Carla Guanais – Roma, Itália
Natal para mim sempre foi uma data pra se estar em família, todos juntos, unidos, mesmo com as diferenças, as brigas e o tempo sem se ver… Quando estamos longe da maioria da nossa família (ou quase toda ela), o Natal é a data na qual sentimos mais saudades do Brasil, “de casa”, de “estar em família”.
Meus dois primeiros Natais longe foram os mais difíceis. O primeiro, fazia somente 2 meses que eu tinha vindo para a Itália, não conhecíamos muita gente ainda, passamos com alguns conhecidos e aproveitamos o feriado para passear e ver a cidade iluminada. Acabei não sentindo muito porque fazia pouco tempo que eu estava longe de casa. Já no segundo ano, foi pior, entrei numa “mini-depressão”, como eu chamo, exagerando claro… Faltava tudo! A árvore em casa, meus pais, irmã, tios, tias, primos, primas, sobrinho… todo mundo. Faltava o amigo secreto, a ceia farta deliciosa, o tradicional pavê de nozes de Natal da mamãe, os presentes, os abraços, as fofocas com as primas, a balada depois da ceia, e também o “chororô”… Bom, chororô teve, mas foi o meu, de saudades.
Mas com o passar do tempo tudo foi melhorando, a saudade tomando seu lugarzinho fixo mas já não mais perto do sofrimento.
O mais importante para superar esses momentos é o foco nos objetivos. O “porquê” de se estar aqui, o que se quer e para onde se quer ir. Quando se tem só olhos pro Brasil ou família que ficou no Brasil, estando longe, tudo fica muito sem sentido e muito mais difícil.
Muitos vão todo ano pro Brasil no Natal, muitos outros não conseguem ter esse privilégio, outros não fazem questão. O importante é estar feliz. Longe ou perto. Pois mesmo longe, temos a energia e magia do Natal que nos envolve, o amor e esperança no futuro.
E é isso que vale, isso que importa!
Aproveitamos da tecnologia e usamos telefone e internet para encurtar a distância e nos sentirmos mais próximos das pessoas queridas nesta data (e também em outras). Assim como nós que escrevemos aqui e recebemos comentários de vocês leitores, nos sentimos acolhidos e compreendidos.
E é essa mensagem que quero deixar hoje aqui.
Desejo a todos os leitores um feliz Natal. Que o amor envolva todos vocês, que mágoas, preconceitos, ódio, fiquem tudo para trás, nada disso vale a pena. Que vençam o perdão e o amor, sempre.
Auguri! Buon Natale!
____________
* Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde cursa um doutorado. veja fotos da Carla e dos outros autores do blog Brasil com Z seguindo nosso Instagram. Para atualizações diárias sobre a vida fora do Brasil sigam nossa fanpage no Facebook. Siga também nossa conta no Twitter.
lindo!! eh bem isso Carla ainda bem que conehcemos pessoas como vc para passar o Natal entre a nossa familia adota!<3 http://www.makemetrucco.blgospot.it
<3 estamos esperando vcs <3
Amei o texto, poético, pleno de sentimentos! Que o Natal lhe traga paz, e que o ano que se aproxima seja repleto de felicidade!
obrigada. Boas festas para você e sua família também. Auguri!
Carla, bella bambina,
aprendi que ‘familia’ é o grupo de pessoas que o coração reconhece e o abraço acolhe. Claro, laços de sangue falam forte, mas, na medida em que a gente não escolhe os parentes, te confesso que eu prefiro a familia que se escolhe, que se cria a partir do desejo mútuo de se estar juntos.
assim, a gente sempre pode ter familia, a despeito de qualquer geografia.
espero que tua familia, de perto e de longe, guarde este abraço de urso para você.
grata pela partilha,
paz e alegria pra voce e tuas queriduras.
verdade Touché. Mas demora um pouco parar “construir” uma nova família. Portanto, a saudade da família com a qual se convivia desde pequena bate sempre muito forte. Beijo e bom Natal!!
Oi Carla. Tenho cidadania italiana e gostaria de cursar medicina na Italia. Queria de saber se a prova de ingresso e o processo pra entrar nesse curso é dificil? Qualquer informaÇao que voce tiver sobre isso, por favor me fale! Obrigada
olá! costuma ser muito concorrido sim, porém não tenho informações mais específicas. Boa sorte.
Ah sim, entendo. Mas vc sabe me dizer se existe algum curso oferecido na Italia pra igualar meu ensino medio, ja que na italia tem um ano a mais. Ou isso acorre somente se eu fizer um ano de faculdade aqui no Brasil.
Você tem que cursar os anos correspondentes ao ensino médio italiano para completar. Normalmente dois anos.
Olá Carla, estou amando seus post. E em relação a esse sobre o natal na Itália, longe da família e amigos….o que posso acrescentar pela minha experiência pessoal , é que nesse natal a saudade apertou mais….a diferença cultural é muito grande, as luzes podem ser encantadoras, a comida maravilhosa, mais sinto a falta da alegria e do calor q só nós brasileiros entendemos….Mais a Itália é hoje a minha casa, e amo muito está aqui. A decisão foi minha. E adaptação é fundamental. Te desejo muita sucesso e um 2017 cheio de novidades e alegrias. Bjs
Obrigada Verena! Verdade. A Italia também é minha casa mas tem coisa do Brasil “casa” que nunca vamos esquecer ou deixar de comparar. Bom ano pra você tbm , beijo