Skip to content

Pratos Típicos do Sul da França

10/07/2018

 Fabio T – França 

Olá, leitores do “Brasil com Z”. Eu já contei por aqui em vários artigos anteriores sobre a culinaria e hábitos culinarios franceses (15 hábitos gastronomicos dos franceses , 6 doces tipicamente franceses , 12 iguarias francesas e Pratos típicos franceses do inverno). Hoje, quero apresentar-lhes alguns pratos típicos do Sul da França, muito consumidos no verão.

1- Tapenade

tapenade (fonte : journaldesfemmes.fr)

tapenade (fonte : journaldesfemmes.fr)

Um petisco tradicional do Sul da França  é a tapenade (azeitonas pretas trituradas, com anchovas e alcaparras) sobre pedaços de pão ou de torradas.  

2-Salade Niçoise

Este é um prato típico com origens na cidade de Nice, que se situa na costa do mar mediterrâneo. Por isso, o prato leva pedaços de anchova ou de atum, além de alface, tomates, pimentões, cebolas, aipo, alcachofras, vagem fininha e ovos cozidos.

Image result for Salade Niçoise

Essa é a salada Niçoise clássica (acima). Mas muitos chefs franceses fazem suas interpretações no modo de apresentar os ingredientes.

Image result for Salade Niçoise

A Salade Niçoise, interpretada por Alain Ducasse, via academiedugout.fr

3) Tomates à moda provençal

Esta deliciosa especialidade é muito fácil de se fazer. Basta rechear tomates cortados ao meio com uma mistura de tomilho, salsa picada, alho, uma pitada de sal e migalhas de pão. Em seguida, assa-los no forno.

Related imageFoto via: Mycarolinakitchen.blogspot.com

Esses tomates rmecheados acompanham muito bem um bom prato de macarrão, grelhados, etc. ..

4) Bouillabaisse

Uma sopa muito famosa de Marselha, leva peixes, frutos do mar e um caldo com açafrão. A origem do nome vem do provençal  bolhabaissa: bolhir (deixar ferver) e abaissar (cozinhaar em fogo baixo). Na verdade, é um prato entre sopa e cozido. Toma-se primeiro o caldo separado, e depois comem-se os pedaços de peixe.

Image result for BouillabaisseFoto via: Pinterest

Uma bouillabaisse é sempre acompanhada de um molho ferrugem: rouille, ou “roille” em dialeto provençal: um molho cremoso e picante à base de maionese, pimenta malagueta, açafrão e alho, que pode ser passado sobre fatias de pão grelhado.

5) Tarte tropézienne

tarte tropezienne (fonte : meilleurduchef .com)

tarte tropezienne (fonte : meilleurduchef .com)

E para finalizar este artigo com uma nota doce, quero falar-lhes desta sobremesa com origens na glamourosa cidade de Saint Tropez. Apesar do nome chic, esta sobremesa é um simples bolo doce recheado de creme pasteleiro e creme glacé.

E então, quais destas especialidades você quer experimentar?

__________________

Fabio T mora na França há mais de 9 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para atualizações sobre viver e viajar para o exterior. Sigam também nosso Twitter e Instagram.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: