Skip to content

Vendo o Brasil de fora… “Que chique!”

14/07/2010

Barbara Basso
Costa Rica

 

Quando eu estava na Europa e conversava com os meus amigos do Brasil, ouvi várias vezes “que chique” vindo de pessoas que exclamavam isso ao ouvir minhas histórias sobre meu trabalho e minhas viagens…

O “que chique!” me fez pensar muito sobre o fato de a gente sempre reclamar do país da gente e achar que os outros países são melhores… Ninguém parece estar feliz onde está… ninguém acha a sua cidade e seu país chique…

Brasileiros: os europeus acham chiquérrimo o fato de termos árvores de BANANA na rua! Nadar no Oceâno Atlântico, então? Muito chique! Qualquer praia da Croácia (destino turístico comum dos europeus do leste) fica no chinelo se comparada com o Rio de Janeiro…

Pra eles, passear em castelos não é nada demais… as luzes das cidades, a ponte iluminada de noite, o Danúbio… nada diso é tão chique quanto ir ao Brasil, subir no Cristo, ver macacos :P… isso sim é que é exótico e… chique!!

(Aliás acho muita graça quando meus amigos me dizem: “Ah, eu adoraria ir pra um lugar exótico… Brasil, por exemplo”)

Então não se iludam, meus amigos que acham que os países onde morei são chiques… os europeus acham que chiques somos nós, da terra do carnaval, do verão (tá, eu sei que agora é inverno, mas na cabeça dos europeus, Brasil é sempre verão), da floresta amazônica (que a maioria de nós, brasileiros, nunca visitou, mas… que chique ter uma floresta tão importante no nosso país!), dos animais e plantas exóticos, das paisagens exuberantes, da beleza natural, dos quilômetros e quilômetros de praias de areias brancas (acreditem: há muuuitas praias brasileiras que ganham de 10 a zero das praias daqui da Costa Rica!)…

Parece que é sempre preciso sair do país da gente pra valorizar coisas que não dávamos tanta improtância antes… E, no fim das contas, se ninguém tá feliz onde está, que tal propor uma troca de países por uns tempos? (voltaríamos todos mais felizes aos nossos países de origem!) 😉

30 Comentários leave one →
  1. 14/07/2010 20:25

    Chique e’ poder comer frutas tropicais que nao foram amadurecidas a forca numa viagem transatlantica.
    Chique e’ quando vc esta com gripe no inverno e acaba com ela rapidinho se expondo ao sol lindo no fim de semana.
    O sol farto dos tropicos ajuda a combater diversos tipos de cancer, osteoporose e frear a miopia. Um luxo esse sol, hein ?
    Luxo tambem e’ nao ter que ter tres (ou quatro) tipos de guarda-roupa para as diferentes estacoes do ano. Less is more.
    Um luxo total poder estacionar seu carro na garagem do seu predio ou da sua casa. Aqui fica na rua.
    Por outro lado acho um luxo morar numa casa sem muros, portas sem trancas, as bicicletas terem prioridade total, os gays andam de maos dadas, fila em banco ser mito e os bebes nascem nas camas dos pais. Um luxo !

  2. 14/07/2010 22:31

    Pois eu sai do Brasil para morar na França e agora que voltei de ferias para o Brasil,, acho a europa ainda mais chique e bacana, infelizmente. a verdade é que nao vejo a hora de voltar pra casa (na frança).

  3. 14/07/2010 23:20

    Olá Barbara, é engraçado mesmo tudo isso, “porque a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa”… Realmente, se todos tivessem a oportunidade de morar fora por um tempo e conseguissem enxergar o que o próprio país tem a oferecer, seríamos todos “um poquinho mais felizes”, quem sabe …ahahaha. Pq tudo que é diferente, atrai, mas nem sempre o que funciona em um lugar, funciona em outro da mesma maneira, nem sempre o que é bom aqui, é bom ali tb, viva as diferenças!
    Bjocas =D

  4. 14/07/2010 23:50

    Anita

    cada pais tem seus luxos, né? 😉
    o legal é encontrar os do lugar onde a gente tá! (e nao ficar reclamando e invejando onde a gente não tá)

    beijos!

  5. 14/07/2010 23:58

    Concordo contigo!
    Ainda escuto, quando digo que morei em Paris, que era muito chique.
    Sinceramente, não achei tão chique me deparar com pessoas comuns defecando no metrô….rs

  6. 15/07/2010 0:20

    Bárbara! Estou contigo e não abro além de concordar em gênero, número e grau! Sou carioca – não sei se posso dizer tbm – e vivo no Japão. Conheço muitos, mas muitos japoneses que adorariam viver no Rio de Janeiro. Não é só ir lá não. É morar mesmo! Eu agora entendo porquê. Antes de vir pra cá, eu achava que chique era viver no Japão e que aqui sim era o país perfeito, da modernidade, da tecnologia, do cumprimento da hora etc etc. Hoje, nove anos se passaram. Eu gosto de viver aqui sim, mas aprendi a gostar mais do nosso país. Principalmente depois de ver que nem tudo são flores por aqui e que no Brasil sim, são flores, natureza, praias, gente alegre, calor humano etc. Você comentou das praias. Aqui tem até praia bonita, mas o povo só vai no verão e mesmo assim, para chegar às mais bonitas é preciso acordar cedo e encarar uma viagem de no mínimo 1h e meia de trem!! Ou vc vai numa pertinho com areia preta! Não tem essa de metrôzinho que te deixa na boca do calçadão depois de uma viagem de 20 minutos no ar condicionado!!! (como era no Rio…). Não digo que o Brasil é mais perfeito e o Japão não é mais, mas é verdade que aprendi a enxergar os pontos ruins do Japão e os bons que o nosso Brasil tbm tem! Enfim, valeu o alerta! YES, ou melhor HAI, nós temos banana ! Felicidades!

  7. 15/07/2010 7:50

    Concordo com praticamente tudo o que disseram por aqui, mas só um detalhe: o Brasil é visto, sem dúvida, como um país super exótico, tanto que a gente até fala aquele “hã?” porque sabe que a coisa não é bem assim. Mas isso vem da ignorância deles, de não terem ideia do que temos por lá! Do mesmo jeito que o “ah, que chique” que os brasileiros dizem também vem da ignorância. Agora, não acho que os estrangeiros vejam o Brasil como um lugar chique, se chique for sinônimo de elegância. Definitivamente, o Brasil não é chique! É maravilhoso, exuberante, deslumbrante, saboroso, é tudo de bom, mas chique o Brasil não é! E por que deveria ser?

  8. Felipe Viante permalink
    15/07/2010 9:48

    É Barbara, é muito engraçado mesmo, mês passado fui para Milão (Nossa!!! Milão a capital da moda, de gente bonita, etc..) quando cheguei la em menos de dois dias, dois italiano me falaram: Brasileiro? nossa que sorte a sua de ser brasileiro…
    hahahah
    e eu queria falar a mesma coisa para eles, nossa que sorte a sua de ser de Milão.
    Parabéns pelo post..

  9. 15/07/2010 16:40

    Boa discurssão Barbara! Também gostaria que todos os brasileiros tivessem oportunidade de viver um tempo em outro país e voltassem com a sede de mudança que eu voltei. O difícil é quando você percebe que mudar não depende só de você. Mas de todos. Enquanto conhecemos só o Brasil e suas mazelas achamos os outros países (de primeiro mundo) sempre melhores. Parece incrivel quando algum nativo daquele país reclama e diz que sorte é viver no eterno verão brasileiro. Quando temos a oportunidade de expandir esse horizonte e conhecer de fato outro país, morar um tempo nele e conhecemos aquela velha conhecida chamada rotina ae percebemos que o chique não é o lugar ou país em si mas sim o lugar onde nos sentimos bem!

  10. 15/07/2010 22:11

    Obrigada pelos comentários, gente! 🙂

    Legal saber que mais gente escutou comentários parecidos 😉

    beijos a todos! e sejam chiques onde quer que estejam!

  11. 16/07/2010 15:54

    Não diria que o Japão é chique. Está mais para exótico. Tem muito turista que vem pra cá em busca do “eu interior”, do Zen, da sabedoria oriental. É praticamente um mito em forma de país.
    Nunca havia pensado que nosso Brasil poderia provocar inveja em países desenvolvidos. Fiquei orgulhoso agora!
    Se eles acham chique ter bananeiras nas ruas, o que dirão quando descobrirem as Jacas! rs

    • 19/07/2010 15:48

      ah… e não só as jacas… quando eles descobrem todas as frutas “exóticas” que temos no Brasil, aí sim se apaixonam mesmo! 😉

      • ESTRELA permalink
        09/04/2012 1:06

        EU MORO NO BRASIL DESDE QUE NASCI E EU NUNCA VI UMA BANANEIRA NAS RUAS PELA MENOS NÃO EM BH. AS VEZEZ QUE VEJO PÉ DE FRUTAS OU SÕ NAOS QUINTAIS DAS CASAS OU EM SITIOS AGORA NAS RUAS , EU VEJO FLORES E ARVORES

  12. 17/07/2010 2:05

    É aquela velha frase, A casa do vizinho é sempre melhor,não existe lugar perfeito,nós só podemos ajudar a melhorar o lugar onde vivemos.

  13. Karol Nascimento permalink
    17/07/2010 15:40

    A verdade é que nunca nos contentamos com o que temos. Adoro o meu país, sinto a maior saudade, mas pra mim chique mesmo é morar num lugar onde as leis são cumpridas, as pessoas te respeitam, tudo funciona e onde se pode viver dignamente.

  14. 18/07/2010 13:10

    Oi
    Eu estava pronta pra escrever, quando vi o último post, o da Karol (acima).
    Faço dela as minhas palavras: chique mesmo é morar num lugar onde as leis são cumpridas, as pessoas te respeitam, tudo funciona e onde se pode viver dignamente.
    Quando (e se um dia) o Brasil for assim, estarei de volta, com certeza.
    Até lá, fico do lado de cá do mundo mesmo.
    Beijo

  15. 19/07/2010 6:10

    Muito bom o texto.

    Penso eu, que “chique” é o estado de espírito de cada um em determinado momento.
    Qualquer lugar seria ruim se acabássemos de perder um ente querido.
    Em contrapartida, qualquer lugar seria maravilhoso se acabássemos de acertar na MegaSena (maior loteria do Brasil).
    Acho que devemos aproveitar cada momento, onde quer que estejamos, pois passado e futuro não existe. Apenas o presente, é real.
    Vi um documentário a pouco tempo sobre a região norte da Eslováquia (União Européia). Nele mostrava a vida de milhares de pessoas vivendo em condições sub-humanas, assim como algumas regiões no Brasil.
    A questão é: Para se ter o luxo de alguns, é necessário a miséria de outros???

    Deixo no ar…

    Finalizando, adoro e amo meu Brasil, e gosto e gostaria de conhecer vários lugares mundo a fora, principalmente a Europa.
    Parabéns pelo post!

    Forte abraço!

  16. 19/07/2010 15:51

    Felipe, Karol, Claudia, Tomé… obrigada pelos comentarios! 🙂

    Acho que o melhor mesmo é conseguir encontrar algo “chique” no lugar onde estamos morando… e não ficar reclamando e querendo estar em outro lugar… 😉

    beijos!

  17. Biazin permalink
    13/02/2011 4:46

    Exótico e chique não são palavras sinônimas. O Brasil tem fauna e flora exóticas. Há brasileiras lindas e de beleza exótica pela miscigenação entre índio português negro oriental alemão indiano e por aí vai. Acho que o ‘chique’ do texto é chiquetito… porque chique o Brazil definitivamente não é.

  18. LOURDES permalink
    08/07/2011 17:44

    Hola gente linda, eu sou brasileira , mas estou fora do BR ha 42 anos, morei na alemanha, depois me passei rs para ESPAÑA,e posso falar q cada pais tem suas maravilhas, tamben tem seu imperfeitos eu graças a deus estou muito feliz por ter morado em paises diferentes, se aprende muito das culturas , ,

  19. Jesaias lima permalink
    22/11/2011 1:21

    Moro em Manaus,jã estive em paises sul americanos ,tais como Venezuela,Bolivia,Guiana assim como nos EEUU,Portugal,Espanha e França.Porem afirmo que bom mesmo e voltar ao meu pais trapical e abençoado por Deus,alem de que temos em nosso pais uma amostra de todos os outros.

  20. Barbara Basso permalink
    22/11/2011 11:10

    É, acho que a ideia é justamente essa: conhecer e descobrir o que cada país tem de bom e valorizar o nosso país tanto quanto valorizamos os estrangeiros… Minha ideia era mostrar que mesmo que a gente reclame do Brasil, os estrangeiros acham lindo o que temos aqui! E que aqueles lugares que na nossa cabeça são perfeitos e maravilhosos, não o são para quem é de lá…

  21. wellington permalink
    14/02/2012 21:58

    Brasil chique kkk só se for para os bacanas endinheirados porq pra maioria é um sofrimento só, morar no morro nao é chique nen um pouco, bananeira chique essa foi f…d… acho q os gringos piraram o KBçao, Tipo ruas esburacadas chique d mais …Insegurança publica. etc…… mas nosso povo nao sao quadrados igual esses gringos sem noçao …

  22. 15/02/2012 15:37

    Oi

    O problema da geraçao e das pessoas de hoje é o imediatismo e como diz o meu pai:so querem os direitos,nunca os deveres.Ou seja,quero o prazer,o bem bom,do dia-a-dia fujo.Parece que hoje somos adolescentes eternamente.

    Conheço pessoas que viajam pra ca e pra la.Nunca estao contentes.Sempre IDEALIZAM coisas aonde vivem os outros que ela viu pela TV.Tais pessoas esquecem do dia-a-dia.Querem fantasiosamente tudo mAS nunca estao contentes.Querem trabalhar como na Espanha,ter a ciesta(cochilo) apos o almoço,querem ganhar como na Noruega,com o tempo da Australia ou Brasil,morar em Fernando de Noronha,com um sistema de saude suiço,com a alegria e coordialidade do brasileiro,com carros italianos ou japoneses,em um pais com leis como EUA entre outros,em auto-estrada alemas,com inverno de estaçoes de esqui so as vezes, etc etc.

    Po,nao da pessoal.Quando voce muda de lugar e pode ser entre cidades do mesmo pais,voce deve aceitar as coisas boas e nem tao boas assim.

    Quando falam do Brasil aqui na Italia fora os extereotipos:prostituta,praia,samba e carnaval com churrascarias brazucas com mulatas (nunca vi isso no Brasil) faltam tambem do tempo e como todo italiano tambem odeia ser italiano e nao ter sido nordico,falam mal do pais deles tambem as vezes.Milao é uma cidade feia demais,Tudo velho e que vive do lobby da moda,Veneza é uma cidade legal mas tudo muito velho e as vezes sem nada pra fazer final de semana.Paris tem seus defeitos,NY,RJ,SP tambem.Muito lugar da Europa e ate dos EUA para viver é tao ruim quanto o Brasil
    .Claro,outras nacionalidades enxergam o Brasil um pouco melhor.Conheço muitos americanos que estao se mudando para o Brasil assim como portugueses e franceses.E aceitam as mazelas do nosso pais melhor que nos.Louco.

    Na verdade quem faz o lugar somos nos.Devemos aceita-lo com todo o pacote.Caso contrario voce vai ser o eterno instatisfeito.E brasileiro dever parar de idealizar coisas que viu na TV….

  23. 19/09/2012 22:04

    eu acho que depende do ponto de vista de cada um gostar ou não de uma determinada situação,o brasil na minha opinião é simplesmente diferente de qualquer país da europa e das américas,por ser um país continental e com culturas e climas diferentes,a verdade é que qualquer brasileiro que vai pro exterior,em pouco tempo quando pode fica louca pra voltar,aí eu pergunto, porque ???

    • 21/09/2012 8:17

      Penso,que muitos por não ser bem sucedidos, muitos sente falta do seu idioma mesmo falando influente o idioma do Pais que estão,muitos sente a falta de se diverti pois os Brasileiros são alegres e divertido, muitos se sente sozinhos e abandonados mesmo com a familiar todas unidas mesmo assim sente falta do calor humano dos brasileiros…exercer sua religião com a plena liberdade aqui no Japão para quem não sabe é proibido religião principalmente evangélica na televisão, sinto falta de pessoas que passam conversado nas ruas o meu idioma , estou aqui 20 anos ainda sito falta do meu Pais que se chama BRASIL.

      • sara permalink
        03/10/2012 23:00

        O Brasil é um país lindo,abençoado por Deus,muitos brasileiros viajam para o exterior, e não conhece o seu próprio país,quando perguntam sobre o Brasil,não sabem o que responder,temos problemas sim,mas todos de um jeito ou de outro, também tem.Geograficamente o Brasil é o melhor país para se viver.

  24. genilton mathias permalink
    05/08/2013 3:16

    eu acho brasil muito bom e tenho orgulho de ser brasileiro ,se eu não falar bem do meu pais,quem vai falar? moro em uma cidadesinha (mpu-am) que paresse o sul da frança,so que muito quente e muito pobre.

  25. Carlos Lima permalink
    05/11/2016 2:42

    Sou brazuca,e já fui a Portugal. Ainda acho a Europa muito mais bonita e os europeus muito mais chiques que o nosso povo,que por sinal é bem feinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: