O Que é VAT? Quem Precisa Pagar? Quanto Custa?

Tu chegou aqui no Reino Unido e ouviu falar de um tal de VAT, mas não sabe o que é isso? Quer saber? Assiste o vídeo até o final que eu te explico. 

O Que é VAT e Quem Paga?

Bom, o que é esse tal de VAT? Em inglês a sigla é pronunciada VAT e é um acrônimo para Value Added Tax ou em português, Imposto de Valor Agregado. Mal comparando, ele seria o equivalente ao ICMS no Brasil. Quase todos no Reino Unido pagam VAT, direta ou indiretamente. As empresas ou pessoas jurídicas pagam diretamente, e o consumidor final ou pessoa física, paga indiretamente quando adquire produtos ou serviços. As empresas privadas arrecadam este imposto e repassam os valores para o governo. 

 

Que Produtos Estão Sujeitos a Cobrança de VAT?

Como regra geral, o VAT é cobrado sobre vendas de produtos e serviços, aluguel de mercadorias, venda de bens comerciais, comissões, itens vendidos a preços mais baixos para funcionários, bens de negócios usados para razões pessoais e sobre permutas e brindes. Mas várias destas categorias tem algumas regras especiais, que não vamos entrar em detalhe neste vídeo, pois senão faríamos um longa metragem! Ah, e as regras de VAT também são diferentes para empresas beneficentes. 

 

Quanto Custa o VAT?

Existem três níveis de VAT: a taxa padrão ou em inglês, standard rate, a taxa reduzida ou em inglês, reduced rate e os itens de taxa zero, ou zero rate em inglês. 

A taxa padrão e a que cobre a maioria dos produtos e na data de gravação deste vídeo, essa taxa é de 20%. A taxa reduzida é de 5% e a taxa zero é zero! E tem também produtos e serviços que são isentos da cobrança de VAT, como por exemplo, seguros, selos e serviços de postagem e serviços de saúde, entre outros. 

 

Como Saber Quanto Estou Pagando de VAT?

O valor do VAT cobrado sobre qualquer mercadoria tem que vir discriminado no recibo ou fatura do produto ou serviço. Inclusive, vários lugares que vendem produtos a granel, mostram o preço do produto sem o valor do imposto e é sempre bom verificar ao obter um orçamento de serviços se já inclui o VAT, caso não seja especificado, pra não ter surpresa na hora de pagar a conta. 

Se tu quiser mais detalhes sobre quais itens em específico são sujeitos a cobrança do VAT e qual a taxa que se aplica aquele item, aconselhamos que tu busque estas informações no site do governo Britânico. 

Quer que a gente fale mais sobre o VAT, do ponto de vista da pessoa jurídica? Então, escreve nos comentários: VAT e compartilha esse post e vídeo com quem precisa dessa informação! 

Por hoje era isso, até mais!