Skip to content

Verão na Itália

30/07/2010

 
Gioconda Ghiggi  – Roma, Itália
 

O calor de Roma é insuportável. Ok, estamos no verão…. todos os anos é sempre a mesma coisa: calor, alarme “caldo“, atividades para cuidar das pessoas idosas entre outras coisas. Ser turista neste período é um sofrimento para quem não é acostumado com o calor úmido (“afoso“) italiano. Enquanto a temperatura aumenta, os italianos entram em férias e saem das grandes cidades (o que eles chamam de “esodo” – êxodo), tendo como meta o litoral (principalmente as praias do Sul), viagens internacionais (Espanha, Grécia…) e quem não gosta do agito das praias (geralmente cheias), vai para as localidades de montanha.

Se os italianos não conseguem organizar uma fila, vocês não podem imaginar o que são as estradas neste período, principalmente nos dias de “bollino rosso“, ou seja, os dias de grande tráfego. Tem o povo que não sabe dirigir e que faz horrores nas estradas; grande confusão nas áreas de serviço (banheiro, nem pensar…); pagar o pedágio é uma tortura (você enfrenta a fila e depois descobre que aquela fila é uma das 3 que levam a uma única fila…rsss.. ) e é por isso que eu uso o TELEPASS (assim passo direto, pago a cada 3 meses o pedágio). Quem decide ir para o sul da Itália precisa enfrentar a famosa “Salerno-Reggio Calabria” (estrada que passa por uma “eterna” reestruturação).

Quem for viajar com carro na Itália neste período deve, absolutamente, consultar o site  “autostrade.it” para saber a situação do tráfego.

As praias….

Tem para todos os gostos: areia branquinha, areia escura, pedrinhas, rochas, etc… Sem contar as maravilhosas ilhas (super lotadas e muito caras neste período). A maioria das praias (as mais freqüentadas) é alugada para terceiros que ocupam a orla montando estruturas com cadeiras, campos para jogos, bares, etc… Para quem não quer pagar existe uma área gratuita (pequena, muitoooo pequena).

A “Foundation for Environmental Education” (FEE), todos os anos publica o elenco com as praias que receberam a “Bandiera Blu”, neste ano são 231. Os critérios são os mais diversos: qualidade da água, turismo, iniciativas ambientais, pesca entre outros. O mapa das praias pode ser visto no site: www.bandierablu.org

BUONE VACANZE A TUTTI!

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: