Skip to content

Saúde vai bem Obrigado

22/07/2009

bz_colaborador Oscar Augusto

               Colaborando de Cingapura

Cingapura Flag

O sistema de saúde em Cingapura é reconhecido internacionalmente por estar entre os melhores do mundo. Em seu último Relatório Mundial sobre sistemas de Saúde Publica, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou Cingapura como sexto melhor sistema entre 191 países e foi ainda considerado o melhor sistema de saúde publica da Ásia.

É difícil imaginar um país que poderia fornecer um exemplo mais valioso do que Cingapura. Esta cidade-estado do sudeste asiático é reconhecida como um superstar de saúde, especialmente quando se comparam indicadores demográficos diretamente ligados a saúde, quando comparado aos Estados Unidos por exemplo. A Expectativa de vida nos E.U.A é de 78 anos, em, Cingapura é 82 anos. A taxa de mortalidade infantil é quase insignificante com apenas 2,3 óbitos por 1.000 nascidos vivos, contra 6,4 nos E.U.A.

Um fato interessante de ser observado os E.U.A tem 2,6 médicos a cada 1.000 pessoas, contra 1,4 em Cingapura. Os Estados Unidos têm 9,4 enfermeiros por 1.000 pessoas; Cingapura, apenas 4,2.  Mas certamente não menos importante, é a questão dos gastos em saúde publica: os E.U.A gastam quase 16 por cento do seu PIB em cuidados de saúde, enquanto Cingapura gasta menos de 3,7 por cento.

Para citar exemplos, Cingapura oferece um poderoso estudo de caso. A população é saudável, o seu sistema não está sobrecarregado por profissionais médicos, e a despesa com os cuidados de saúde não consomem grande parte do orçamento domestico.

Então como é que Cingapura conseguiu fazer isto?

Oitenta e cinco por cento de cobertura de saúde e feita através da Medisave, um conta poupança nacional de saúde (HSA), programa introduzido em 1984. Tal como os encontrados nos E.U.A, as contas Medisave são isentas de impostos, possuem rentabilidade, e ainda recebe parte desta poupança depois da morte. Porem, o  dinheiro só pode ser utilizado em tratamentos médicos como hospitalização, cirurgia e radioterapia.

Além da Medisave, as pessoas podem pagar mais por seguro facultativo chamado MediShield que ajuda a cobrir os cuidados associados com doenças prolongadas, que podem acabar custando muito caro.

O elemento escolha do consumidor e evidente em Cingapura, no que se refere as praticas de internação, embora 80 por cento da assistência hospitalar no país seja feita por hospitais públicos. Nestes hospitais públicos, os pacientes podem escolher diferentes classes de acomodação.

O Ministério da Saúde também tem uma página web, que relaciona os custos de um vasto conjunto de condições e procedimentos para informar os pacientes sobre as prováveis despesas médicas, uma vez internados.

Para garantir que todos seus cidadãos tenham acesso a preços acessíveis a saúde básica, serviços médicos de básicos são fortemente subsidiados pelo governo, através de hospitais públicos e policlínicas com receita proveniente da tributação geral.. Alem de existir uma tabela única referente aos procedimentos. O ministério da saúde de Cingapura regulamenta todos os prestadores de saúde.

One Comment leave one →
  1. 27/07/2009 8:39

    Muito interessante o blog! Adorei a iniciativa de voces! Voltarei mais vezes!

    Um abraço e boa semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: