Skip to content

Sobre o Brasil com Z

Passar apertos, comer coisas inimagináveis, morrer de frio, aprender línguas, ser mal-entendido, perder-se em ruas de nomes estranhos, passar dias que parecem meses e meses que parecem dias, conhecer gente do mundo todo, estudar, ganhar dinheiro e gastar tudo depois.

Conhecer uma nova cultura, adaptar-se à ela, se integrar…

São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que resolvemos dividir tudo isso com vocês. Leitores, curiosos, gente que também quer seguir nossos passos, no Brasil com Z todos podem acompanhar as aventuras do dia-a-dia de diversos brasileiros pelo mundo.

O blog Brasil com Z foi idealizado por dois amigos de São Paulo em 2008, a Ingrid Mantovane e o Gabriel Shiguemoto (Shigues), como um blog de caráter coletivo. De 2014 até o início de 2016, o BZ  teve a Carla Guanais (Itália) e a Ana Fonseca (Holanda) como administradoras.

Bar Jopen, Haarlem, Holanda

Carla Guanais e Ana Fonseca, Haarlem, Holanda 2016

Na segunda metade de 2016, a Carla Guanais concluiu um doutorado na Itália e começou planos para formar uma família. A Ana Fonseca segue sozinha na administração.

O Brasil com Z permanece desde sua criação um blog de caráter coletivo, com diversos autores da Europa, Américas, Austrália, Japão, China… Muita gente já passou por aqui… e vai continuar passando. Mas sempre vale lembrar que não somos nada sem a participação dos nossos leitores. Esperamos que aproveitem nosso blog tanto quanto a gente. Adoramos receber comentários e sugestões!

Boa leitura e uma boa viagem!

Ana Fonseca e os autores do Blog Brasil com Z

(Para candidatar-se a participar do blog como colaborador ou autor fixo, por favor envie uma mini biografia + um texto explicando como saiu do BR e sua motivação para colaborar com o blog. Nosso e-mail: blogbrasilcomz@gmail.com)

 Ana Fonseca

Administradora e proprietária blog Brasil com Z / Autora da Holanda

Em outra vida foi carioca, tendo trabalhado no Brasil como jornalista e publicitária. Desde 1999 vive abaixo do nível do mar em uma village da Holanda casada com um batavo que conheceu quando mochilava pela Europa. Trabalhou na área de turismo e hotelaria em Amsterdã por uma década e meia, e depois disso num website em Amsterdã. Nunca se esquece das próprias origens e dos antigos amigos. No Brasil com Z se concentra sobre aspectos culturais e sociológicos da Holanda, e também muitas dicas de turismo. Poliglota fluente em 4 línguas estrangeiras, foodie, tem como hobbies fotografar, ler e escrever.  Adora andar de bike, ser rato de biblioteca, viver à beira-d’água e dispensar filtro solar sempre! Quer ver algumas fotos das viagens Ana Fonseca? Visite o Instagram 

56 Comentários leave one →
  1. 06/08/2008 14:57

    Estou indo para Dublin. se alguém puder me mandar alguma dica bacana?

  2. Celso permalink
    06/08/2008 15:00

    Estou indo para Dublin, estudar inglês.
    Alguém pode me dar algumas dicas?

    • 07/10/2009 22:15

      Oi Celso! Estudar na Irlanda tem sido muito procurado ultimamente pela possibilidade de trabalhar legalmente no país. Você recebe visto para 01 a principio. O legal é que a cidade não é muito grande e voce poderá comprar uma bike para se deslocar lá…Há diversas escolas de inglês em Dublin. Acesse nosso site e entre em contato conosco: http://www.daquipromundo.com.br
      Abraço!

    • Nooriel Aboab permalink
      15/01/2012 19:53

      Sendo pais que o primeiro idioma e’ o Ingles,, tudo e’ bom; so’ se isola das pessoas que falam o portugues, leturas e outros idiomas por 6 meses ate’ o seu ouvido e cerebro se acustumar com o son. Se voce ja passou dos 15 anos de idade vai ser impossivel tirar o sotaque. No Brasil voce pode identificar uma pessoa pelo telofone atravez do estado…O’ esse ai e’ baiano, paulista, etc… Aqui em USA pela origen do pais, ou os pretos que tem seu proprio sotaque, nem Obama, com mae branca conseguiu tirar o sotaque.

      Good luck

  3. 06/08/2008 16:19

    Parabens Ingrid, acabei de ver a publicacao sobre seu blog la no BlueBus!

    Alias, voce comentou no e-dublin recentemente, adicionei um link de voces no blogroll. Agradeco se puder contribuir! E no que precisar contribuir por aqui tambem

    abracos,

  4. 06/08/2008 16:20

    Celso, ja deu uma olhada no e-Dublin? blog 100% sobre Dublin, intuito parecido com o do Brasil com Z, sem competir. Lá tem dicas desde moradia, trabalho, alimentacao, até como ir pro trabalho de bicicleta! 🙂

    abs

  5. Martín permalink
    07/08/2008 2:22

    Parabéns pela idéia e principalmente pela iniciativa!
    Muito bom mesmo!

    Eu tô me organizando pra passar uns dias, vários dias, em Londres e, claro, rodar um pouco pela europa.

    Serei visitante assíduo do site.

    Um abrz!!

  6. patricia permalink
    08/08/2008 15:34

    Caros,

    Sou brasileira e vivo em Cascais/Portugal. Sou jornalista freelancer e nos últimos anos venho me dedicando à questão dos imigrantes – que me interessa pessoalmente. Neste momento, estou trabalhando numa reportagem dedicada a esse tema. A idéia é mostrar a incoerência que predomina hoje em dia. Num mundo cada vez mais globalizado as barreiras/os muros entre as nações são, da mesma forma, cada vez mais resistentes. Há uma preocupação em proteger o mercado de trabalho interno, a economia, evitando a entrada de imigrantes.
    Não é fácil ser imigrante – e eu sei bem disso. Embora eu tenha a dupla-cidadania (pois minha mãe é brasileira), sofro no dia-a-dia a mesma discriminação pela qual passam os brasileiros ilegais, pois “a língua é a minha pátria”. Abro a boca e sou a “brasuca”. Enfim, pretendo discutir a dificuldade de ser brasileiro(a) no estrangeiro e o que leva muitas mulheres, especificamente, a buscar a legalização por meio de um casamento arranjado – como se fosse o passaporte para uma vida mais digna e sossegada.

    Um pedido de ajuda: preciso encontrar mulheres brasileiras que adotaram essa conduta – arranjaram um casamento para se legalizar.

    Se você conhecer um caso – uma mulher que não se importe em contar a sua história, por favor, me avise.

    Também preciso arranjar um caso inverso: de um homem que se casa com uma brasileira para ter o passaporte “verde”.

    Obrigada
    Patricia

    • 15/03/2011 23:25

      Patricia,
      fiquei curiosa com o resultado de sua pesquisa e se precisa de mais alguma informação.
      Abraços.
      Debora

  7. Marina permalink
    08/08/2008 19:31

    Parabéns pelo blog!
    Vai ser uma viagem para nós que estamos lendo tudo de outro lugar.. bem distante!
    Bjos, Marina

  8. 11/08/2008 19:41

    Também quero dar meus parabéns pela iniciativa. Pretendo ir fazer um curso na Espanha ou Inglaterra em breve, e acho que adotarei este blog como meu provedor semanal de cultura. Como quero fazer networking, acho que vai ser um ótimo canal. E se algum brasileiro precisar de algum tipo de apoio daqui de SP, algo que eu possa fazer para ajudar, pode me contatar. Acredito na postura da mão que lava a outra. Valeu, abraço.

    W.

  9. Selma permalink
    14/08/2008 0:26

    Muito legal a idéia de juntar vários expatriados em um blog! Eu e meu marido vivemos na Coréia do Sul desde 2006, e também temos um blog: http://www.nosnacoreia.zip.net. Dêem uma passada por lá! Abraços a todos!

  10. 30/08/2008 16:14

    Oi gente!
    Retribuindo a visita ao Vambora!, devo dizer que adorei a idéia do blog de vcs!!!
    Muito legal, inovadora e o nome é demais!!! Otimo!!!
    Vou fazer propaganda viu! Ja está no meu blogroll!!!
    Vou voltar mais vezes!
    bjus

  11. 04/09/2008 9:01

    Muito legal o blog, jà adicionei no meu blogroll!

    Parabéns pela iniciativa e sucesso!

    Bjs

  12. Raphaela permalink
    01/10/2008 9:15

    Achei geniallllll o blog. Muita coisa interessante pra descobrir sobre esse nosso enorme e maravilhoso mundo.
    Sou recém chegada na Italia ( 3 meses) e também vou fazer um blog mundo (curiosidades, lugares que estou conhecendo, artigos, politica, costumes, culinaria, etc). Gostaria, se possivel, de ter um link do blog na mina pagina e vice-versa.
    AbraçOs e parabéns!!!

  13. 05/10/2008 23:09

    Vou para Holanda o ano que vem e estou ficando cada vez mais confiante e animada, com tantos sites e tanto apoio na internet… mas sei que o real é bem diferente!! Mas adoreia iniciativa!!! ^^

  14. 10/10/2008 12:42

    Parabéns pela iniciativa e muito boa sorte na continuaçao!
    Um grande abraço.

  15. 25/10/2008 23:19

    Também gostei!! já está adicionado!

    Grande beijo!!!

  16. Tatiane permalink
    04/12/2008 12:23

    Ola, vivia em Portual e me legalizei la, mas devido ao desemprego e aos baixos salario decidi vir pra Sevilla, quero saber se posso,e como faço pra trocar a minha residencia portuguesa psla espanhola.
    Ps. peço que me respondam pois essa informaçao é muito importante pra mim.

  17. persistenciadamemoria permalink
    05/12/2008 16:41

    Oi Tatiane,
    Desculpe, mas eu nao sei como responder a sua pergunta, sendo esse um caso muito especifico. Acredito que tal troca deva ser feita no consulado espanhol em Portugal.Acredito que so o consulado pode te dar informacoes corretas de como proceder.
    Boa sorte e obrigada pela visita

  18. 18/12/2008 23:40

    sou um cara legal e quero aprender inglês e conhecer pessoas.

  19. 25/12/2008 14:26

    Uma super iniciativa, mesmo!!!!!
    A propósto, sou uma brasileira que mora na Holanda e tenho um blog – http://blozend.blogspot.com – onde falo dos contecimentos diários nos Países Baixos e outras coisas mais….

  20. 20/01/2009 22:37

    Oi Ingrid!

    Nao sei se voce viu que nós estamos fazendo um podcast no E-Dublin, e a gente vai fazer um sobre viagens, e gostaríamos que voce participasse, gostaria de participar? quando voce tá disponível? A gente faria via skype! =o)

    Abracos,
    Homero

  21. katia permalink
    02/05/2009 17:32

    Ola, achei muito legal seu blog, não sei mexer muito aqui, mas gostaria de me comunicar… Estou em Sevilla e gostaria de conhecer algumas pessoas como vcs…

  22. 16/05/2009 22:30

    Olá, pessoal

    Sou brasileira, estou terminando a faculdade de Jornalismo e gostaria de saber se vocês que estão em tantas partes do mundo poderiam colaborar com o meu TCC, que é sobre correspondentes internacionais.
    Quem quiser/puder escrever uma matéria pra mim, sobre o país em que estão, por favor entre em contato pelo email/MSN:
    sarah_piasentin@hotmail.com

    Muito obrigada! Parabéns pelo site!

  23. 28/06/2009 23:50

    Porto, 28 de Junho de 2009

    Sou arquitecto, sou português, gostava de me candidatar a alguma vaga de arquitecto, mas não consigo, pois pedem o CPF, eu em Portugal tenho um número fiscal, mas não serve para preencher a ficha de candidatura. Gostava de saber se existe alguma maneira de me poder candidatar a algum emprego. Muito obrigado
    Jaime L. Ribeiro
    TM. 938524664
    E-mail. Ljaime@sapo.pt

  24. Vanessa permalink
    01/08/2009 15:18

    Sou estudante de medicina e tenho muita vontade de fazer residencia ou pos em portugal ou na frança..se alguem souber de um blog sobre esses paises ou sobre emprego nesses peises me avise!

  25. 11/09/2009 0:36

    gostaria de comunicar que acaba de ser lançada a FaleSUMNet (www.falesumnet.com), uma rede social para brasileiros que residem, trabalham ou estudam fora do Brasil.
    Seus membros vão poder criar e manter Grupos, Blogs, Chats, Álbum de Fotos, Álbum de Vídeos, Artigos, Álbum de Músicas, Votações (pesquisas), Eventos e Classificados, construindo sua rede de relacionamentos e explorando as possibilidades de troca.
    Esta rede social, de âmbito mundial, visa integrar as inúmeras iniciativas de grupos virtuais de brasileiros ao redor do planeta, provendo informação, motivação, auto-estima, desenvolvimento pessoal, humor, provocação, companheirismo entre outros; assim como manter a comunidade brasileira informada, unida e sem perder os laços com o Brasil.
    Contamos com a sua colaboração com sugestões para melhoria e correção de falhas e para que esta rede possa ser cada vez mais útil, tornando-se mesmo um referencial para a comunidade brasileira no Mundo. Mandem notícias, artigos, avisos de eventos, críticas, sugestões, criem Blogs, grupos e o que mais quiserem.
    Além disso contamos também com a sua colaboração para a divulgação da mesma, em seu site e enviando a todos os seus parentes e amigos que moram no exterior ou que conheçam alguém que more no exterior. Todos serão sempre muito bem-vindos.
    Nossa maior alegria será ver esta rede social ser adicionada aos seus “Favoritos” e vê-lo participando com freqüência.

  26. 05/10/2009 15:17

    Ola ! Para o lançamento do site França Brasileira (http://www.francabrasileira.com/) publicamos um pequeno artigo sobre seu blog ! Confire e comente ! http://www.francabrasileira.com/2009/09/brasil-com-z-um-blog-para-brasileiros-expatriados.html

  27. 07/10/2009 22:19

    Parabéns! Muito legal o site. Começando pelo nome Brasil com z. Muito criativo. Adorei. Vou virar assídua e já coloquei nos meus favoritos. Vou indicar para muitas pessoas 🙂

  28. 03/11/2009 10:16

    Olá, Pessoal!
    Tenho navegado pela web conhecendo alguns BLOGS que tem certa ligação com o meu “UMA ESPOSA EXPATRIADA”. Já adicionei o de vcs ao meus Favoritos!
    No meu BLOG http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/ trago sempre videos, fotos e noticiais sobre a THAI, mas tb falo sobre assuntos que dizerm respeito a todos nós, seja o lugar que por ventura estamos, assuntos do cotidiano, relações interpessoais, artigos e citações escritas por mim e por pensadores e cronistas que admiro. Quem tiver um tempinho a mais… convido para nos vistar… e quem sabe tomar um café… conversar um pouco…
    Meu abraço!

  29. 30/11/2009 15:51

    Eu venho apresentar o Amarelinha.co.uk para quem quiser saber como e morar no Reino Unido, especialmente se voce tiver filhos, porque dou muitas dicas relacionado aos pequenos.

  30. Claudia permalink
    20/12/2009 9:39

    Olá pessoal, como muitos sabem, eu venho desenvolvendo um Blog para ajudar as pessoas que queiram vir para Nova Zelândia. Venho postando informações sobre vistos, acomodação,escolas, dicas de economia etc.
    Mas tenho percebido que o Blog se perde com tantos comentários escritos, então resolvi fazer no formato de Site.
    Go…staria da opnião de vocês. Qual dos 2 ficam melhor. De uma olhadinha no site e no blog e me digam o que vocês mais gostaram.Obrigada.O site é : http://sites.google.com/site/brazilkiwi/Welcome
    O Blog é: http://brasileirosnanovazelandia.blogspot.com/

  31. 26/01/2010 12:50

    Hello,

    Last year bab.la and our blog Lexiophiles launched the Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2009. It was rewarding and we really enjoyed bringing the exchange blogger community together, and here we go again:

    It’s time for The Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2010, also known as IX10.

    We are looking for the top 100 blogs about life abroad and your blog has been nominated. The nomination period goes from January 22nd to January 31st. Feel free to spread the word among bloggers writing about life in a foreign country.

    The voting starts on February 1st and goes till February 14st 2010. At the end of the two-week voting period, the blogs with the most votes will win.

    If you want to read more about IX10 visit Lexiophiles (http://www.lexiophiles.com/featured-article/the-top-100-international-exchange-and-experience-blogs-2010).

    Send me an email in case you don’t want to be included in this list or if you have any further questions about the competition.

    Kind regards,

    Priscila
    On behalf of the bab.la and Lexiophiles team

  32. 01/02/2010 16:13

    Dear blogger,

    It’s voting time for The Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2010!

    This is a user-powered competition, so in order to win your blog needs votes. To improve your chances and make it easy for you, we have created a button you can place on your blog so all your family and friends can vote for you! Just place the code below into your blog to embed the button into it. The button will direct voters to the voting page.

    You can check out the full list of blogs that have been nominated and vote for them in Lexiophiles (http://www.lexiophiles.com/ix09/vote-for-ix10-here).

    Get in touch with your readers and friends and ask them to show their support by voting for you now! The voting period goes from Feb. 1st to Feb.14th.

    Good luck,

    Priscila
    On behalf of bab.la and Lexiophiles team

  33. 02/02/2010 15:45

    Em primeiro lugar, meus parabéns pelo seu site. É uma ótima ideia, e um maravilhoso ponto de referência para quem está começando a se informar sobre expatriados.
    E é sobre isso que quero lhe falar. Estou escrevendo uma matéria sobre como é a visão dos estrangeiros assim que se mudam para o Brasil. Será que você poderia me indicar alguma fonte para entrevistar?

    Agredeço desde já e parabéns novamente.

    • glendadimuro permalink
      02/02/2010 19:40

      A Ingrid, colaboradora aqui do Blog voltou para o Brasil ano passado!

      • João Pedro Paranhos de Castro Netto permalink
        21/03/2011 0:28

        Me interessei em cursar o ensino médio no exterior, e gostaria de saber mais sobre isso. Se puder, entre em contato comigo. Meu e-mail é jpcastronetto@uol.com.br.
        Grato.

  34. 18/02/2010 9:39

    Dear Blogger,

    The results are now in for the Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2010 and we have some great news – you and your blog made the Top 100 list!

    Congratulations from the team at bab.la and Lexiophiles! We had more votes for this competition than we have ever had before – over 19,000 – so you should be really proud of yourself for pleasing so many readers!

    We have published the entire list of blogs and how they ranked after the voting on our bab.la site (http://en.bab.la/news/top-100-international-exchange-experience-blogs-2010). There you can also find a nice map showing where the top 100 bloggers are located around the world. It’s possible to add the map to your website by coping and pasting the code available next to it.

    We have also created an “IX 10 Top 100” button for you to put onto your blog. Please e-mail me and I’ll send you the button code.

    We enjoyed this competition a lot and really hope did too. Keep your eyes on bab.la and Lexiophiles for the next one!

    Kind regards,

    Priscila
    On behalf of the bab.la and Lexiophiles team

  35. 13/04/2010 18:48

    Olá, parabéns pelo blog! Gostei muito dele. Tenho um blog para quem tem saudade de Porto Alegre e para todos que queiram ver imagens deste canto do Brasil. O blog apresenta o cotidiano, as qualidades e as regiões de Porto Alegre.

    Gostaria de linkar nossos blogs? Ofereço também um espaço para um release sobre o teu blog, basta me mandar o texto por e-mail. Ficaria muito feliz se pudesse ter a oportunidade de te enviar um release, também.

    Meu blog, é: http://vivendoportoalegre.blogspot.com/

    Muito obrigado pela atenção!

  36. 26/07/2010 0:32

    Blz pessoal?

    Eu estou divulgando meu blog. E queria propor uma parceria.

    visitem meu blog http://www.marcelogoes.com

    abs

    Marcelo

  37. 02/08/2010 11:24

    parabens e obrigado pela ajuda muito bom todas as informasoes

  38. 13/09/2010 19:16

    No ano passado, me mudei para os EUA e comecei a escrever um pouco sobre minhas impressões num blog caseiro, para familiares e amigos. Meu marido e eu estamos em constante ponte aérea. Esse ano tivemos a oportunidade de visitar o Havaí, o Japão, a Tailândia, o Camboja, a Indonésia, a Espanha e a Alemanha, entre outros.

  39. Samara Rodrigues permalink
    27/10/2010 14:14

    Olá!!! Estou em Aix-en-provence a 2 dias e não consigo encontrar um professor de francês..já tentei alguns cursos mas todos vão demorar para começar turmas para iniciantes.. Vou passar 9 semanas aqui e não quero perder tempo preciso fazer algo!!!!

    Será que algué, conhece alguém que der aulas particulares de francês em Aix-en-Provence?

  40. Antonio Carlos T Lima permalink
    25/01/2011 15:18

    Gostei muito do blog.
    Parabéns a todos.

    Paz.

  41. 24/07/2012 15:06

    Adorei ao site, vou aposentar-me em breve queria morar no exterior, tenho dúvidas, porque só conheço Portugal, Extremadura (Espanha) e Buenos Aires (argentina); estou estudando inglês, para poder viajar aos Estados Unidos.
    Tenho curiosidade de morar no exterior, pelo menos uns 3 meses, quando aposentar, queria a opinião dos blogueiras, qual a indicação de lugar.
    Celta

  42. Sergio Grasselli permalink
    23/09/2012 1:43

    Olá para todos. Estou pensando em cursar Mestrado com ênfase em TESOL(Teachers of English to Speakers of Other Languages) nos Estados Unidos, porém, não sei se vou conseguir revalidar o Diploma aqui no Brasil. Alguém já conseguiu revalidar este curso? Ou se conhecem alguem que possa me ajudar?

  43. Geane permalink
    05/03/2014 16:07

    Olá!! Irei terminar meus estudos no final deste ano de 2014 em Direito, após terminar gostaria de dedicar minha carreira nos Estados Unidos, alguém poderia explicar quais os primeiros passos para conseguir? Sei que ao conseguir a minha OAB aqui no Brasil não irá valer no outro país, porém o que devo fazer para atuar lá?? Obrigada!!!

  44. 11/03/2014 15:06

    Adorei o Blog estarei seguindo. Moro na Espanha a 6 anos sempre quis contar minhas experiencias na Europa. Estarei em breve postando fotos e compartindo minha vida pessoal com blogueiros do mundo inteiro e contando as dificuldades q se percorre para conquistar o sonho Europeu e Americano. Beijo a todos da Brasil com z.

  45. Jorge permalink
    28/02/2015 21:41

    Olá, acompanho o blog há tempos, fiquei triste pelo tempo que ficou parado e muito feliz pela volta com força total. Uma sugestão que dou é de fazerem um post mostrando o paradeiro dos antigos autores, seria bem interessante saber se ainda estão fora do Brasil, com o que estão trabalhando, etc. Sucesso sempre!

    • Carla Guanais permalink
      01/03/2015 19:21

      Obrigada Jorge! Continue acompanhando, teremos um monte de novidades! Alguns autores não temos mais contato, mas sua ideia é interessante e podemos tentar organizar um post sobre isso sim! 🙂

Trackbacks

  1. Blog Brasil com Z nas Redes Sociais!!!! | Brasil com Z
  2. Uma crise intrigante e duvidosa | Brasil com Z
  3. Fiquem Ligados e Sigam-nos nas Mídia Sociais ! | Brasil com Z
  4. 8 Coisas que Aprendi Vivendo na Holanda | Brasil com Z
  5. Café-da-manhã pela Europa | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: