Skip to content

Natal e Ano Novo em Portugal

19/12/2017

bz_portugal Edijane Costa – Porto, Portugal

Se há uma festividade cheia de tradições e costumes em Portugal, é certamente o Natal. Por ser um país católico e que valoriza muito os costumes e os hábitos familiares, o Natal é preparado e vivenciado como a grande festa da família em quase todos os lares portugueses. Bem, a verdade é que neste sentido não difere muito do nosso Natal brasileiro. Mas, existem por aqui elementos que são únicos e que ajudam a compor uma das festas mais tradicionais da família portuguesa. E podemos começa pela comida.

A ceia de Natal por aqui é conhecida como “Consoada” e em algumas regiões do país é servida após a Missa do Galo. Também é por influência de cada região que os pratos que são servidos nesta noite divergem bastante, apesar de o país ser territorialmente pequeno. Por exemplo, enquanto que em Lisboa o peru assado e recheado, a semelhança do que temos no Brasil, reina na mesa, no Porto é o “Bacalhau com todos” que lidera a consoada. Mas que prato é este? Ora bem, trata-se de bacalhau cozido na água acompanhado apenas por batatas, couve e grãos, regado à mesa com bastante azeite. Não é um dos meus pratos preferidos, mas é bastante típico na consoada dos nortenhos portugueses.

“Bacalhau com todos” Foto: Terradobacalhau.com

Já em Trás-o-Monte, região mais fria, estranhamente um dos pratos servidos na consoada é o polvo cozido com batatas. Digo “estranhamente” porque estão relativamente (ou comparativamente às demais regiões) longe do mar. No almoço do dia 25 de dezembro normalmente é servida a famosa “Roupa velha” feita com as sobras do jantar (bacalhau, polvo ou peru desfiado, batatas e couves com bastante azeite e alho) ou um saboroso cabrito assado no forno (adooooro!).

Polvo com batatas. Foto: Pinterest

Na consoada natalícia a inspiração dos portugueses parece estar mesmo dirigida para os doces. Sim, não pensem que por aqui na ceia é servida uma mesa farta cheia de pratos variados como no Brasil. Neste aspecto eles são bastante econômicos, ou sensatos. Mas falemos dos doces. Entre as famosas rabanadas, letrias, pudins, filhós, arroz doce, bolo rei e bolo rainha (algo como o nosso panetone), está o meu favorito e para mim o mais original de todos, os “Formigos” (ou “Mexido de natal”). Feito à base de pinhões, pão e mel, é um doce que não deixa ninguém indiferente. Adoro. Acompanhado com vinho do Porto então… ah o Natal!

Um “Formigos” ou “Mexido de natal”. Fonte: Pinterest. 

Bolo de Reis em uma barraca na rua. Foto: arquivo pessoal da própria autora, Edijane Costa.

Bolo Rainha, foto via Edijane Costa.

Mas é claro que o Natal por aqui não é apenas comes e bebes, também existem muitas atrações para encantar os mais pequenos e os graúdos que vão desde as simples, arrojadas e deslumbrantes decorações de Natal, passando pelas “montras” vivas (termo que utilizam para vitrines) e feiras, até as encantadoras vilas de Natal.

De Norte a Sul, o país oferece uma diversidade de atrações que atrai, anima e faz ressurgir o espírito natalício. Em Óbidos temos uma autêntica vila de Natal, é possível encontrar desde a Casa do Pai Natal (como eles chamam o Papai Noel), pista de gelo, presépio até espetáculos ao vivo.

Óbidos em Dezembro. 

Já Penela (cidade próxima de Coimbra) este ano transformou o seu Castelo num autêntico presépio vivo. O presépio conta com centenas de figuras de madeira, figurantes e animação que recria cenas cotidianas de uma vila rural do período do nascimento do menino Jesus, é mesmo encantador.

No Porto, o ponto alto do Natal é a inauguração das luzes de Natal. A grande árvore de Natal que fica na avenida dos Aliados é iluminada, bem como toda a decoração natalina pela cidade. Concertos de músicos nacionais e espetáculos diversos acompanham a festa, depois é aproveitar os mercadinhos de Natal espalhados pela invicta até janeiro, as decorações e as diversas atividades para animar o Natal da criançada e dos adultos. Quanto ao Réveillon, no Porto, para comemorar a passagem de ano todos rumam para a Avenida dos Aliados, onde tem sempre shows com grandes nomes da música portuguesa e animação pelos bares da baixa da cidade durante toda a noite. Alternativas: A Ribeira do Porto ou num barco no rio Douro.

Porto, durante o Réveillon. Foto: Go to Portugal.eu

Em Lisboa é no Terreiro do Paço, cartão de visitas da capital lusa, que a contagem regressiva para o novo ano acontece, com diversas atrações artísticas para animar e aquecer a última noite do ano. As luzes natalinas no Terreiro do Paço foram inauguradas em novembro e deram início a diversos espetáculos, entre eles a projeção de um vídeo natalino na fachada da rua Augusta, vale a visita.

Wonderland, em Lisboa. Foto: arquivo pessoal, Edijane Costa. 

Mas, é importante mencionarmos também os costumes e superstições para um ano novo de muito sorte na terrinha lusa. Para começar, habitualmente por aqui as pessoas desejam a todos umas “boas entradas”. Soa estranho, mas é algo como “feliz Réveillon”. A ceia é fartíssima, tanto em casa ou em restaurantes.

No dia 01 de janeiro, há um grupo de corajosos indivíduos que rumam para o mar gelado da costa portuguesa para darem uns mergulhos. Bom, dizem que é revigorante, acredito que sim, no entanto, me não sinto contagiada por este entusiasmo e coragem. Prefiro comer as 12 uvas passas seguindo o som das 12 badaladas com os meus desejos de ano novo na mente, ah e dar um pulo da cadeira. Roupa branca? Não! Por aqui o importante da roupa de Réveillon é que seja nova e a cor esteja de acordo com o que deseja atrai para o ano que começa. Portanto, pode ser qualquer cor escura.

É isso. Se pretende passar as festas de fim de ano em Portugal, basta trazer um espírito aberto ao novo e boa disposição para aproveitar cada detalhe deste período encantador em terras de Camões e entrar no clima da época mais festiva do ano!

____________

Edijane Costa é psicóloga e pedagoga. Vive em Portugal desde 2008. Para ver fotos dos nossos autores pelo mundo, sigam-nos no Instagram. Para atualizações diárias sigam nossa página no Facebook e nossa conta no Twitter. Blog Brasil com Z, um blog feito por expatriados brasileiros, nos quatro cantos do mundo! 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: