Skip to content

O mercado dos descontos nos EUA!

18/08/2010

 
 
 
Karol Nacimento
Knoxville, Estados Unidos
 
 
 

Lembro das muitas vezes que tentei no Brasil ganhar um mísero desconto comprando o que quer que fosse à vista. Com o dinheiro na mão, eu insistia por pelo menos uns cinco por cento e na maioria das vezes ouvi a famosa frase do vendedor ou do gerente: “esse já é o preço com desconto e se você parcelar vai pagar o mesmo valor, sem juros”. Dava uma raiva ouvir essa lorota! Bem, já por aqui, a história é bem diferente!

Cá por essas bandas os descontos são praticamente obrigatórios. Você recebe desconto pra tudo e por tudo, nem precisa pedir, eles muitas vezes são jogados na sua mão. Sem brincadeira, é impressionante! Dar desconto é regra fundamental no mercado americano.

Muitos chegam pelos correios. Toda semana na minha caixa de correspondência tem cupons. São tantos e de tantas lojas que a maioria vai mesmo para o lixo.

Os jornais também vêm repletos de promoções. No ultimo domingo, eu contei 30 encartes e quase todos com cupons. A maioria é de supermercados, mas tem pra tudo, tudo o que você possa imaginar.

Outra opção é cadastrar o e-mail nas lojas. Depois que aprendi isso, não quero outra vida. Olho meu e-mail todas as vezes que vou comprar algo pra ver se tenho algum desconto e se não encontrar nenhum que me interesse, não tem problema, há outra possibilidade: basta acessar um dos sites especializados e pegar um. Pois é, há dezenas de sites que oferecem cupons de desconto de várias lojas e marcas. Uma beleza!!!

Fora tudo isso, ainda existem as promoções do tipo: leve um e ganhe outro de graça. Meu povo, desse jeito não tem como não virar consumista!

Quer saber mais sobre a Karol e sua vida nos EUA? Visite o seu blog pessoal!

5 Comentários leave one →
  1. 18/08/2010 8:16

    Pois é Karol, sem nem entrar no X da questão, os descontos só tem um único propósito: aumentar o consumo! Não me estranha que nos EUA a política seja essa, fazer com que a pessoa pense que está pagando menos por um produto para aumentar o consumismo, quando na verdade, é claro que o produto vale muito menos… ou alguém discorda que uma empresa nunca sai perdendo?
    Eu só não sabia que o assédio aos clientes era tão grande…

  2. Oscar permalink
    18/08/2010 16:37

    Adoro esses coupons…. Nesse pais não tem como não ser consumista rsrs

  3. 18/08/2010 17:44

    É engraçado mesmo. Moro no Rio agora já quasi um ano e sou do EUA (Cleveland, OH) casada com a Carioca. Pelomenos aqui no Brazil McDonald’s ainda esta fazendo boas promoçoes–acabou lá muitos anos atras. Me sinte muito falta dos promoçoes como paga um, leve dois com tudo–cosmeticos, comida, até roupa! Mais estou menos consumista–falando com a minha familia e as amigas aparece como tudo elas falam é das compras–cansativo!

  4. tudobeleza permalink
    25/08/2010 0:28

    Também sou dos EUA e muitas pessoas que conheço jogam essas paradas na lixeira. É um desperdício mesmo mas eles devem ganhar mais com a venda do que eles gastam com a propaganda, né.

    Até os recibos nos supermercados têm cupons, rs. O engraçado é que esses supermercados normalmente têm um cartão de fidelidade e olha a virada de psicologia que usam…o consumidor aprende o efeito negativo de não participar nos programas de fidelidade porque acabam pagando mais se não usarem. Assim deixar de participar é uma forma de castigo pois vai pagar o preço ‘normal’, que na verdade é o preço aumentado. O verdadeiro preço normal é como fica com desconto aplicado. Em inglês, isso é chamado de ‘negative reinforcement’ (recompensa negativa).

    Outro truque é dizer na propaganda que tal coisa tem valor de sei lá, 20 conto mas que está a venda por 10 então quem compra ganha com isso, né? Digo que não porque o valor monetário pra mim é o que paguei ao final de contas.

  5. 26/09/2010 17:31

    Excelente! Mais promoções Acesse meu site!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: