Pular para o conteúdo

Sisterwave: Empoderando mulheres viajantes!

23/05/2019

Ana Fonseca – Mundo

Aqui no BZ adoramos saber de brasileiros que gostam de viajar e estimular os outros a fazê-lo: Escritores de ficção e não-ficção sobre viagens, youtubers brasileiros que falam sobre diferenças culturais, e empreendedores no turismo. Recentemente, a administração do blog Brasil com Z foi abordada pelo Sisterwave, uma plataforma só para mulheres que queiram se hospedar com outras mulheres. Conversamos com a Jussara Pellicano, brasiliense e fundadora do Sisterwave para saber mais a respeito.

Viajante em La Candelaria, em Bogotá. Fonte: arquivo pessoal da Jussara Pellicano. 

Jussara, você é fundadora da Sisterwave. Como surgiu para você a ideia que criar uma rede de hospedagem colaborativa? 

Vivenciei o que é ser mulher viajante, viajei de forma autônoma e em muitos momentos sozinha por 4 continentes e 18 países. Foi uma experiência muito transformadora e engrandecedora. Utilizei hospedagens colaborativas e conheci outras mulheres fazendo o mesmo. Acredito muito na economia compartilhada, porém o medo era sempre uma constate. Vivenciei e ouvi relatos de situações constrangedoras e às vezes traumatizantes que acontecem com as mulheres e que muitas vezes nem se quer passa pela cabeça dos homens. Conversando com outras mulheres que conhecia na jornada, pude constatar que uma rede de apoio específica para a mulher viajante não seria apenas uma demanda individual e sim, global. Em muitos momentos, senti falta  dessa rede que ampare a mulher viajante para reduzir os obstáculos e a estimular mais mulheres e terem experiências tão engrandecedoras que uma viagem pode trazer. Esse medo seria drasticamente minimizado se houvesse uma plataforma que olhasse específicamente para as questões femininas ao viajar, e as solucionasse. Pensei: “Por que não criá-la?”

Muitas mulheres me falam com frequência que possuem o sonho de viajarem sozinhas mas não fazem por 3 obstáculos principais: medo de violência contra a mulher, julgamento alheio e solidão. Infelizmente vivemos numa sociedade ainda muito machista, que é realmente muito ameaçadora para a mulher. Porém, nos privar de realizar nossos sonhos por conta do medo, não deveria ser uma opção. Nós da Sisterwave trabalhamos incansavelmente para diminuir essas barreiras e através de uma rede em que cada uma apoia a outra e gera mais liberdade através de informação, inspiração e empoderamento.

Amigas viajam juntas o Salar de Uyuni na Bolívia (Moema Pellicano, Maria Luisa Pedrosa, Jussara Pellicano e Rebeca Guedes)

Quais são as vantagens para a anfitriã? E para a viajante?

Para a anfitriã, é uma forma de receber mais tranquila e segura. É uma forma entrar em contato com novas culturas sem sair de casa, conhecer outras mulheres e porque não fazer novas amizades? E ainda pode complementar a renda, que inclusive, pode virar uma forma de juntar dinheiro para viajar.
Já para a viajante, ela pode viajar e ter uma vivência mais real sobre o modo de viver daquele destino para além das barreiras do turismo tradicional. Com a comodidade e tranquilidade de ser acolhida por uma sister da rede que vai poder dar as dicas que só as mulheres sabem sobre aquele destino.

Em quais cidades vocês estão presentes no momento? Pretendem expandir essa rede de hospedagem no Brasil?

Estamos em mais de 50 cidades no Brasil, com mais de 100 anfitriãs. Já estamos fazendo algumas experiências-piloto de hospedagem no exterior fora da plataforma. Essas experiências são monitoradas e a conexão é feita de maneira mais manual.

Farm house – Uma das opções de acomodação no Butão em que é possível ficar na casa de moradores rurais (1a Jussara Pellicano, 3a Marina Moraes, e 2a e 4a anfitriãs da fazenda em Buthang)

E no exterior? Esse blog é muito lido por brasileiras que desejam viajar ou morar no exterior, por diversas razões. Muitas têm medo. Vocês poderão oferecer num futuro próximo anfitriãs internacionais para as viajantes brasileiras?

Estamos fazendo um pré-cadastro de interessadas em entrar para a rede no exterior. Enquanto os ajustes da plataforma e do negócio estão sendo feitos para que as mulheres do exterior possam viajar e receber pela rede. Segue o link: https://forms.gle/LkHEbzcCPDEWdChC6

Primeiro trekking sozinha da Jussara Pellicano em Refugio Frey, Cerro Catedral, Bariloche, Argentina. 

E como se usa a plataforma Sisterwave?

Para entrar na rede, basta entrar em www.sisterwave.com ou instalar nosso aplicativo, sistema Android na Play Store. Na sequência, você faz seu registro como Sister Padrão de forma gratuíta e conferimos cada um dos perfis para gerar segurança a rede. Depois de ter o seu prefil checado, você já pode escolher as suas anfitriãs e viajar pela rede. Para ser anfitriã há um outro campo para ser preenchido, em que se coloca as regras da casa, fotos e valores das acomodações.

Nós ganhamos uma aceleração de startup do Facebook e Artemísia que ocorrerá durante 6 meses, na Estação Hack, primeiro centro de inovação criado pelo Facebook. Começará no final do ano em SP. Teremos acesso a mentores do Facebbok e Artemísia para desenvolvermos de forma ampla o nosso projeto.

Para acompanhar nossas redes:

https://www.sisterwave.com/
https://www.instagram.com/sisterwave/
https://www.facebook.com/sisterwave/
https://blog.sisterwave.com/
Para terminar, agradeço a oportunidade dessa entrevista e desejo muito sucesso ao blog “Brasil com Z”!
Jussara Pellicano apreciando a vista ampla de Santiago, Chile
Nota da administração do blog “Brasil com Z”: esse é um post NÃO pago, como todos os posts desse blog. O BZ não recebe pagamento para falar de serviços ou produtos. Entrevistamos a Jussara Pellicano porque nos admiramos mutuamente. Todas as fotos desse post são do arquivo pessoal da entrevistada e gentilmente cedidas para uso no blog Brasil com Z. 
_________________
Ana Fonseca mora na Holanda e administra o BZ, um blog feito por brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo. Para saber mais sobre a autora, visite a mini bio e a conta no Instagram: @comidadegringo. Para acompanhar atualizações do BZ siga nossa página no Facebook e no Instagram. Gosta do blog? Compartilhe nossas postagens com seus contatos. Agradecemos! Mora no exterior, gosta de escrever e quer se candidatar a participar mensalmente do BZ? Seja ousado (a) e escreva-nos um e-mail contando quem você é e sua motivação para fazer parte da equipe de autores: blogbrasilcomz@gmail.com Boa sorte!
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: