Skip to content

Paz no meio do caos

31/10/2008

Flor do Exílio
Londres, Inglaterra

O Hyde Park é o maior parque do centro de Londres cobrindo 2.5 km² juntamente com o Kensington Gardens

Meu lugar preferido em Londres sem sombra de dúvida é o Hyde Park. Uma escolha não muito original, mas tive a sorte de ter morado nas redondezas por algum tempo e de ali ter passado muitas tardes de verão memoráveis.

Não estou dizendo que não se deva visitá-lo no inverno, muito pelo contrário. O lugar é bem frequentado o ano inteiro. Quando neva, muitos vão ao parque para brincar na paisagem embranquecida. Na primavera, acredito que o parque esteja no seu primor com os lindos canteiros de flores cuidadosamente arranjados. E no outono, a paisagem muda com a folhagem das árvores adquirindo diversas tonalidades antes de cair de vez. No entanto, é mesmo no verão que a coisa ferve .

Milhares de londrinos desesperados por um pouco de sol invadem o parque trazendo consigo cestas de piquenique, um livro, uma bola ou um filtro solar para passar o dia esparramado sobre a grama. Grupos de pessoas se reúnem para jogar voleibol, hockey sobre patins ou arremessar bumerangues. Casais passeiam de mãos dadas, crianças fazem fila para comprar sorvete e rola muita paquera entre os jovens. Turistas fotografam os esquilos e idosos alimentam os patos. Há dias em que partes do parque fecham para eventos, mas nunca falta espaço para ninguém.

Onde no passado membros da família real se divertiam caçando animais selvagens, hoje há restaurantes, quadras de tênis e futebol, concertos de rock,  trechos para cavalgada e muito mais. É permitido andar de bicicleta, patins ou skates e há banheiros públicos próximos às entradas. Veja bem que as cadeiras reclináveis são alugáveis, mas os bancos fixos são gratuitos.

Equivalente ao Central Park de Nova Iorque, o Hyde Park ocupa uma parte imensa da região centro-oeste de Londres. Pode-se chegar ao parque através de cinco estações de metrô. Dois séculos atrás, o parque original foi dividido em duas partes dando origem ao Kensington Gardens na parte oeste, onde situa-se o Kensington Palace. Este foi moradia da Princesa Diana desde que se separou do Príncipe Charles até sua morte em 1997. Em 2004 foi inaugurado uma fonte memorial em sua homenagem na parte sudoeste do Hyde Park.

O lago Serpentine divide o parque ao meio e tem esse nome devido ao seu formato de cobra. Há pedalinhos, canoas de remo e uma piscina que abre apenas no verão. Esse lago deu o nome à Serpentine Gallery, uma galeria de arte moderna que fica no Kensington Gardens. Próximo dali, está o Albert Memorial que a rainha Victoria mandou construir em homenagem ao falecido marido. Em frente ao memorial, já do lado de fora do parque fica o Royal Albert Hall, uma sala de espetáculos culturais onde já se apresentaram os artistas mais renomados do mundo inteiro.

Voltando ao Hyde Park, não poderia deixar de citar o Speaker’s Corner localizado no extremo nordeste, próximo à estação de Marble Arch. Ali, qualquer um pode discursar informalmente sobre qualquer assunto e exercer a liberdade de expressão. Marx, Lenin e George Orwell fazem parte da lista dos que já discursaram ali.

Muitos podem achar outros parques mais bonitos em Londres, o que felizmente pode bem ser verdade pois estamos muito bem servidos nesse departamento. Mas nenhum outro parque tem tantas coisas interessantes para se visitar, visto que nem pude citar aqui todas as atrações do parque. É um verdadeiro oásis de tranquilidade no meio da loucura de Londres.

2 Comentários leave one →
  1. Carol Carvalho permalink
    02/11/2008 6:07

    Olá! Me chamo Caroline Carvalho, sou estudante do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco e estou, juntamente com meu grupo, desenvolvendo um trabalho para disciplina de Sociologia do Turismo. Nosso trabalho insere-se no tema “Turismo e Tecnologia”, para isso escolhemos como assunto os Blogs de viagens. Bem, gostaríamos de fazer, se possível, uma entrevista contigo. Uma breve entrevista, de apenas 9 questões. Poderíamos enviar-lhe um e-mail com o
    questionário ou marcar um horário para conversarmos no msn, da melhor forma que vc achar! Precisamos disso até o dia 05/11/08. Aguardo ansiosamente sua resposta! Por favor, para entrar em contato comigo podes mandar um e-mail para
    karoline_carvalho@hotmail.com ou através do orkut, o link: http://www.orkut.com.brMain#Profile.aspx?uid=2525900943912314080
    Muito obrigada pela atenção!

    Carol.

  2. Fabiano Felix permalink
    02/11/2008 18:16

    Boa tarde! Bom, li todos os seus posts sobre Londres, tenho 17 anos, e sonho morar em Londres desde criancinha. Li tudo sobre empregos, moradia, preconceito, etc! Gostaria de manter contato com você sobre essa cidade, sobre empregos que estão em alta, ou com oque você puder ajudar! Pois eu ainda tenho 17 anos, e posso escolher minha profissão, então gostaria mesmo de manter contato com você. Se for possível, por favor mande um e-mail para mim – fbnfelix@hotmail.com. Estarei esperando.

    Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: