Tu gosta de tomar vinho? Eu adoro. Tanto que nos dois últimos anos, eu até fiz vinho em casa! E tu sabe por que as garrafas de vinho tem 750ml e não 1L? Não sabe? Assiste o vídeo até o final pra descobrir! 

Transcrição do vídeo:

Nesse vídeo, falo de vinho! Tu gostas? 

As garrafas de vinho são, em geral, de 750ml ou 75cl  e não de 1L (1.000 ml).

Mas por que é assim?

A capacidade de uma garrafa de vinho foi normalizada no século XIX e daí surgiram várias explicações bem malucas para isso: que essa seria a capacidade pulmonar de um vidreiro; ou o consumo médio numa refeição; a melhor capacidade para conservar o vinho; a facilidade de transporte. Mas na verdade, não era nenhuma delas. 

Simplesmente foi uma organização prática e com uma base histórica:

Naquela época os principais clientes dos vitivinicultores franceses eram os ingleses. Mas os ingleses não adotaram o mesmo sistema de medidas dos franceses.

A unidade de volume dos ingleses era o “galão imperial” que equivalia precisamente a 4,54609 litros.

Para simplificar as contas na hora da conversão, transportavam o vinho de Bordeaux (ou Bordéus em português) em pipas de 225 litros, ou seja, 50 galões, correspondendo a 300 garrafas de 750ml (75 centilitros).

Pra ficar mais fácil o cálculo, adotaram que uma pipa era igual a 50 galões que era igual a 300 garrafas.

Entao, um galão correspondia a 6 garrafas.

Aliás, é por isso que ainda hoje as caixas de vinho têm em geral 6 ou 12 garrafas.

Vai um vinhozinho aí? E tu prefere vinho tinto, branco ou rosé?

Comenta com a gente, qual a tua preferência de bebida e te inscreve no canal do YouTube pra não perder nada, nem mesmo um belo copo de vinho!

Por hoje era isso, até mais!