Skip to content

Esportes na Nova Zelândia

04/03/2010

Jeanine Almeida
Wellington

Os kiwis em geral adoram praticar esportes e os mais famosos aqui são o rugby e o cricket. Por incrível que pareça o futebol é considerado um esporte feminino. Mas até faz sentido achar futebol um esporte de mulheres, tamanha é a violência do rugby. Cada vez que eu assisto uma partida de rugby eu fico impressionada com o tamanho dos jogadores. Parecem gigantes se compararmos com jogadores de futebol, principalmente os jogadores do time mais famoso do mundo de rugby, o All Blacks.

O  rugby é paixão nacional na NZ e o evento mais importante do ano, sem dúvida alguma, é o Sevens. O Sevens é um campeonato de Rugby que acontece em fevereiro na capital do país, Wellington e no qual cada time possui apenas 7 jogadores invés de 15 e o tempo de jogo é mais curto. Times do mundo inteiro vêm jogar pelo compeonato. Mas o melhor de tudo não é o jogo e sim a festa que acontece na cidade. Já desde cedo é possível ver pessoas fantasiadas na cidade, rumo ao estádio. Tem fantasias de todos os tipos e qualidades. Tem todos os tipos de super heróis, tem personagens de contos de fadas, de filmes, tem coisas mais malucas como sanduíches e até de box de chuveiro. É como se fosse o carnaval na Nova Zelândia e é muito divertido ficar em um barzinho no centro da cidade admirando a criatividade deste pessoal.

Outro esporte bastante praticado aqui é o cricket, e eu não sei como eles têm paciência pois é um esporte muito chato. Eles também jogam muito golf no país todo, que ao contrário do Brasil, é bem popular e não é um esporte praticado só pela alta elite. É impressionante a quantidade de campos de golf que existem por aqui!

Por causa do clima na Nova Zelândia, nas escolas os esportes são divididos em categorias, e existem esportes praticados só durante o verão, ou só durante o inverno. O futebol é praticado no inverno,  junto com esqui e bodyboard. No verão eles praticam sailing, wind surf, paraquedismo, caiaque, remo, tracking, surf, mergulho, etc. Mas não pensem que a chegada do inverno impede os kiwis de praticarem estes esportes mesmo nos dias mais frios. Já cansei de ver muitos malucos mergulhando no mar, surfando ou andando de caiaque em dias extremamente frios. E considerando a temperatura da água aqui, tem que ter muita coragem para praticar esportes na água mesmo durante o verão. Tinha um colega meu que acordava às 4h da manhã para ir surfar antes de ir trabalhar. Que disposição!

Enfim, os neozelandeses são muito ligados aos esportes e incentivados a participar desde criança. E é invejável a disposição que eles tem para isso. Lembro quando fizemos a caminhada de 12 km em Tangariro, que eu fiquei com muita vergonha ao ver velhinhos com mais de 60 anos nos ultrapassando com a maior facilidade. Essa é a disposição que qualquer um gostaria de ter na velhice. Essa é a consequência de uma vida tão ativa e saudável.

3 Comentários leave one →
  1. glendadimuro permalink
    04/03/2010 12:38

    Jeanine! Legal o post!
    E adorei ver que as minhas “dicas de formatação” deram super certo! Estás independizada agora! 🙂

  2. 04/03/2010 14:46

    Jeanine, muito interessante o seu post! Realmente a impressão que tive é que o Brasil é o país do futebol, e só… não temos muito mais que isso. Está certo que somos fortes no volei, natação, judo, tênis, mas não tem tanta gente comum praticando esportes variados assim como os que você descreveu da NZ.
    Parece ser um lugar legal de conhecer. Fiquei com vontade de ver essas fantasias e participar da festa antes dos jogos!

  3. 04/03/2010 18:28

    A Nova Zelândia é uma delícia. Passei o ano novo de 99 pra 2000 lá e, na volta, passei dois dias em Buenos Aires (sem nem imaginar que 3 anos depois estaria morando aqui!) haha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: