Carlos André Marinho – Emirados Árabes
Olá, leitores do BZ,! As-Salamu Alaikum (Que a paz esteja sobre vós)! Neste texto, o segundo para o Blog “Brasil com Z”, vamos falar sobre Dubai: a cidade mais internacional dos Emirados Árabes Unidos.

Família :: Eu, Camila, Caio e Milene [Abra Ride – Balsa que atravessa o CreekSide]
Dubai, a cidade dos megas projetos, construções arrojadas e inovadoras, é o poder do óleo negro inspirando a ousadia e o progresso de um povo. Sem dúvida, no futuro, teremos um post só para apresentar as suas monumentais obras e concepções urbanas; no entanto, Dubai apesar de ser uma cidade “conceitual”, que trilha os desafios da arrojada engenharia, tem um palpitante coração. Trata-se de um fluxo venal que pulsa diariamente através das faces do “Creek”. Um mistério que corta a cidade em dois destinos, embora sonhos, desejos, alegrias e frustrações ali se encontrem.

Bur Dubai Textile Souk (Souk = Mercado em árabe)

Bur Dubai Textile Souk | Souvenir Shop
Estes dois mundos são cortados pelo Creekside, um braço do mar que adentra e contorna parte da cidade, dividindo-a em duas histórias. Deira, a “Old Dubai”, é local dos tradicionais Gold Souk e Spice Souk, da bela Mesquita Belhul, do Museu do poeta Al Oqaili, e … pelo outro lado, em Bur Dubai – um passo para o futuro, podemos encontrar o Textile Souk, o Museu Histórico de Al Fahidi Fort [ link em Museus.blog ], o Templo Hindu, o Bur Dubai Grand Mosque, o Centro Cultural Sheikh Mohammed e diversos heritages, veja a lista abaixo:
- Heritage Shindagha Village
- House of Sheikh Saeed Al Maktoum (ex-emir de Dubai)
- Saruq Al-Hadid Archaeological Museum
- Crossroad of Civilizations Museum
Link Dubai Museums: https://www.visitdubai.com/heritage-and-culture

Portal – Dubai City of Gold (Deira)
Em Deira fica o mercado mais famoso – o Gold Souk, centro de excelentes oportunidades de negócio, com suas lojas abarrotadas de ouro, é em uma dessas que está, para exibição, o maior anel em ouro e pedras preciosos do mundo (segundo o “Guinness”).
O passeio pode ser feito em um dia bem tranquilo, o local foi reformado e desenhado para nos familiarizar com os antigos e tradicionais mercados árabes. Ao passear pelas diversas travessas, encontramos bons restaurantes, lojas de souvenirs, tecidos, ouro e prata, especiarias, doces e cafés, sem esquecer da habitual shisha (narguilé), museus e heritages, pessoas de todos os costumes e culturas. É, sem sombra de dúvida, um dos lugares mais cativantes da cidade.
O mais interessante é cruzar o Creek, de Bur Dubai para Deira (vice versa), usando o transporte de balsa/Abra, 01 AED, Old Souq Marine Transport Station, um passeio muito agradável e mágico, ainda mais se próximo do pôr do sol. Outra opção é utilizar os serviços do Creek Cruises, tours que vão além da faixa dos souks, esses passeios são feitos em barcos maiores, adaptados com a opção de restaurante, e que proporcionam uma visão mais completa de toda a área do creek.
Link: http://www.creekcruises.com/

Vitrine | Loja de Ouro – Deira Gold Souk

Maior Anel em Ouro e Pedras preciosas do Mundo – Deira Gold Souk

Deira Gold Souk

Bur Dubai Souk
Por várias vezes já estivemos na região do Creek e há sempre uma agradável surpresa nos aguardando, uma atmosfera única e cativante pela “Old Dubai”. Fica nossa sugestão para quem quiser vir e conhecer o pulsante coração de Dubai. Ok, Valew Valew e até a próxima. Ma’a Salama. (tchau em árabe)

Pôr do Sol – CreekSide | Abra
Mais Fotos do Dubai Creek : https://www.flickr.com/photos/photobyca
Carlos André Marinho | Fotos Arquivo Pessoal / Images Copyright © all rights reserved by Carlos André Marinho
_________________
Nossa, esse anel é realmente grande e valioso!