Skip to content

Valentine’s Day & Carnival

14/02/2010

Flor do Exílio
Londres, Inglaterra



Poster do novo filme Valentine's Day.

O Dia dos Namorados no Reino Unido é chamado Valentine’s Day e é comemorado no dia 14 de Fevereiro assim como em quase todo o mundo. Apenas no Brasil comemora-se a data no dia 12 de Junho, já que Fevereiro é mês de Carnaval. Fora a data e o nome diferente, a comemoração em si é parecida ao modo brasileiro com casais trocando presentes e jantando fora. Aqui trocam-se também cartões (que eles chamam de “valentines”), flores e chocolates, inclusive entre familiares e amigos e não apenas entre namorados. Os britânicos adoram dar e receber cartões ilustrados em todas as ocasiões especiais; existem lojas especializadas em cartões comemorativos em toda parte.

Já o Carnaval, que aqui se chama Carnival, passa batido por essas bandas no mês de Fevereiro, exceto por algumas fotos do Carnaval brasileiro que saem estampadas nos jornais daqui. Os clubes brasileiros em Londres organizam suas festas, mas nada que se compare aos bailes carnavalescos espalhados pelo Brasil. Algumas cidades no interior da Inglaterra e em outros países da Europa comemoram o Carnaval em Fevereiro, mas em Londres a comemoração é feita no final de Agosto nas ruas do famoso bairro de Notting Hill (sim, o mesmo do filme com a Julia Roberts e o Hugh Grant). A época é mais apropriada pois pular Carnaval no frio de Fevereiro não iria atrair muitos foliões como em Agosto quando é verao por aqui.

Trata-se de uma versão mais pra caribenha do que brasileira em si com mais salsa do que samba, mas sempre há a participação de escolas de samba brasileiras. No final, a festa se torna um carnaval multicultural refletindo a influencia imigratória da cidade. No entanto, todo ano existe grande preocupação com a violência devido ao grande número de participantes que exageram no álcool ou se drogam, coisa que vi com os meus próprios olhos quando fui conferir a festa há muitos anos atrás.

O Notting Hill Carnival supervisionado pela Metropolitan Police

A curiosidade fica por conta do Pancake Day, comemorado na terça-feira de Carnaval (Shrove Tuesday) que é um dia antes da quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma. Nesta data, a tradição é comer panquecas recheadas com açúcar e suco de limão siciliano, golden syrup (parecido com o nosso Karo) ou geléia.

A panqueca mais popular entre os ingleses é recheada com apenas limão e açúcar.

Entre Valentine’s Day, Carnival e Pancake Day, eu sei bem o que vou comemorar… comendo panquecas, é claro!

2 Comentários leave one →
  1. 15/02/2010 11:05

    Hahahaha
    Eu mandei um texto falando sobre o Pancake’s day aqui na Irlanda, sua vizinha! 🙂

    Eu vi o filme no sábado e gostei !!!

    Na dúvida do que comemorar , comemore os dois!
    bjs

  2. Nany permalink
    26/01/2012 1:39

    me ajudou muito essa pesquiza
    vlw aiii
    ;D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: