japãoFabio T – Japão

O Japão e o seu povo são tão diferente dos países ocidentais que algumas coisas normais por lá podem surpreender ao viajante ocidental. Aqui estão 10 curiosidades e surpresas que vi por lá.

1) Organização e disciplina

Para quem conhece o caos que é as grandes metrópoles brasileiras, chega ser surpreendente ver no Japão o respeito às regras mais simples de cortesia e educação. Na plataforma do trem, espera-se ao lado da porta do vagão os passageiros saírem antes de entrar. Na escada rolante, fica-se de um lado para deixar passagem para quem esta com pressa !.

Pare !. Deixe sair primeiro e não fure fila ©

Pare !. Deixe sair primeiro e não fure fila ©


 
2) Sempre no bom sentido.

É mais agradável andar de trem no sentado no sentido do movimento não é mesmo ?. Pois então, ao invés de ter 50% de chances de sentar-se neste sentido, no Japão o banco inteiro gira para se posicionar no sentido que se quer !.

bancos giratórios ©

bancos giratórios ©


3) garçom pra quê ?

Há estas máquinas na entrada de restaurantes populares onde escolhe-se o prato apertando o botão correspondente (com foto do prato !), coloca-se o dinheiro, recolhe-se o troco e a máquina dá o tíquete correspondente para entregar ao cozinheiro.

faça seu pedido ©

faça seu pedido ©


4) é de canequinha.

Acostumado tomar banho sob um chuveiro elétrico ?. Pois no Japão, o jeito tradicional é tomar-se banho sentado no banquinho e enxagua-se com um baldezinho.

banho japonès ©

banho japonês ©


5) cama ?
O jeito tradicional de dormir é no chão (no tatami) sobre um edredon (futón)
futón sobre tatami ©

futón sobre tatami ©


Ou então, existem os hotéis cápsula, com televisão e despertador individual.
quarto cápsula em hotel em Tóquio ©

quarto cápsula em hotel em Tóquio ©


6) fliperama

Ao invés dos pequenos fliperamas em um canto do shopping Center com algumas máquinas que estamos acostumados, no Japão a coisa é séria, há centros de diversão com vários andares com todo tipo de jogos eletrônicos desde a máquina para pegar bichos de pelúcia e máquinas de dança até corridas de cavalos virtuais.


7) Faltou espaço ? empilha !

A falta de espaço no Japão é bem conhecida, e que “desperdício” de espaço é um estacionamento para carros !. Pois bem, a solução é “empilhar” um carro em cima do outro.

estacionamento ©

estacionamento ©


8) WC ecológico
A água para lavar a mão é reutilizada para dar descarga. Super ecológico !.
wc ecológico ©

wc ecológico ©


9) Torneira multi-função
O bico da torneira de água de rua (muito potável) gira para virar um bebedouro
torneira multi-função ©

torneira multi-função©


10) Fumódromo
Fumar na rua ? só se for no lugar feito para isso !.
fumódromo ©

fumódromo ©

* Fabio Takeshi mora na França há 6 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne , resolveu estabelecer-se na região da Normandia.