do Advento de preparação e expectativa antes do natal e vai do quarto domingo antes do natal até a véspera do natal. Esta tradição originou-se na Alemanha luterana e atualmente é praticada em outros países cristãos da Europa e da América do Norte. O calendário do Advento atual consiste em geral em uma folha de cartão com 24 “janelas” pré-cortadas” com cada janela representando um dia do mês de dezembro e são usados pelas crianças, que esperam ansiosamente pelo Natal e pela chegada do Papai Noel.

caledario do advento [fonte sellmer-verlag .de]

Calendário do advento [fonte sellmer-verlag .de]

A cada manhã, a criança abre uma janelinha do dia correspondente para descobrir uma pequena surpresa escondida, em geral um chocolate, um doce ou um brinquedinho.

Foto: © Corbis

Como muitas tradições culturais, esta também foi transformada em apenas mais um bem de consumo a ser produzido em massa pelas indústrias para ser comprado nas lojas e supermercados, deixando em segundo plano as origens religiosas desta mesma tradição.

Calendario advento de chocolate [fonte worldofsweets.de]

Calendário advento de chocolate [fonte worldofsweets.de]

Algumas cidades germânicas na França transformam a fachada de construções, como prefeituras, em um calendário do Advento gigante. O maior deles fica em Gengenbach, onde cada uma das 24 janelas da fachada da prefeitura é decorada com uma cena natalina que é revelada à cada noite até a noite de natal.

Maior calendario do Advento do mundo em Gengenbahcm, Alemanha [fonte tripsavvy.com]

Maior calendário do Advento do mundo em Gengenbahcm Alemanha [fonte tripsavvy.com]

Bom, pessoal… esse é o meu último post desse ano. Vejo vocês em breve do outro lado, em 2018, com novos posts sobre a França e minhas viagens!

Bom Natal a todos, Joyeux Noël!  

__________________

Fabio T mora na França há quase 9 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior. Sigam também nosso Twitter e Instagram.