Pular para o conteúdo

4 dicas de filmes franceses

15/10/2018

 Fabio T – França 

Olá, leitores do Brasil com Z! Um dos meus passatempos favoritos é ir no cinema. Quando vemos um filme estrangeiro, muitas vezes nos aprendemos um pouco mais sobre a cultura do país de origem do filme. Hoje quero recomendar 4 divertidos filmes franceses recentes e que fizeram muito sucesso por aqui.

Não se preocupem, não vou estragar o final dos filmes! Clique nos links em azul para ver os trailers no Youtube.

1- Qu’est-ce qu’on a fait au bon Dieu?

Título em português : Que Mal Eu Fiz a Deus?

Ano de lançamento: 2014

Trama: Veja o que acontece quando a filha caçula de um casal conservador resolve se casar com um homem de uma origem diferente dela, como já fizeram suas 3 outras irmãs. Este filme trata em um tom de comédia temas como racismo, casamento interracial e também valores universais, como amor e família.

2- Intouchables

Título em português : Intocáveis

Ano de lançamento : 2011

Trama: Este tocante filme baseado em um caso real é a história da relação entre 2 pessoas, cada um considerado como um “intocável” por uma razão diferente, vindos de universos sociais completamente diferentes mas que conseguem se ajudar muito além do que eles poderiam imaginar.

 

3-Bienvenue chez les Ch’tis

Título em português : A Riviera Não é Aqui

Ano de lançamento : 2008

Trama: É uma comédia engraçada que conta a história de um homem que é transferido por causa do trabalho do sul para o norte da França. O norte da França e o seus habitantes, chamados de Ch’tis,  sofrem um pouco de preconceito e são estereotipados pelos outros franceses por causa do clima, da situação econômica local, da cultura e da linguagem local. É bem legal ver as diferenças de cultura entre o norte e o sul da França.  Este é o segundo filme mais visto na França, depois de Titanic.

 

4-Le Dîner de cons

Título em português : O jantar dos malas

Ano de lançamento : 1998

Trama : Esta adaptação de uma peça de teatro fez muito sucesso e narra as aventuras de um grupo de amigos que se desafiam à encontrar e à trazer à cada um de seus jantares semanais o convidado mais idiota possível, para que eles possam se divertir às custas dele. Só que em um destes jantares, nada dá certo e os idiotas acabam sendo eles mesmos.

Se vocês tiverem oportunidade, procurem estes filmes no Netflix ou em uma videoteca.

Boa sessão para vocês!

_________________________

Fabio T mora na França há mais de 9 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne, resolveu estabelecer-se na região da Normandia. Siga a nossa página no Facebook para atualizações sobre viver e viajar para o exterior. Sigam também nosso Twitter e Instagram.

One Comment leave one →
  1. AnaFonseca permalink*
    15/10/2018 10:47

    Oi, Fábio! Dos filmes que você recomendou eu só vi o dos Ch’tis.

    É uma boa para entender um pouco mais da cultura francesa e como eles mesmos não se conhecem. O norte da Europa é muito estereotipado na cabeça dos franceses. O sotaque do pessoal do norte da França tem influência da língua flamenga, penso. Os holandeses e belgas falam com frequência alguns “s” com chiado. Por exemplo: “concierge” é uma palavra de pronúncia muito, muito difícil para os holandeses. Eles falam “conchierche”. A estrutura da língua francesa no extremo norte também tem uma influência da estrutura flamenga/holandesa. O personage do Danny Boon fala uma vez no filme algo como “Je vais verifier et je vou dis quoi”. Isso não é uma pergunta, é uma estrutura afirmativa. Mas o protagonista feito pelo Kad Merad pensa que é uma pergunta ( “Quoi? Quoi? Comment quoi?”). O fato dos personagens do filme na hora do almoço irem a uma “friture” na rua ao invés de uma cantina ou bistro também é bem característico das culturas do norte. O protagonista achar que os homens são gays… eu ri. Porque belgas e holandeses são mesmos mais de cheirar lavanda, flores, alisar materiais com as pontinhas dos dedos, etc.. Enfim, eu ri, mas meu marido não achou muita graça…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: