Skip to content

Costumbres Argentinas II

08/04/2010

Nadja G.
Buenos Aires, Argentina 

 

Como promessa é dívida, estou escrevendo mais um post sobre costumes argentinos. Então vamos mergulhar novamente no maravilhoso mundo de “las costumbres argentinas”!

 – Por que tem uma garrafa no teto deste carro? Foi o que eu pensei muitas vezes, até que alguém fez o favor de me explicar. Quando eles querem vender o carro, eles colocam uma garrafa – qualquer garrafa – no teto pra chamar a atenção dos passantes. Claro que só fazem isso quando o possante está estacionado, né? Vejam as ilustrativas fotos que eu tirei (e as belezocas que estão pra vender!). Acho o máximo!

 

Provecho! – Quando estamos comendo em um lugar onde as outras pessoas nos conhecem, como no escritório ou em algum restaurante perto, os conhecidos passam e falam “provecho!”, o equivalente a “bom apetite”. Por um lado é educado, por outro é um saco porque você está comendo e tem que falar “gracias” de boca cheia.

 – Convite de casamento – aqui é um negócio engraçado. Primeiro que os noivos podem te convidar só para a cerimônia religiosa, ou só pra festa ou só pra festa mas depois das duas da manhã (pro povo não participar do jantar). Ou pros três, claro. Não é bizarro? Imagina se acontece isso no Brasil, as picuinhas e fofocas que não ia gerar, tipo “Soninha me convidou pro casamento depois das duas da manhã! Depois de tudo o que eu fiz por ela, mal-agradecida, nem um bifinho mixuruca com molho de cogumelo e nome afrancesado ela quer me dar!”. (Ia começar a escrever os outros costumes que eles têm nos casamentos (como o hilário “carnaval carioca”) mas são muitos, então fica pra outro post! ) 

 – Uniforme da escola – os uniformes aqui em geral são naquele estilo inglês, os meninos de terninho e gravata e as meninas de camisa e sainha plissada xadrez. Acho tão fofo!   

El asado – Ah, el asado! Não se pode falar de costumes argentinos sem falar do asado, o churrasco argentino. Orgulho nacional! Além do gosto intrínseco pela carne – li esses dias que a Argentina é o país que mais consome carne no mundo – o asado é um evento que serve pra comemorar ou só reunir mesmo, mas é quase sagrado. Chorizo (linguiça), chinchulines (miúdos – argh!), bifes de lomo, bifes de chorizo, hummmm… Fim de semana na Argentina tem cheiro de asado (o que é muito triste pra quem não tem nenhum agendado!)

Mi jermu está en la lleca – Eles têm mania de falar algumas palavras invertidas. Parece que é algo original de Buenos Aires, do lunfardo (uma espécie de dialeto daqui que mistura castelhano com italiano e até com português, muito usado nas letras de tango). Não é sempre, mas pra dar um tom divertido, irônico, diferente ou pra disfarçar um pouco o que estão dizendo, eles invertem a ordem das palavras. Por exemplo, a frase que eu escrevi é “mi mujer está en la calle”. As mais comuns são jermu, joraca (que é “carajo”, como em “no entiendo un joraca de lo que estás diciendo”), bolonqui (“quilombo”, gíria que significa zona, bagunça, confusão, como em “se armó un bolonqui que ni te cuento”) e zapan (panza, barriga, tipo “qué zapan tenés, eh? Mucha cerveza!”) . Ás vezes eles não só invertem como cortam a palavra, como “lompa”, que quer dizer “pantalón”, calça. Complicado, né? No começo dá um nó na cabeça, mas depois a gente acostuma e entende!

  Llevar el celu al cole – outra mania bem recorrente na hora de falar é cortar as palavras. Celular é “celu”, colégio é “cole”, oficina (que significa “escritório”) é “ofi”, “por favor” é “porfa”, faculdade é “facu”, cumpleaños (que é “aniversário”) é “cumple” e por aí vai. Isso é até bem mais comum que as palavras invertidas.  Por hoje é só, amiguinhos! Fico devendo então o post sobre os costumes nos casamentos argentinos! E quem sabe até um Costumbres Argentinas III, né?

8 Comentários leave one →
  1. 08/04/2010 12:16

    Esse Chevettinho tá saindo por quanto!

  2. 08/04/2010 12:31

    Muy bueno!!!

  3. Elena permalink
    08/04/2010 15:13

    exeeeelente! amei!…tem um nativo ai entao que nem te conto…!!! rsrs

  4. clah permalink
    08/04/2010 22:43

    Costumbres Argentinas III !!! Porfa!

  5. 11/04/2010 18:48

    Eu diria que essa foto do rapaz cortando a carne é de um churrasco brasileiro… hehe… Eu me impressionei muito aí como era o churrasco, tão formalzinho…
    O carnaval carioca merece mesmo um post!!!! Escreve escreve!!! Teteteretê…. hahaha

  6. 12/04/2010 11:12

    Olha esse negocio de cortar as palavras ao meio tem em varias outras linguas. Por exemplo: em frances: un psi (piscologue), une resa (reservation), le ptit dej (petit dejeuner), un prof. (professeur), la moto (mocyclette), la tele (television)… Sem falar na inversao das palavras, o “verlan” (l’envers). Em holandes tambem tem um montao de palavras cortadas na metade, e tb siglas: creche e’ k.d.v., ensino medio m.b.o, alto ensino e’ h.b.o. que pode ser universitario (u.o) ou tecnico. por exemplo. E tambem eles tem varias siglas para expressoes, como pro exemplo “em referencia a” , “levando em consideracao que…”, “sem mais para o momento…”, “a quem interessar possa”. Uma lista interminavel uma loucuraaaaaaa !!! Eu digo sempre que holandes nao ‘e lingua, e’ codigo secreto !

  7. 12/04/2010 13:05

    RC, nao vi quanto era o Chevettinho, mas nao deve ser muito! haha
    Clah, agora tenho que pensar que mais eles tem de diferente! haha
    Lucy, nao é churrasco brasileiro nao, ele tava cortando chorizo! Vc tá falando que é brasileiro por causa da morena atrás? hahaha Na verdade era um chruras da galera que é meio misturada Brasil e Argentina!
    Anita, que interessante! Adoro essas coisas de idioma.

  8. 14/04/2010 9:50

    Não, eu pensei que fosse brasileiro porque na Argentina nunca vi alguém cortar o chorizo assim! haha Geralmente, “el asador” cortava o chorizo ou a morcilla no meio e passava a bandeja para todos os que estavam sentados. Isso eu achava estranho, que todo o mundo estivesse sentado à mesa como se fosse um restaurante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: