Skip to content

Mercat de la Boqueria, Barcelona

14/04/2010

Lucy Leite
Murcia, Espanha

 

Eu gosto de, entre outras coisas, viajar e de comer, então, nada melhor do que ir ao mercado quando estamos de viagem! No Mercat de la Boquería, ao lado da famosa Rambla de Barcelona, entrando no bairro do Raval, você pode não só comprar frutas e verduras das mais variadas para cozinhar em casa, mas também pode fazer aquele pitstop estratégico depois de andar quilômetros pela cidade.

Há registros de que já desde o século XII havia naquela região barracas de rua nas quais se vendiam víveres, além de realizar pesagens e celebrações para a venda de porcos. Ao longo dos séculos, o mercado foi sendo transladado a várias ruas e a La Rambla, até que, no século XIX, foi assentado no local onde está hoje, já com a separação das barracas de peixe e de carne das demais. Também foi na primeira metade do século XIX a estrutura metálica que se consolidou no começo do século XX.

Hoje em dia, o Mercat de la Boqueria ferve de turistas a qualquer hora do dia. Há bares que servem tapas maravilhosas, além de um restaurante orgânico, chamado Organic, cujo lema, tão criativo, é “organic is orgasmic”. Bem, sem dúvida, comer bem é mesmo! Também está o Bar Pinotxo, recomendado pelos melhores chefs de Barcelona, que serve bocadillos e tapas feitas com os produtos do Mercat. Depois da comida, nada como uma salada de frutas fresquinhas, embaladas para a praticidade do caminhante, ou um suco de frutas bem geladinho para encarar o calor e a multidão na Rambla. Há também postos de comida grega, oriental, italiana, com raviolis recém-preparados, ou delícias espanholas.

A Associação de Comerciantes do Mercat também oferece aulas de culinária e sessões de degustação de pratos elaborados por chefs renomados e aprendizes, além de cursos para crianças.

Tudo isso e muito mais! Lá você consegue produtos do mundo inteiro, como, por exemplo, os produtos brasileiros como azeite de dendê para luzir aquela moqueca para os gringos, leite de coco, farinha de mandioca, Guaraná, pão de queijo, maria-mole, fubá e muitas outras coisas. Também dá para comprar chuchu, mandioca e quiabo, mas estando num hotel, era impossível cozinhá-los.

No site do Mercado, na guia Mapa, você pode ver todas as barracas e suas especialidades, para preparar o estômago e também o bolso. Sem dúvida, o Mercat de la Boqueria é um posto turístico imperdível em Barcelona!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: