Edijane Costa – Portugal
Eleita como “European Best Destination 2014” pela European Consumers Choice, a cidade do Porto tem-se tornado, dia após dia, num dos lugares que fazem parte da lista de qualquer viajante antenado com o que a Europa tem de melhor a oferecer e tem feito correr muita tinta entre os sites e blogues voltados aos amantes das viagens.
Durante bastante tempo o Porto era apenas mais uma simpática e cinzenta cidade da Europa. Quando pensávamos em Portugal, Lisboa era sempre a referência maior. Não fosse pelo futebol (O Futebol Clube do Porto que leva o nome da cidade), o Porto teria menor referência ainda. Mas a cidade tem suas particularidades e encantos que permitem que sobressaia das demais, algumas das quais já falamos aqui num post anterior (Porque é fácil se apaixonar pelo Porto – Parte 1).
A questão é que o Porto está na moda (já não era sem tempo!) e agora é uma cidade rejuvenescida. Ao andarmos pela baixa da cidade vemos prédios, palacetes e casebres antigos e degradados agora revitalizados, transformados em charmosos e requintados bares, hotéis, restaurantes e cafés, dando vida a ruas e bairros inteiros. As companhias aéreas low cost também deram uma pulsão ao Boom que a cidade vive atualmente ao facilitar a vinda dos novos visitantes.
Recentemente a Harper´s Bazaar fez um estudo sobre as 10 cidades mais sobrestimadas na Europa e o destaque foi dado à cidade do Porto, no qual, lê-se “É difícil não nos apaixonar-nos pela segunda cidade portuguesa, o Porto”.
Outro título atribuído recentemente à cidade do Porto (entre tantos outros) é o “Best Under-the-Radar Romantic Destination” pelo Jornal USA Today no qual “o bom vinho, a arquitetura e o charme da cidade” foram as características destacadas. A verdade é que o Porto é uma cidade democrática que acolhe imigrantes e visitantes de diversas nacionalidades e culturas diferentes que escolhem a cidade, sobretudo, por causa dos diversos aspectos positivos que esta oferece, entre os quais destaco:
As atrações histórico-culturais – A cidade acordou, é o que costumamos dizer por aqui. Facilmente, ao passearmos pela baixa da cidade (seja inverno ou verão), encontramos algum evento a acontecer (exposições, feiras, espetáculos, etc) e a maioria de graça! O centro histórico do Porto é classificado como Património Mundial pela Unesco, e não é difícil descobrir qual o motivo. A Ribeira com seus casebres coloridos, o Rio Douro com suas encostas e pontes de arquitetura antiga e moderna e os barcos Rabelo (que transportavam o vinho do Porto) compõem um cenário único que encanta a qualquer visitante. A acrescentar à lista temos ainda os jardins, as igrejas barrocas, os palácios e as ruelas da cidade que se confundem com a história do país (Porto foi a cidade que deu origem ao nome do país Portugal quando se chamava Portus Cales por volta do ano 200 a.c).
Ser uma cidade “low cost” – É possível aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer sem gastar muito, ou melhor, sem gastar nada! Porto é considerada uma das cidades mais baratas da Europa para comer, dormir e se divertir, ou seja, o paraíso para os jovens turistas (e não só) que desejam “turistar” por aí, mas não têm ou não querem gastar muito. E a oferta na área da restauração e hotelaria é cada vez maior e ajustável a todos os bolsos e gostos. Sem esquecer uma das referências essenciais da cidade que é a animada vida noturna.
Segurança e Comodidade – Os portuenses são pessoas simpáticas e bastante receptivas com os visitantes que vieram trazer um renovo à cidade e esta, apesar de não ser muito grande, é bem assistida por uma rede de transporte público (metro e autocarro) que cobre boa parte da cidade, sobretudo o centro histórico. A oferta de serviços é cada vez maior e grande parte dos hotéis, hostels, bares e restaurantes são novos com propostas de serviços arrojadas e sintonizados com o que há de mais atual.
Ainda não conhece o Porto? Então aproveite para incluí-lo no seu próximo roteiro de viagem, seja a passeio, negócio ou estudo. Sim, valerá a pena, eu garanto!
———————-
* Edijane Costa é psicóloga e pedagoga, vive em Portugal desde 2008. Para ver fotos da Edijane e outros autores acesse o nosso Instagram. Para seguir nossa fanpage no Facebook clique aqui.
Excelente! O Porto é mesmo especial e merece todo destaque e atenção dos brasileiros.
Sem dúvidas Miguelito, o Porto merece a nossa gratidão e admiração também. Obrigada!
oi Edijane,
sou mesmo fã dos teus textos: bem escritos e abordando temáticas interessantes, legal mesmo.
já estivemos em Porto e concordo com tudo o que você disse. A cidade merece uma visita, sem dúvida alguma.
e o vinho….!!!!!
Muitíssimo obrigada Touche! : ) O Porto é sempre uma inspiração ; )
Lisboa tem muitos lugarzinhos lindos e interessantes, mas a cidade do Porto, ai… é amor à primeira vista.
É mesmo isto Arlete.É amor à primeira vista, segunda, terceira… quanto mais vejo, mais me apaixono 😀
Estive duas vezes no Porto e pretendo retornar. Cidade hospitaleira, com excelentes opções turísticas e gastronômicas.
Fico feliz em saber Mauro, apesar de brasileira já me sinto uma portuense orgulhosa da cidade que me acolheu.