Apesar de aqui na Holanda ainda estarmos em pleno janeiro – com ameaça de neve, os holandeses já fazem planos sérios para a primavera. Devido a cultura de planejar o lazer e agendar tudo com muita antecedência, até as férias de verão já são pensadas no início do ano. Antes do Natal catálogos com campings e hotéis são enviados, e as promoções já começam a ser cobiçadas.
Voltando aos planos primaveris. Para os turistas creio que a partir de abril ser a melhor época para visitar os Países Baixos. O frio já está reduzido e os campos de flores na Holanda do Norte começam a florir numa profusão estonteante. Pessoalmente, quase todos os anos vou com minhas crianças de carro até Lisse (bollenstreek) para fazer fotos com os bulbos ao fundo. E quase todos os anos os amigos e conhecidos no Brasil acreditam que as fotos são montagens… ou photoshop !
A dica imperdível para quem quer fazer fotos “clichés” – mas nem por isso menos impactantes – é visitar Keukenhof, aberto de 20 de março a 18 de maio . Fui ao sítio há alguns anos atrás com uma amiga e me emocionei. Os mosaicos de flores são constantemente mantidos em condições pristinas por mãos agéis, cuidadosas e resilientes. Um trabalho muito duro, feito com muita precisão. A criatividade do layout do parque impressiona: além das flores há fontes, esculturas, cerejeiras e pontes formando paisagens bem bucólicas (os chamados “inspirational gardens”). Há jardins mais tranquilos e outros mais frequentados, mas sempre ha’ a possibilidade de se fotografar com toda tranquilidade.
Alguns números:
O Keukenhof existe há 62 anos e fica a apenas 30 minutos de Amsterdam (20 minutos do aeroporto Schiphol);
7 milhões de flores de bulbos entre tulipas, narcisos e jacintos distribuídos por 30 hectares;
15 km de caminhos e trilhas para os visitantes;
5 mil orquídeas em 500 variedades;
30 exposições alternadas;
É interessante verificar também como grandes arranjos florais são feitos na hora e a possibilidade de se visitar Keukenhof por barco ou bicicleta.
Provavelmente irei esse ano novamente a Keukenhof com uma querida blogueira de São Paulo que estará na Holanda em abril. Aguardem !
(Todas as fotos nesse post foram feitas nos campos de flores nos arredores de Lisse por Ana Fonseca)
Ótima dica! Parabéns pelo texto!
oi Anita,
excelente texto, terei o prazer de divulgá-lo entre os amigos. Concordo com você, o Keukenhof merece ser visitado e aplaudido. Obrigada pela partilha, é sempre tão bom encontrar gente que usa seu tempo para compartir o belo.
Priscilla e Touché Guimarães: obrigada pelos comentários e pela gentileza ! O parque Keukenhof é de muito alto nível e vale cada centavo pago. Bem organizado, limpíssimo, bem sinalizado, original, com excelentes facilidades (cantinas, toaletes). A vasta maioria que o visita tem um grau alto de satisfação e recomenda para família e amigos. Há um incoveniente, porém: engarramentos e fila para entrar. Aconselho a visitá-lo se possível de ônibus de excursão, e não de carro próprio.
oi Anita,
que bom voce ter respondido, não é sempre que as pessoas o fazem.
tambem concordo com voce no tocante ao acesso ao Keukenhof. Sendo tão maravilhoso, evidentemente acarreta acúmulo de transito. Nem todo mundo se dá conta disto, até chegar lá, né? quando fomos, utilizamos o transporte público, não gostamos do esquema ‘excursão’, mas, importante, evitamos o engarrafamento, ainda que as filas para entrar pareçam inevitáveis…
bom dia prá você!
quero muito conhecer! 🙂
Olá, Anita!
Adorei essa postagem! Tenho muita vontade de conhecer a Holanda e saber desse lugar incrível me impulsiona ainda mais! As fotos são lindas; a da menininha tá muito fofa!
Um grande beijo e continue escrevendo!
M. M.
http://caseicomomundo.blogspot.com.br/