Skip to content

Calendário do Advento

05/12/2017

bz_franca 

Fabio T – Normandia, França 

Uma tradição natalina que eu não conhecia antes de vir para a Europa é o “Calendário do Advento”, que cobre o período cristão do Advento de preparação e expectativa antes do natal e vai do quarto domingo antes do natal até a véspera do natal. Esta tradição originou-se na Alemanha luterana e atualmente é praticada em outros países cristãos da Europa e da América do Norte. O calendário do Advento atual consiste em geral em uma folha de cartão com 24 “janelas” pré-cortadas” com cada janela representando um dia do mês de dezembro e são usados pelas crianças, que esperam ansiosamente pelo Natal e pela chegada do Papai Noel.

caledario do advento [fonte sellmer-verlag .de]

Calendário do advento [fonte sellmer-verlag .de]

A cada manhã, a criança abre uma janelinha do dia correspondente para descobrir uma pequena surpresa escondida, em geral um chocolate, um doce ou um brinquedinho.

Foto: © Corbis

Como muitas tradições culturais, esta também foi transformada em apenas mais um bem de consumo a ser produzido em massa pelas indústrias para ser comprado nas lojas e supermercados, deixando em segundo plano as origens religiosas desta mesma tradição.

Calendario advento de chocolate [fonte worldofsweets.de]

Calendário advento de chocolate [fonte worldofsweets.de]

Algumas cidades germânicas na França transformam a fachada de construções, como prefeituras, em um calendário do Advento gigante. O maior deles fica em Gengenbach, onde cada uma das 24 janelas da fachada da prefeitura é decorada com uma cena natalina que é revelada à cada noite até a noite de natal.

Maior calendario do Advento do mundo em Gengenbahcm, Alemanha [fonte tripsavvy.com]

Maior calendário do Advento do mundo em Gengenbahcm Alemanha [fonte tripsavvy.com]

Bom, pessoal… esse é o meu último post desse ano. Vejo vocês em breve do outro lado, em 2018, com novos posts sobre a França e minhas viagens!

Bom Natal a todos, Joyeux Noël!  

__________________

Fabio T mora na França há quase 9 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para notícias atuais sobre viver no exterior. Sigam também nosso Twitter e Instagram.

3 Comentários leave one →
  1. 05/12/2017 10:21

    Adoro esses calendários! Aqui na Alemanha tem vários tipos de calendário, já vi até pra cachorros! Pra crianças tem com chocolate, com brinquedos, com peças de Playmobil ou com livrinhos, outro dia vi um muito legal que era um jogo de detetive com uma pista por dia. Tem também calendários pra adultos com chocolates mais finos, chás, cafés ou consméticos. É bem fácil encontrar também em vários lugares materiais pra você montar o seu próprio calendário.

  2. AnaFonseca permalink*
    05/12/2017 12:09

    Como você, Fábio, eu também nunca tinha visto isso antes… até ler seu post! ( rs)
    Como a França é tradicional! Aqui na Holanda, desconheço. E olha que eles adoram ter calendário em casa, principalmente pendurado no WC e feitos por eles mesmos, com fotos da família e dos amigos.

    Apesar de ser uma tradição luterana, esse calendário se bobear existe no BR também.
    Alguém conhece esse calendário no BR?

  3. Teresinha marta permalink
    06/12/2017 15:52

    Muito bom esse comentário sobre o Advento.Tenho filha que mora em Koln.As crianças dela e amigos adoram essa época do advento. Curtem muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: