Oscar Augusto
Estados Unidos

 

Este será o meu primeiro Valentine’s day aqui nos Estados Unidos. Mas o que é esta data? Afinal de contas nós no Brasil comemoramos o dia dos Namorados em Junho e como assim aqui é em Fevereiro?

Sim! Todo ano a cada Fevereiro, em todo o país, doces, flores e presentes são trocados entre entes queridos, tudo em nome de S. Valentim. Mas afinal quem é este misterioso santo e por que o dia dos namorados é em Fevereiro aqui nos EUA?

A história do Dia dos Namorados – e seu santo padroeiro – está envolta em um certo mistério. Mas percebe-se facilmente numa volta pelo comercio que o mês de Fevereiro tem algo de romance pelo ar, as lojas ficam todas decoradas para o tão esperado St. Valentine’s Day, como nós conhecemos hoje, porém a historia desta data contém vestígios lá dos tempos dos romanos.

Então, quem era Saint Valentine e como ele se tornou associado a este antigo rito? Hoje, a Igreja Católica reconhece ao menos três diferentes santos chamados Valentim, todos mártires.

Uma lenda diz que São Valentim era um sacerdote que serviu durante o século III, em Roma. Quando o Imperador Claudius II decidiu que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, ele proibiu o casamento dos homens jovens – seus soldados em potencial. Valentine, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Claudius e continuou a realizar casamentos de jovens casais em segredo. Quando as ações de Valentine foram descobertas, Claudius ordenou que ele fosse condenado à morte.

Na Grã-Bretanha, Dia dos Namorados começou a ser popular no século XVII. Em meados do século XVIII, era comum entre amigos e namorados de todas as classes sociais trocarem pequenos presentes e anotações manuscritas. Até o final do século quando, os cartões impressos começaram a substituir as tradicionais cartas.

Os cartões prontos eram, e ainda são mesmo com os cartões virtuais de hoje em dia, um jeito fácil para as pessoas expressarem as suas emoções em um momento em que a expressão direta dos sentimentos era desencorajada. Tarifas postais mais baratas também contribuíram para um aumento na popularidade de enviar saudações do Dia dos Namorados.

Aqui nos Estados Unidos os americanos provavelmente iniciaram sua troca de cartões feitos à mão no início dos anos 1700. Na década de 1840, Esther A. Howland começou a vender os primeiros cartões produzidos na América.

De acordo com a Greeting Card Association, cerca de um bilhão de cartões dos Namorados são enviados todos os anos, tornando o Valentine’s day o segundo evento de maior envio de cartões do ano. (Cerca de 2,6 bilhão de cartões são enviados para o Natal.)

Um fato curioso é que cerca de 85 por cento de todos os cartões são comprados por mulheres aqui nos EUA. Talvez o homem queira economizar já que segundo a tradição ele deve pagar o jantar. Mas com toda esta neve e frio que anda fazendo por aqui o jeito é fazer um jantarzinho em casa mesmo.

 Além dos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é comemorado no mes de Fevereiro no Canadá, México, Austrália e em vários países da Europa.