VAT – O Que Você Precisa Saber se Tem Empresa ou se Você for Autônomo no Reino Unido

Tu tem empresa no Reino Unido ou trabalha como autônomo? Quer saber mais sobre como funciona o VAT do ponto de vista da pessoa jurídica? Assiste o vídeo até o final que eu te explico!

Precisa de Informações Básicas sobre o VAT?

Se tu ainda não sabe o que é VAT, quem precisa pagar e quanto custa assista esse vídeo também, pois explica um pouco mais sobre esse imposto no Reino Unido.

Quando Devo Registrar Minha Empresa para Recolher o VAT?

Se tu tem uma empresa ou trabalha por conta própria, como sole trader, tu não tem obrigação de te registrar pra cobrar dos teus clientes e pagar para o governo o VAT, desde que a tua empresa arrecade menos de £85,000.00, num mesmo ano fiscal. 

O ano fiscal no Reino vai de 06 de abril de um ano até dia 05 de abril do ano seguinte. 

Caso a arrecadação total da tua empresa num dado ano fiscal seja mais de £85,000.00 (ou tu saiba que o teu faturamento vai passar desse patamar), tu tem obrigação de registrar tua empresa para o VAT. Tem também alguns casos específicos em que tu tem que registrar tua empresa para esse imposto independentemente do faturamento. 

Como Registro Minha Empresa para Recolher o VAT?

O processo de registro, em geral, não é complicado e pode ser feito online pra maioria das empresas, mas caso tu esteja meio perdido, aconselhamos que tu busque um contador confiável pra te ajudar com esse processo. Pra registrar tua empresa, tu tem que disponibilizar dados de faturamento, tipo de atividade da tua empresa e dados bancários da empresa. A partir da data de registro, tua empresa tem que pagar VAT sobre todas as transações de venda cobertas pelo imposto. 

Se tu precisar de indicação de serviços de contador confiáveis aqui no Reino, manda um email pra gente que te colocamos em contato com uma das maiores empresas de contabilidade aqui. Eles atuam em todo o território nacional e são especialistas em contabilidade. 

Onde Deve Constar o Número de Registro do VAT?

Depois de registrar tua empresa pra cobrança e pagamento de VAT, em alguns dias tu vai receber um número de registro de VAT. Esse número deve aparecer em recibos, faturas, orçamentos e papel timbrado da tua empresa. Além disso, o valor de VAT cobrado sobre mercadorias e serviços deve vir discriminado nas faturas e recibos, e orçamentos devem deixar claro se incluem ou não o VAT no preço mencionado.  

Como Calcular o VAT?

E tem um jeito bem fácil de calcular o valor do VAT: divida o valor final de um item com a taxa padrão de VAT, que atualmente é de 20%, por 1.2. O valor final deste cálculo e o valor do produto ou serviço sem o imposto e a diferença e o valor do imposto. Por exemplo, um item que custa £10 incluindo o VAT, na verdade custa £8.33 mais £1.66 de imposto. O mesmo princípio pode ser utilizado pra calcular o VAT reduzido, porém neste caso, tu divide o valor por 1.05. 

Pra calcular o VAT a ser adicionado ao valor de um produto ou serviço, é só fazer o cálculo inverso: pegue o valor do item e multiplique por 1.2 pra itens da taxa padrão, e por 1.05 pra taxa reduzida. Então, um produto que tu precisa vender a £2 e com taxa de imposto de valor agregado padrão, basta multiplicar por 1.2 e tu descobre que o preço final do teu produto pro teu consumidor vai ser £2.40. 

Como e Quando Minha Empresa Paga ou Recebe Estorno do VAT?

Tua empresa vai cobrar o VAT dos clientes de acordo com as regras estabelecidas pelo governo. Quando da prestação de contas do VAT, tua empresa tem que declarar o valor cobrado dos teus clientes por esse imposto, mas também o valor que tua empresa pagou de VAT por produtos e serviços adquiridos. 

Em geral, as empresas fazem a prestação de contas deste imposto ao governo 4 vezes por ano, a cada 3 meses. Mas em alguns casos, é possível fazer esta prestação de contas uma vez por ano, mas com pagamentos trimestrais. Basicamente, tua empresa faz pagamentos estimados trimestralmente, e faz a prestação de contas anualmente. Se pagou a mais, recebe um estorno, e se nao pagou o suficiente, tem que pagar a diferença no ajuste de contas anual. O ideal é obter aconselhamento profissional de um contador sobre qual o melhor método para o teu caso. 

Existe também o Sistema de Taxa Fixa de VAT, ou em ingles VAT Flat Rate Scheme. Como eu já mencionei, a empresa paga ao governo (ou recebe de estorno) a diferença entre o que cobrou e o que pagou de VAT. Se cobrou mais que pagou, tem que pagar essa diferença ao governo, e se pagou mais do que cobrou, recebe esse valor da diferença de volta. Caso tua empresa tenha a previsão de faturar menos de £150.000.00 por ano fiscal, tu pode tentar registrar tua empresa nesse sistema. Existem algumas regrinhas, mas se tua empresa for aceita, vai pagar um percentual fixo de VAT ao governo, ao invés de uma diferença entre o pago e o recebido. O percentual vai depender do ramo de atividade da tua empresa, mas pode ser vantajoso para empresas menores. Mais uma vez, um contador pode te ajudar com isso e te aconselhar se é uma opção para o teu caso específico. 

Gente, imposto é sempre complicado em qualquer país. Nosso objetivo com esse vídeo não é sanar todas as dúvidas sobre esse imposto, mas sim te dar uma luz sobre alguns pontos-chave que poderão te ajudar na tomada de algumas decisões e te dar uma base pra discutir com o contador da tua empresa algumas opções a serem escolhidas ou não! 

Te inscreve no nosso canal no YouTube e compartilha nossos vídeos com quem tá perdido sobre impostos aqui no Reino. 

Por hoje era isso, até mais!