Ultimamente, vejo essa parte do porco em diversos pratos, entre eles os lanches, lugar onde mais se encontra a deliciosa carne da gastronomia nacional. Em casa mesmo, o jamón estava sempre presente no meu lanche, onde também estava o queijo de cabra, jamón serrano (fala-se “rramón cerano”), maionese, azeite, orégano e sal. Tudo muito bom!
Creio que tudo isso deva ser altamente calórico, mas é difícil encontrar espanhóis obesos, eu mesmo não encontrei. Com certeza essa combinação citada acima deve ser o terror de muita gente preocupada em não engordar, no entanto, com o calor que faz por aqui nessa época (ar extremamente seco), não deve ser difícil perder esses graminhas a mais.
No Brasil, ver alguém bem trajado sacar um lanche na rua, ou mesmo imaginá-lo ver levando ao trabalho a boa e velha conhecida dos brasileiros, a marmita, é algo que a mente do povo brasileiro, pelo menos da maioria, ainda não é capaz de processar. Isso devido em grande parte ao próprio preconceito. Enfim, mais um tabú a ser vencido!
Oi Roberto. Adorei seu post. Por aqui, os holandeses sempre levam seus sanduiches para o almoço – só há meia hora e a maioria não gosta de comer refeiçao no trabalho, acham pesado e ficam com sono…não tem o hábito. As crianças sempre levam seus próprios lanches de 10h da manhã (frutas ou um biscoitinho e achocolatado ou suco) e almoço (sanduiche e suco). Não há essa vergonha que ha no Brasil de se levar seu “lunch box”, quase sempre feitos de melamina, lindos e que se fecham hermeticamente. Em empresas internacionais muita gente (estrangeiros como italianos, franceses, brasileiros, hehehe) leva sobras do jantar da noite anterior como almoço para o trabalho, em marmitas, potes plásticos de comida chinesa ou em lindos recipientes – muito populares! Há pouco tempo mesmo, só menos de 30min para comer.
Jura? e o vale refeição fica para os jantares românticos de final de semana?
Eu não tenho vergonha de levar lanchinho no Brasil. Mas adoro a hora do almoço para sair um pouco do escritório.
Beijos
Poxa, isso deve ser em Madrid. Aqui no sul, tá cheio de espanhóis obesos!
Los españoles beben poca cerveza
Ahammm…defina poca!
Na empresa onde trabalho aqui em Madrid todos levam marmita: portugueses, espanhóis, brasileiros, italianos… 🙂 Muitas vezes a cozinha é pequena para tanta gente querendo comer à mesma hora!