Puerta de Alcalá

Imagem: Puerta de Alcalá por Roberto Sena

Voltando a falar sobre os lugares e monumentos de Madrid, hoje o grande destaque é a linda e gigantesca Puerta de Alcalá. Situada em frente a entrada principal do Parque do Retiro, o monumento foi construído pelo rei Carlos III, que promoveu vários projetos para embelezar a cidade (incluindo as fontes de Neptuno e Cibeles, entre outras).

Antes da porta atual existia uma antiga, construída em 1599, erguida devido a chegada na cidade, de Margarita de Austria, esposa de outro rei, Felipe III. Mas enfim, vamos deixar esses personagens de lado e voltemos ao assunto principal. A construçao anterior tinha um arco central, muito parecida com a atual porta, encima havia uma estátua de Nossa Senhora das Mercedes..

Em 1764 a porta antiga foi derrubada para ampliação da rua de Alcalá, e em 1778 a nova estava sendo inaugurada. O arquiteto responsável pela estrutura que embeleza a cidade foi o italiano Francesco Sabatini. Formada por três arcos, sendo o centrar o maior de todos, o estilo neoclássico impera em todas as suas facetas. Todo o granito utilizado foi extraído da serra madrilenha.

Quem estiver em visita pela capital espanhola trate de incluir mais esse monumento em sua rota, se é que já não está!