Skip to content

25 de mayo de 2010 – el Bicentenario

25/05/2010

Nadja G.
Buenos Aires, Argentina

 

Hoje é aniversário da Argentina. Quer dizer, hoje faz 200 anos que o país é independente da Espanha. Os argies estão superfelizes curtindo o feriado do “Bicentenario” e há dias tem festejos e mais festejos por todo o país, principalmente em Buenos Aires, com shows, homenagens e a reabertura do tradicional (e maravilhoso) teatro Colón, um dos mais famosos do mundo, que estava fechado para restauração desde o fim de 2006. Vejam que bela fotinho da balada:

O mais interesante dessa história é que na verdade a Argentina não passou a ser independente pra valer em 25 de maio de 1810. Como tudo no meu querido segundo país, a coisa foi mais complicada que um gritinho às margens de um rio. Na data supracitada (adoro falar bonito!) os argies começaram umas guerras contra os espanhóis na chamada Revolução de Maio. Mas a independência só foi declarada oficiamente no dia 9 de julho de 1816, depois de várias batalhas e congressos e complicações. Ou seja, ficaram seis anos no processo! Então essa lentidão em resolver as coisas é histórica, né?

Mas neste feriado nem tudo são flores. Obviamente diversas associações e piqueteiros em geral estão fazendo protestos e dizendo que “no hay nada que festejar”. A presidente Cristina Fernandez de Kirchner (também conhecida como CFK, uma coisa assim meio Kennedy) não compareceu à imponente cerimônia de reabertura do Colón por causa de disputas políticas com o “jefe de gobierno” de Buenos Aires, Mauricio Macri. O vice-presidente Julio Cobos foi, mas nem se pode dizer que ele representou a presidente porque eles são inimigos e nem se falam – o que acontece em qualquer país civilizado e com um governo coeso, não é mesmo?

Eu estou na terrinha a trabalho e não tô curtindo o feriado e nem festejando o “Bicentenario”, então de longe eu digo: felicitaciones, Argentina! 200 anos com carinha de 199!

One Comment leave one →
  1. 25/05/2010 10:04

    Oid mortales…

    Como disse a Malfada/Quino, una cosa es una país independiente, otra cosa es un país in the pendiente!

    Aguante Argentina!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: