Carolina Martins – Milão, Itália
Ciao! Muito prazer! Sou Carolina, paulistana. Já fui modelo, fiz faculdade de direito…mas mudei completamente de rumo quando aceitei finalmente que minha verdadeira vocação é ser a terceira geração de mulheres confeiteiras na família. Atualmente estudo pasticceria (confeitaria) em Milão.
Minha vida é feita de mudanças de rumo, mas a maior delas sempre vai ser a de ter me mudado para a Itália. Nascida na Mooca em São Paulo, neta de italianos, espanhóis e irlandeses, sempre fui rodeada pela cultura italiana, com minha nonna fazendo quilos de macarronada para duas pessoas e jogando bingo em toda e qualquer reunião de família. E mesmo assim nunca tinha passado pela cabeça morar fora do Brasil.
Foi quando conheci meu marido, que é cidadão italiano e passamos a lua de mel na Itália que o nosso mundo virou de ponta cabeça. A Itália nos pegou de jeito! Adoramos a pizza, o vinho, o canolle, a limpeza das ruas, a quantidade de história que se absorve apenas andando nas ruas, poder andar com o vidro do carro aberto, a atmosfera, tudo. Mas ao vermos alguns velhinhos andando de bicicleta como jovens, que reparamos que a qualidade de vida aqui é diferente e foi a gota d’água, nos apaixonamos. Queríamos ter essa expectativa para o nosso futuro. Voltamos para o Brasil, mas o coração ficou aqui.
Não parávamos de falar da viagem. Não pela lua de mel apenas. Tinha algo a mais. Um dia voltando do mercado, meu marido me fala: e se mudarmos para a Itália? Foi uma mistura de alívio e medo, porque eu também estava pensando isso, só não estava com coragem de dizer. E isso mostrava o quão óbvio era nosso desejo de mudar. Estipulamos 5 anos para uma possível mudança, mudamos em 2.
Em Bérgamo.
Mas como decidir em qual cidade morar? Roma, Milão, Nápoles, Florença? São infinitos fatores que devem ser levados em consideração, como clima, dialeto (cada região da Itália tem o seu, farei um post sobre isso mais pra frente), empregos… E descobrimos que Milão talvez seria nossa melhor escolha, por ser a cidade italiana mais cosmopolita digamos, mais parecida com São Paulo talvez, onde quase não se fala mais em dialeto (já tenho que aprender italiano, um por vez!) e onde existem mais empregos nas nossas áreas de atuação, meu marido é fotografo e designer, onde melhor que a cidade da Moda e Design para ele? Decidimos por Milão. Decidido onde ir, veio o problema: ir! O medo e a incerteza de sair da sua casa, de perto da sua família, do seu emprego é quase paralisante, mas também emocionante! Não é sempre na vida que podemos falar: joguei tudo para o alto e comecei do zero. Vale a pena. Se mexer vale sempre a pena!

Gostaria de dividir com todos vocês as particularidades, as diferenças, as curiosidades desse lugar lindo e encantador que é a Itália, lugar que eu sou apaixonada. Não vejo a hora! Afinal a Dolce Vita é morar onde se ama. Benvenuti!
_________________________
Carolina Martins é paulistana e mora atualmente em Milão, onde estuda confeitaria. Para saber mais sobre ela acesse aqui a mini biografia. Mora no exterior, gosta de escrever e quer concorrer a participar do blog “Brasil com Z” como autor ou colaborador? Seja ousado como a Carolina e envie-nos um e-mail contando sua motivação, interesses e disponibilidade: blogbrasilcomz@gmail.com Para mais informações acesse aqui. Blog “Brasil com Z”, um blog feito por brasileiros morando nos quatro cantos do mundo! Sigam-nos no Facebook para atualizações diárias, e no Instagram para ver as fotos da Carolina e de outros autores. Agradecemos!
Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..
Parabéns!
Amo seu blog ❤️..
Meu Blog: http://www.tudosobreobadoo.com