Temas

O Brasil c om Z quer falar sobre assuntos que são interessantes para todos os brasileiros, não importando o lugar para onde se esteja indo. Esses são alguns temas já abordados aqui no BZ:

  • Primeiras Impressões – Chegando no novo lugar, qual é a primeira impressão ao chegar nesse novo pedaço de terra depois de baixar do avião.
  • Mercado de Trabalho – Pelo menos 90% das pessoas que saem do próprio país, o fazem por causa das condições de TRABALHO. Em busca de melhores condições de vida. Isso talvez é até para matar a curiosidade e ver se realmente se vive bem fora do Brasil. É claro que, de quebra, podemos passear e interagir com os outros povos, mas antes precisamos de grana. A não ser que você seja um felizardo que não precise se preocupar com o vil metal.
  • Preconceito – Existe preconceito contra estrangeiros no exterior?
  • Saudades – A cabeça voltada para o passado, quem não sente saudades?
  • Condição de vida – Quais são os custos de vida nesse novo lugar? Como é em relação ao Brasil? Habitação? Contas? Comida? Transporte? Impostos? Banheiro Público? Eletrodomésticos? Telefonia? Balada? Cerveja? etc…
  • Burocracias – Que novas e velhas burocracias estão presentes nessa nova sociedade? Alguma coisa que seja totalmente absurda para o nosso entendimento?
  • Lugar preferido – Qual seu lugar preferido na sua nova cidade? O que você costuma fazer por lá?
  • Como economizar – Artigos que ajudariam muito a vida de outros turistas e imigrantes. Brasileiros sempre tem uma boa dica.
  • Curiosidades – O que é diferente e o que é igual, qualquer coisa pode ser uma curiosidade. Quais são as coisas e acontecimentos que marcam o dia a dia no exterior desde uma perspectiva tupiniquim.
  • Publicidade e Propaganda – Tem sempre alguma curiosidade presente em pequenas peças de publicidade ou até mesmo de propaganda dos governos. Vale a pena compartir.
  • Diferenças culturais – Por que às vezes é tão complicado se adaptar? Por que resistimos tanto?
  • Cultura – Dicas sobre museus, shows, exposições e outras coisas legais para se fazer em cada cidade!
  • Estudos – O que estudar? Onde? Como?

Quer saber mais sobre determinado aspecto de um país? Alguma curiosidade ou dúvida? Ajude aos nossos colaboradores enviando perguntas e sugestões de temas! Deixe um comentário ou escreva para blogbrasilcomz@gmail.com

Teremos o prazer em tentar ajudar da forma que pudermos!

19 comentários

  1. Adorei o blog. Morei nos EUA, na Espanha e no México, e é muito interessante e enriquecedor ver as diversas culturas nas quais vivemos enquanto viajamos.
    De volta ao Brasil, também estou vivendo uma nova experiência aqui, já que de paulistana virei nordestina, uma cultura desconhecida e fascinante para a maioria dos brasileiros,e pela qual me apaixonei. Um sistema de vida alegre, colorido e calmo. Aqui a gente tem a sensação de envelhecer mais devagar….

  2. Prezada Ingrid,
    Me chamo Fabiane vinente, sou estudante de antropologia na Unicamp, em Campinas, e estou começando um trabalho acadêmico sobre Parentesco. Me chama a atenção como a questão do parentesco aparece na legislação dos diferentes países, daí escolhi comparar a legislação do Brasil e da França com referencia à prole de estrangeiros. Questões como qual o status dos filhos de estrangeiros, condições de patriação, etc. são nosso ponto de base. Achei seu blog através do Google e gostei muito. Gostaria de fazer uma entrevista com você (pode ser via Skype ou pelo e-mail mesmo), pois creio que você tem muitas informações a este respeito. Pode ser? Aguardo seu retorno. Meu e-mail está aí. Abraços,

  3. hola! es una amiga se va a Brasil y quiere enviar sus cosas por navio, sabeis decirme si hay alguna empresa de envio que sepais que es confiable??

  4. Oie gente! Adorei o blog e adorei ver os comentários de brasileiros com sua experiências e aventuras mundo a fora.Bom,eu estou indo para Portugal daqui há poucos dias,e confesso que já me dar vontade de chorar e a saudade de quem ainda nem saiu já me aperta.Tenho um noivo francês que mora em Portugal e confesso que já estou com muito medo do preconceito por lá.Estou largando minha família,minha vida e minha faculdade de enfermagem aqui no Brasil.Estou indo de coração partido,e espero que tudo possa dar certo.Nos casaremos daqui há 3 meses .Gostaria de fazer amizades com brasileiros que moram longe.Um abraço e aqui estar meu email:samynhaphb@hotmail.com

    1. Olá sammya tudo bem contigo,então já esta em Portugal? Olha estava lendo seu depoimento, vou contactar contigo por email ok? Eu vivo em Portugal há 6 anos e gosto muito de viver cá. Espero que tu tbm se adapta à cultura Portuguesa. Abraços

  5. Sou estudante do ultimo ano de Tecnologia em Radiologia graduado. E gostaria muito de mudar de pais. Pois não tenho muita grana e estou perdida.

  6. Oi Gente,
    preciso urgente de uma dica de como transportar pertences do Brasil para Espanha. Já utilizei o Brasbox, mas agora eles não respondem meus emails. Gostaria de enviar da maneira mais econômica. Alguém sabe alguma empresa?
    Obrigada

  7. Gostaria de saber como é a vida de um brasileiro que pensa e quer produzir cultura. A área é de um modo geral é muito desvalorizada no Brasil, e queria saber de brasileiros que sairam do Brasil e trabalham não apenas em emprego formal (me formei e pedagogia, mas trabalhei c/ projetos de financiamento e avaliações pedagógicas, e administrativo). Tenho um sentimento com a Arte que cada vez mais grita e o Brasil é um lugar infeliz pra muita coisa que se quer fazer, desorganizado até no quesito ter um registro, uma zona que não suporto mais. Sempre gostei do mundo, já viajei ao exterior 2x e nenhum estranhamento, pelo contrário, um alívio q nem sei explicar. Tenho saudades de uma outra forma de viver, pensar, ver acontecer. Vejo um pouco do que quero em alguns países, estudo inglês e espanhol p/ ajudar na mudança definitiva, e depois de tanto escrever gostaria de saber… Tem espaço pra brasileiro que quer trabalhar com Arte (dança, literatura, escrita)?
    Queria ler depoimentos a respeito…Obrigada

    1. Gostaria de saber o nome das instituições que regem as carreiras artísticas/literárias, tipo sindicato, associação de nível nacional. é difícil pesquisar estas instituições.

  8. Adorei o Blog as histórias das experiência das pessoas em outros países Adoro! É realmente facinante as diferenças culturais. Moro na Espanha a 5 anos e só depois de voltar ao Brasil senti uma enorme necessidade de expressar minha experiencias nada agradavel em um blog que pretendo começar em breve. Voltarei sempre

  9. Estamos com planos para morarmos na Itália…nossos filhos irão para cambridge e queremos ficar mais perto…temos renda que considerando uma vida modesta o que ganhamos. ..algo por volta de 30 mil reais de aposentadoria da pra viver ….depois dos filhos formados pretendemos voltar para o Brasil…Como poderíamos conseguir ficar no país???

  10. Sobre adaptação e saudades…
    Um pouco de reflexão pode fazer bem à alma… Faltam poucos dias para findar o meu primeiro ano de França. Fim deste mês retorno à Avignon(moro Monteux, ao lado), para renovar meu visto, desta vez, oficialmente casada com um cidadão Françes… Este seria outro tema, fica para depois.
    A parte mais difícil da saudade, não creio que seja exatamente Sol, (sou nordestina), o mar a gastronomia etc… Mas, a saudade dos seus que ficaram!
    Para sair um pouco do meu silêncio consentido e isolamento do mundo, hoje decidi procurar contatos! Mesmo que sejam inicialmente virtuais. Tenho a esperança de ultrapassar esta linha tênue e invisível que como uma revelação me vem à mente: o isolamento, a saudade dos seus: filhos, amigos, parentes, não importa. Porque ser brasileiro significa sobretudo ser aberto, disponível e estar praticamente sempre rodeado de pessoas.
    Desejo então ao expressar virtualmente minha saudade, conseguir atenuá-la, porém talvez o mais importante seja encontrar um eco do outro lado, um ouvido voz e calor humano vindo lá do outro lado do oceano, ou melhor ainda quem sabe, o acaso me apresente Brasileiros próximos! Alôô…
    Ilka Melo Steing.

  11. Quanta coisa interessante se vê por aqui através dos olhos e coração de cada um. Realmente somos diferentes. Parabéns ao blog e ao criador dele! Uma pergunta: qual o valor do salário mínimo – se é que existe um sal.mínimo – na Itália? E, se existe, é o mesmo salário pago na aposentadoria? Sou viúva com 55 anos, moro no Brasil, mas este ano decidi ir morar em Verona em definitivo. Agradeço muito se puder me ajudar. Gde. abraço

    1. Não existe um salário mínimo fixo na Itália. Mas a aposentadoria tem um mínimo de 501 euros. Aposentar na Itália não é simples. Mulheres só depois dos 63 anos e com pelo menos 20 anos de contribuição. O melhor é consultar o consulado italiano, após o reconhecimento da sua naturalização italiana.

  12. Adorei o Blog ! Estou sofrendo por antecipação, meu namorado é Holandês e vou pra lá em setembro para ver a adaptação, mas o medo já está a mala ! Kkkk espero que sejam sociáveis e fáceis e fazer amizade, torçam por mim ! Kkkk

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.