
A minha contribuição para o tema dos posts dessa semana, vai ser contar um pouquinho dos meus doces preferidos pelo mundo afora…
Argentina / Uruguay
Assim como brasileiro adora leite condensado, na Argentina e no Uruguay, eles amam o dulce de leche! Praticamente não sabem fazer doces sem ele!
Tem também os famosos alfajores… na Argentina, cada região do país tem o seu tipo de alfajor… por exemplo em Santa Fé os alfajores são de massa folhada e cobertos com glacê, em cordoba a massa parece mais uma bolachinha e são recheados com geléia de frutas, etc.
Além disso, entrar em qualquer padaria nesses países é uma perdição… a quantidade de “media lunas“, “facturas“, “masitas“, “biscochos“… todos com muita farinha, doce de leite, creme, açúcar…
E na Argentina o sorvete também é uma delícia! Pra mim, o melhor sorvete do mundo é o de Cordoba, na Argentina! (sim, ganha até do famoso sorvete de Viena e, pra mim, até do sorvete italiano!)
*****
Costa Rica
Na Costa Rica um dos doces mais famosos é o “tres leches“, uma massa de bolo com vários cremes de diferentes leites (condensado, nata, chantilly, etc.). Outro doce que eles gostam muito é a “tortas chilena“, uma torta folhada, recheada de doce de leite.
*****
República Tcheca

Ovocne Knedliky
Lá tem uma torta de mel deliciosa, chamada “medovnik” ou “marlenka”.
E eles também tem refeições doces… a minha preferida era “ovocne knedliky” (ou sweet dumplings), uma massa recheada de frutas cozida no vapor com calda de frutas, queijo cremoso (tvaroh), manteiga, açúcar e chocolate por cima.
*****
Hungria
O doce mais famoso da Hungria talvez seja “galuska” (se lê galuxka)… uma massa de bolo bem fofinha (metade de chocolate e metade de baunilha), com chantilly, chocolate, nozes e outras “nuts” por cima.
E o meu doce preferido lá era o “turo rudi“, uma barrinha gelada de queijo com cobertura de chocolate (sim, por lá é muito comum comer doces de queijo doce… até picolé de queijo eles tem!)
*****
Letônia
Passei só 1 semana lá e me apaixonei pelo “karums“, também de queijo, uma barrinha de coalhada banhada em chocolate… Dizem que vende também na Russia e nos outros países da ex-URSS.
*****
Turquia
Pra que gosta de doces realmente doces, experimente a Turquia!
Os doces mais famosos de lá são os “turkish delights” (ou lokum), pequenos quadradinhos de algo gelatinoso, de diversas cores, que podem ser cobertos com açúcar confeiteiro, podem ter nozes… e enfeitam os bazares turcos…
Tem também “halva“, também chamado de “mel turco”, um doce branco, feito com tahine. Também bem comum nos mercados turcos…
E os mais doces de todos: baklava. Esses estão presentes em todos os países que tem influência turca na culinária (todos os países dos balkans e caucasus)… São aqueles doces feitos com uma massa folhada bem fininha, recheados com nozes moídas e banhados em muito mel.
Ah, e quem for pra Turquia no verão, não deixe de provar o “dondurma“, sorvete turco vendido no centro de lá! É um sorvete diferente, que parece meio “puxa-puxa”… e a atração principal são os vendedores, que ficam amassando o sorvete e, antes de servir, fazem todo um malabarismo fazendo de conta que o sorvete vai cair no chão.