Marcos Oliveira Gomes
Dublin, Irlanda
Pra falar de culinária na Irlanda precisamos falar de Batata! O tubérculo está presente no dia-a-dia dos Irlandeses desde a segunda metade do século 16, vinda da América do Sul. As condições climáticas na Irlanda não favorecem a agricultura, mas a batata cresceu muito bem no solo irlandes e além disso era fácil de estocar e ser consumida no Inverno.
Para entender a relação do povo Irlandês com as batatas precisamos voltar no tempo. De 1845 à 1849 a Irlanda passou pela “Irish Potato Famine” (A Grande Fome da Batata). Crise provocada por um fungo nas plantações de batatas que era a base alimentar em toda Europa e matou cerca de 1 milhão de Irlandeses e outros milhares emigraram fugindo da fome e das doenças.
Na época considerado um milagre, as batatas resistiram a moléstia e criaram imunidade, sendo cultivadas intensamente após umas das mais profundas crises alimentares na Europa.
Bom, depois desta rápida aula de História, vamos falar de… Batatas!
A batata obviamente é a base de muitos pratos tradicionais na Irlanda. Eu não passei pela experiência de me hospedar numa homestay, mas os brasileiros aqui reclamam comentam que se come batata todos os dias: batata ensopada, batata assada, batata frita, batata com carne, batata com peixe, batata com batata.
Bom, nas ruas a história é um pouco diferente, o que vemos por aí são restaurantes dos mais variados tipos e origens. O mais tradicional é o Fish & Chips que é uma posta de bacalhau empanado frito acompanhado de batatas fritas (usa-se vinagre e curry pra temperar a batata frita e fica muito bom).
Espalhados pela cidade temos fast-food, pizzarias, kebabs, sanduíches, comida chinesa, thailandesa, polonesa e até um restaurante brasileiro!
Nos supermercados encontra-se uma boa variedade de produtos, algumas coisas que são comuns no Brasil aqui não existem, como requeijão e feijão(só enlatado). Já outros produtos como polvilho e leite condensado podem ser encontrados nas lojas asiáticas e polonesas comuns em Dublin. Por coincidência esses dias achei uma loja brasileira que vende feijão, leite condensado, limão, farofa pronta, doce de leite e outros produtos comuns no nosso dia-a-dia.
A cozinha tradional irlandesa considerada pela maioria, tem sua origem não nos nobres, mas sim na cozinha dos fazendeiros do passado, preservando assim a identidade culinária dos antepassados.
O Café da manhã tradicional, o Full Irish Breakfast é bem diferente do nosso: bacon, ovos, salsichas, tomate, cogumelos, pudding, frutas frescas, torradas com manteiga e geléia. Na verdade é bem parecido com o English Breakfast.
É difícil falar da Culinária Irlandesa estando há apenas 2 meses aqui e não conviver com Irlandeses, só experimentei o Fish & Chips que é muito bom por sinal. Mas existem muitos outros pratos tradicionais, e a batata está sempre na receita. Além disso muitas vezes usam cerveja para cozinhar.
Esse post já estava prontos há alguns dias, mas estou completamente sem tempo pra terminar. Decidi publicar assim mesmo senão nunca ia ficar pronto, mas prometo que vou fazer um “esforço” e experimentar os pratos típicos da Irlanda, terminar a pesquisa sobre a culinária local e volto aqui pra contar!
Pra minha sorte sou fã de batata!
Abraços
Ahh, seu post me deu saudade do que eu mais adoro na cozinha inglesa. O English Breakfast. Perfeito para os dias de ressaca.
Batata é muito bom, o problema é quando se come muito!
Outra coisinha, nada a ver com comida. Estou pensando em passar um mês em Dublin, para estudar um pouco de inglês. Praticar na verdade, já que tenho um nivel intermediário-alto e preciso mesmo é praticar. Vcs do Brasil com Z que vivem por ai podem me sugerir escolas e alojamento? Essa história de ficar em casa de família vale a pena pra quem vai ficar só um mês? Valeu! 🙂
Olá Marcos!
Eu vou para a Irlanda em julho ou agosto do ano que vem, para estudar e trabalhar. Pretendo passar cerca de dois anos – ou mais- no país. Vou ficar em casa de família por dois meses, depois pretendo alugar um lugar meu ou dividir; os irlandeses são legais quanto a isso? São simpáticos??? Queria algumas dicas suas sobre locais para visitar, encontrar emprego e que tipo de roupas que eu devo levar. Sei que na época que pretendo viajar é verão, mas msm assim é frio. Se puder me responder por email seria ótimo.
Obrigada!
Oi marcos
Pretendo visitar Dublin em outubro de 2009, e fazer um intensivo de inglês de um mês. Vc acha mais interessante (e prático) eu me hospedar em casa de família ou albergue? Em q localidade da cidade vc acha mais fácil eu me hospedar para eu me locomover? Os transportes dai são de fácil utilização? E a cidade, é muito cara? Me desculpe por tantas perguntas, é q eu estou numa dúvida cruel. Abraço
Renato
queria muito conseguir as batatas irlandeas.onde eu posso encontrar para comprar?
Agora temos um canal no YouTube, confere lá nosso canal e assine para receber notificações e novas publicações.
https://www.youtube.com/BlogBrasilcomZ
Quer participar também?
Você pode contribuir com textos aqui no blog ou com vídeos em nosso canal.
Entre em contato conosco aqui https://blogbrasilcomz.com/colabore/