Hoje nosso vídeo (e texto) fala um pouquinho sobre um outro caminho para abrir uma empresa no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte): como pessoa jurídica, que aqui em inglês chama-se Limited Company. Quer saber mais, assista o nosso vídeo que eu te explico!

Precisando de um contador no Reino Unido? Envie-nos uma mensagem privada! Trabalhamos com umas das maiores empresas de contadores do Reino Unido. Na mensagem envie seu nome, email e telefone e mencione que quer um contador.

Se tu mora aqui no Reino Unido e tem interesse em empreender, vamos falar um pouco sobre uma outra opção à tua disposição. Sim, existe mais de uma maneira de abrir uma empresa por aqui, e já falamos sobre a mais simples delas num outro vídeo. Seja pra começar um negócio próprio como tua única fonte de renda ou para começar a ganhar um extra nas tuas horas vagas, via de regra, abrir uma empresa aqui é bem fácil. 

Abrir uma empresa, como pessoa jurídica, aqui na Inglaterra chama-se set up a limited company

Neste vídeo vamos falar um pouco de como criar uma Limited Company. 

Este caminho, apesar de ser, via de regra, mais simples que no Brasil, tem também o grande benefício de ser a opção em que se paga menos imposto. Ou seja, uma fatia maior da renda da tua empresa fica na empresa, ao invés de ir pro governo. Atualmente, as empresas no formato Limited Company no Reino Unido pagam 19% de corporation tax, que é como se chama aqui o imposto pago pelas empresas. E estes 19% são cobrados apenas sobre o lucro bruto da tua empresa. Ou seja, depois de a tua empresa ter pago todas as contas, o que restar é lucro bruto. E é sobre esse valor que se aplica o imposto. 

Mas lembra que esse lucro pertence a tua empresa, e não a ti! Quando tu cria uma Limited Company, tu cria uma outra entidade, a pessoa jurídica, que tem ganhos e contas próprias. Essa entidade precisa, inclusive, de conta bancária própria e de uma contabilidade em separado da tua contabilidade e contas bancárias pessoais. Isso gera um pouco de trabalho para se administrar, e tu vai, provavelmente, precisar pagar um contador pra te ajudar com isso, pois a prestação de contas anual de uma Limited Company é pública. Sim, tu pode ver a prestação de contas anual de qualquer Limited Company no site da Companies House (equivalente ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ no Brasil)

A Companies House é a agência do governo Britânico que mantém o registro de todas as empresas do Reino. Eles também mantém os registros de quem são diretores e secretários de empresas e quem tem poder de decisão em cada empresa, ou seja, quem realmente manda e toma as decisões-chave. Estas informações são todas de domínio público e podem ser pesquisadas no site da Companies House

Isso faz com que uma Limited Company tenha menos privacidade que uma pessoa que trabalhe como autônomo (Self-Employed ou Sole Trader).

Mas essa separação entre pessoa física (que seria tu) e pessoa jurídica (tua empresa), te dá mais proteção. Caso tua empresa adquira dívidas, estas são de responsabilidade da empresa, e não tuas. O mesmo acontece se a tua empresa causar algum dano. Mas isso não é uma carta branca pra tua empresa agir irresponsavelmente, pois existem vários casos em que a pessoa física pode sim ser responsabilizada por dívidas e danos causados pela pessoa jurídica. 

A Limited Company pode crescer muito, pois pode ter um número ilimitado de funcionários, com vínculo empregatício. Inclusive tu pode ser um deles! Como dono da tua empresa, tu pode escolher como fazer a retirada dos lucros da empresa: tu pode te pagar um salário fixo, e deixar o resto dos lucros na empresa, como fundo de caixa ou para serem reinvestidos. Neste caso, teu salário é uma despesa para a empresa e afeta a lucratividade. Outra maneira é tu te pagar em forma de dividendos, que é a divisão dos lucros líquidos da  empresa entre os acionistas (shareholders). Os dividendos recebidos pela pessoa física (neste caso, tu) são taxados a partir de 7.5% para pagamentos de mais de £2,000.00 por ano. Digo “a partir de” porque existem níveis de taxação, dependendo de quanto tu ganha de dividendos ao ano, e de quanto tu ganha de outras fontes de renda. Além de poder te pagar como funcionário ou como diretor com dividendos, tu pode também usar uma mescla dos dois sistemas, o que é muito comum para tomar proveito da forma mais eficiente de pagamento de impostos.

Qual é a melhor fórmula? Isso vai depender de muitos fatores, e o ideal é tu buscar aconselhamento com um profissional de contabilidade qualificado pra isso. Se tu precisar de indicação de um profissional qualificado pra isso aqui no Reino Unido, entra em contato com a gente, especificando que buscas um contador, que te guiamos no caminho correto. 

Ainda como vantagens de ter uma Limited Company, tu tens um leque muito maior do que como autônomo (sole trader) de itens que podem ser alocados como despesas empresariais, podendo assim, diminuir o valor de impostos que tua empresa vai pagar. Tu também pode ter funcionários, o que te proporciona a possibilidade de reter talentos e pessoas capacitadas, que podem colaborar muito para o sucesso da tua empresa, além de que estas pessoas podem tocar o teu negócio pra ti, e isso facilita pra que tu saia de férias, tire dias de folga ou até mesmo tenha um papel mais de investidor na tua empresa, e muito menos de gestor. 

Ah, e lembra que a tua Limited Company também pode ter que vir a pagar VAT, que é o Value Added Tax, ou imposto de valor agregado aqui. O VAT é pago sobre produtos vendidos, em geral quando a tua empresa atinge um renda anual superior a £85,000.00. Mas esse é um assunto bastante complexo, e precisaríamos de alguns vídeos pra explicar o VAT direitinho. 

Para abrir uma Limited Company, tu tem que, primeiramente, registrar ela com a Companies House. Depois, tu também tem que registrar tua empresa com o HMRC ou Her Majesty’s Revenue and Customs, que é o equivalente a Receita Federal aqui. E dai tu vai ter que abrir uma conta empresarial em um banco. Como mencionamos, se estes passos te parecem meio complicados, um contador pode fazer quase todos eles pra ti. 

Bom, e como se abre uma empresa ai onde tu estás? Tu já tem a tua Limited Company aqui no Reino Unido ou em outro país do mundo? Se sim, menciona aqui nos comentários, que produtos ou serviços a tua empresa oferece? 

Te inscreve aqui lá canal e deixa um comentário pra gente saber se tu gostou desta informação. E não esquece de compartilhar nosso conteúdo com aqueles que tenham interesse em saber mais sobre o assunto. 

Por hoje era isso, até mais!