Skip to content

Eu vou dar um tempo na festa do Sinterklaas

06/12/2017

Ana Fonseca – Holanda

6 de dezembro. E o Sinterklaas, depois de ter zanzado pela Bélgica e pela Holanda por quase um mês, vai partir. Acho que esse é o último post que faço no blog sobre Sinterklaas, já que minha filha esse ano tem 11 anos e ano que vem vai para o ensino médio – onde não se celebra essa tradição.

Um adendo… Para quem não entende bulhufas do que estou dizendo, deem uma olhada por favor nos posts que já publiquei em anos anteriores aqui no BZ sobre o assunto. São bem extensivos:

A festa do Sinterklaas na Holanda

Adeus Sinterklaas, até o ano que vem.

Em casa já não celebramos o Sinterklaas há um par de anos. Sim, ele continua visitando a minha village e todas as cidades e villages da Holanda – apesar da enorme pressão que essa tradição anda passando para que a figura do seu ajudante se modifique (o “Pedro Negro” é considerado uma figura racista e há muito debate na sociedade holandesa se deveria continuar “negro” ou apenas “sujo de fuligem”).

Lá vem eles! Passaram na minha rua semanas atrás durante um sábado a caminho de onde se realiza a festa para as crianças e pais da village. 

Senti uma certa má vontade e desconfiança de alguns Pedros Negros em me acenarem de volta durante as fotos. Medo de serem reconhecidos? De aparecerem num blog qualquer? rs

Enfim, me dá um certo alívio de não ter que me envolver mais em fazer poemas para amigos ocultos da escola dos filhos e parentes nem em ter que ajudar filhos a fazer “surprises”, os objetos representativos dos gostos do amigo oculto e que carregam um presentinho em seu interior.  É uma despedida minha de uma tradição muito, mas muito holandesa mesmo. Talvez agora só comemore o Sinterklaas com netos. Ou talvez eu nem esteja mais vivendo na Holanda durante minha velhice…

A “surprise” que minha filha fez para o amiguinho oculto dela esse ano foi esse cachorrinho de papel maché. Na caixa, vários “snacks” para cachorro (o hobby do amiguinho que ela tirou). E ela ganhou um rádio (adora música e dança) com um shower gel e canetinhas da menina que tirou o nome dela (foto abaixo). Fazer um poema acompanhando a “surprise” e as lembrancinhas também é mandatório. 

Para mim, a saída do Sinterklaas do país (ele volta para a Espanha depois do dia 5 de dezembro, olha a doideira) significa que o Natal está batendo às portas. Que tenho que tomar decisões sérias sobre o ano que vem e que um período da infância dos meus filhos – 14 e 11 –  se encerra.

Esse é o meu 27º (yay!) e último post nesse ano de 2017. Publiquei, por exemplo, posts sobre a Holanda, sobre parte das férias que tive no início do ano e no verão na França e Espanha, sobre furadas e assaltos a turistas e sobre a situação de morar fora do Brasil 

Novos autores entraram no BZ no último período do ano (a Lilly Guchtain e a M.C. Jachnkee), e outros se despediram do blog – como o Edvan, que teve um post viral publicado aqui primeiro. Alguns autores estão dando um tempo na participação do blog para poderem organizar a vida pessoal, como o Carlos Fernandes, do Chile/Irlanda e a Cris Schlup, da Alemanha. E outras recém mamães (Tallitha e Carla Guanais) estão de licença maternidade, lambendo as crias… Teve uma que se tornou mamãe, a Lilian Nosralla de Berlim, e quis justamente aproveitar a fase de fertilidade para já entrar produzindo no blog. Enfim, o “Brasil com Z” continua em 2018, sempre se renovando e com brasileiros das mais diversas personalidades e experiências no exterior.

Vejo vocês em breve do outro lado.

Tot ziens!

_______________

Ana Fonseca vive na Holanda e administra o blog “Brasil com Z”. Para ver fotos dos nossos autores pelo mundo sigam-nos no Instagram. Sigam-nos também no Facebook e Twitter para atualizações sobre morar no exterior, dicas de viagem e turismo. Blog Brasil com Z, um blog feito por brasileiros vivendo nos quatro cantos do mundo!  

One Comment leave one →
  1. 13/12/2017 12:54

    O “stress” do fim de ano fica mais evidente quando os grandes eventos se aproximam, é normal. Sorte e sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: