Skip to content

Professora Particular Mecânica

15/08/2010

 Julio Cesar Caruso
Colaboração

Não. Não vou falar de nenhum robô novo e nem de nenhuma outra tecnologia japonesa que esteja em moda aqui do outro lado do mundo. Vou falar da televisão. Você é contra ou a favor da televisão?

Sei que há muita gente que irá dizer que a tevê japonesa, por exemplo, é boba, os comerciais são infantis e os programas são sem graça etc e tal, mas qual tevê no mundo não tem programas idiotas, sem nexo algum ou mesmo comerciais sem graça a e infantis? Se até a nossa tem! Não vou discordar dessas pessoas sobre a existência de tais programas e comerciais infantis, mas acho que, como tudo na vida, a TV também tem lá seus pontos negativos e positivos.

Eu aprendo muito assistindo à tevê aqui no Japão. Vejo telejornais, comerciais, programa de variedades, de quiz – que eu adoro – e até novela japonesa eu assisto. O bom é que na televisão japonesa, eles costumam passar, não chega a ser uma legenda, mas, dependendo do programa, tudo o que o cara fala, aparece escrito embaixo. É ótimo, não só para aprender como se fala, mas também para saber os ideogramas corretos de tal palavra. Já em alguns outros programas, essa pseudo legenda aparece somente nas frases chaves. Mas de qualquer maneira, já ajuda bastante.

Aqui tem muitos programas do tipo sem um script, ou seja, uma câmera na mão e vamu-que-vamu! Vira e mexe a gente vê algum artista em um lugar do Japão, andando pelas ruas e entrando nas lojas, sentando e comendo nos restaurantes e falando com quem aparece. Tem muito disso. Programas musicais também são ótimos! Gosto de ver os que mostram o ranking dos CD mais vendidos ou das músicas mais baixadas pelo celular e por aí vai.

Mas o que eu gosto mesmo são os programas de quiz. Nossa! Eu participo junto! Me amarro. É também muito bom para aprimorar o conhecimento da língua.

Por falar em língua, na tevê japonesa tem também outra coisa muito maneira que são os programas estilo Telecurso com Idiomas Globo. São programas que ensinam vários idiomas. Não me perguntem por que, mas português não tem. Mas tem francês, espanhol, chinês, coreano, alemão, russo, italiano e até árabe! Tem sempre um professor nativo do idioma e um professor japonês que explica os pontos gramaticais. Fora as curiosidades sobre o(s) país (es) onde a língua é falada. Eu gosto de assistir. Não que eu pretenda ser um poliglota televisivo, mas acho maneiro saber um pouco sobre outros idiomas, como são formadas as frases, as diferenças do japonês e do português etc…OK, sei que é coisa de fanático por línguas estrangeiras e de quem fez Letras. Mas enfim, é maneiro…

Os telejornais são ótimos. Acho curioso quando, mesmo sentados, os apresentadores fazem reverência antes de começar e depois de terminar o jornal. Muito Japão!

Bom é quando ouço de repente alguém falando em português. Isso acontecia muito quando o Zico era treinador da seleção japonesa. Sim! O Zico não fala japonês!

Mas vira e mexe a gente escuta alguém falando português ou uma música – pra variar Bossa Nova – como fundo de algum comercial etc. É maneiro ver algo do Brasil na tevê japonesa…de preferência algo de bom! Não ouvir, por exemplo, que um brasileiro está sendo procurado por assalto a uma loja de conveniência, o que eu já tive o prazer de ver na tevê japonesa.

Mas é isso. Quem quer aprender o idioma local, aconselho a dedicar um tempo para assistir à tevê! É ótimo! Eu recomendo!

Quem quiser saber mais curiosidades especificamente do Japão, dá uma passada no blog pessoal do Caruso! Muito Japão!

4 Comentários leave one →
  1. 16/08/2010 3:48

    Que interessante! Vou fazer um post sobre a TV Argentina (que aliás é bem ruizinha!). beijos!

  2. 27/08/2010 13:46

    eu adoro TV japonesa. e aprendi muito simplesmente vendo TV.

    meus programas favoritos sao meio adolescentes, apesar de eu ter 33 anos. hahaha… adoooro o do arashi, o do smap e as novelas. especialmente, as novelas dos gatinhos oguri shun e cia.

    mas acho que isso ja eh um avanco. qdo cheguei ao japao, so via programa infantil. porque eram os unicos que eu entendia alguma coisa :p

    depois, tambem passei a gostar dos programas de quiz. tem alguns que eu consigo acompanhar! mas ainda sao dificeis pra mim… um dia eu chego la!

    agora que voltei ao brasil, nao assino nhk porque mesu programas favoritos estao em outros canais. entao, a solucao eh o santo youtube. nessa semana mesmo, estou terminando de ver tokyo dogs, que comecei a ver no japao.

    fico rindo sozinho na frente da TV. ops, do computador! e matando a saudade de toquio e dos gatinhos japoneses, hihihi…

    mora no exterior? entao vejam TV! alem de ser divertido, eh um otimo aprendizado do idioma e da cultura local!

  3. Alexandre permalink
    29/08/2010 12:30

    Lamento te desapontar mas já assinei a NHK aqui no Brasil e só aprendi o HI! ou Hay! hehehehe

    Brincadeiras…aliás é comum as pessoas aprenderem com a TV nos paises que não é a sua língua nativa.

    É uma professora e tanto. Sem falar que não faz greve para reclamar de salário! Vc é professor mas nunca fez greve eu sei!
    Parabéns!

  4. 19/09/2010 14:54

    Achei muito legal o post, até deu vontade de me esforçar p/ ver mais a tv. Eu sinceramente acho a tv japonesa chatérrima, muito de vez em quando acho programas legais. Eu sei q eles existem, mas é tão de vez em quando que ñ tenho saco de deixar a tv ligada até eles aparecerem! 😄 Mas concordo q os de idiomas são muito legais, antigamente eu assistia, deixei de ver pq fico muito no pc atualmente, hehe. A NHK p/ mim é disparada o mais educativo, e o programa q eu costumo ver religiosamente é o Music Station, toda 6f as 20h! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: