Ana Tereza Merger 
Provence, França
 

 

« É possível ver algum campo de lavanda em maio? Porque só encontrei em outros sites, comentários a respeito da colheita e não da floração. » Maude.

 Respondendo a pergunta da Maude, não, não é possivel ver um campo de lavanda florido em maio simplesmente porque este arbusto flore entre o fim de junho e agosto.

Em julho começa  a colheita das flores para a preparação dos óleos essenciais que vão dar origem ao conhecido perfume. Doce e leve ele nos lembra roupa limpa e passada esperando sair da gaveta e isso acontece por uma boa razão: a lavanda tem propriedades antisépticas, bactericidas, desinfetantes, calmantes e antiespamódicas.

Se você tem alguma dúvida sobre esse odor é só pensar na alfazema nome da lavanda em português. Engraçado como a mesma planta traçou caminhos tão diferentes. Se no Brasil ela não é levada muito à sério e é usada como base em perfumes relativamente baratos, na Provence ela tem outro status.

A lavanda se adaptou tão bem ao clima e ao solo calcário do sul da França que se tornou uma das forças da região. Hoje, mais de 8.400 hectares são dedicados à plantação da lavanda e 2.350 ao lavandin (que rende muito mais do que a lavanda tradicional, mas que tem um perfume inferior).

Normalmente a colheita pode ir até setembro e depois de dois ou três dias de secagem as flores são levadas à destilaria equipada de um alambique clássico. A essência de lavanda é reservada aos perfumes finos e aos cosméticos, já o lavandin perfuma os sabões, os amaciantes e os produtos de limpeza. As flores de lavanda também podem ser usadas secas em sachês e ursos de pelúcia como os que são vendidos nos mercados das praças de Aix-en-Provence.

Para quem quer levar para casa outro tipo de lembrança o ideal é passear pelos magníficos campos de lavanda no planalto do Vancluse, no departamento de la Drôme, du Gard e ao norte de Nîmes.