Skip to content

Moradia Alternativa

31/08/2010

Anita
Amsterdam, Holanda

No imenso bairro de Amsterdam Norte há uma área próximo ao rio IJ com um complexo residencial para bem particular:  conteineres empilhados, que servem de residência exclusivamente para estudantes.

O nome do projeto se chama Keetwonen Complex e foi desenvolvido pela empresa Tempo Housing. Cada unidade é somente para um morador, tem uma grande janela e conta com aquecimento central, acesso internet, cozinha, banheiro e às vezes varandas.

Os estudantes moram por um período limitado de anos e os complexos têm estacionamento exclusivo para bicicletas.

Um forma verde e alternativa de moradia, o Keetwonen Complex é considerado o maior complexo temporário de conteineres do mundo.

Iniciado em 2006, os conteineres permanecerão em Amsterdam norte até 2016 – quando cederão o lugar para outros fins. A firma Tempo Housing também desenvolve projetos de hotelaria e residência para outras partes do mundo.

Eu fico imaginando se não seria uma ótima ideia para muitas áreas no Brasil, onde as pessoas vivem nas condições mais precárias. Soluções arquitetônicas sempre existem – mas a vontade política para implementa-las …

Veja aqui mais 12 exemplos de brilhantes projetos usando conteineres.

8 Comentários leave one →
  1. 31/08/2010 12:50

    Acho que as melhores iniciativas quanto a projetos verdes vêm da Europa.
    Não sei como seria a temperatura interna de um no verão brasileiro.
    A única vez que eu vi sendo usado foi como presídio temporário! Lembra de antigos vagões de trem? Pois é… O povo reclamou tanto que abortaram o projeto.

    Bjs!

  2. Gleice permalink
    31/08/2010 13:40

    Seria uma ótima ideia esse projeto para o Brasil, tanto para os pobres e para os estudantes que vivem longe da capital…muito bom! Você tem fotos da casa por dentro?
    Um abraço,
    Gleice.

  3. 31/08/2010 19:42

    Eve: esses projetos sao muito vendidos para paises africanos tambem (Nigeria, Gana, entre outros). Acho que tem janelas maiores. Veja o link da Tempo Housing no incio do post.
    Gleice: uma fotinha da casa por dento tamem no link da Tempo Housing (quando estiver no site clique do lado esquerdo em “Diemen”). Aparece uma foto de uma moca dentro do apertamento, digo: apartamento, hehehe. Mais fotos no meu blog pessoal (exterior): http://www.greetingsfromholland.blogspot.com

  4. 02/09/2010 0:14

    muito interessante. no meu tempo em sevilla fiquem em uma residencia universitaria que era mais ou menos o msm estilo porem nao containers, apesar de se o mesmo tamanho e td, pensando bem poderia ate ser containers revestido de madeira…. e ficaram em horizontal nao em vertical…. Tendo um ar-condicionado (especialmente em sevilla q faz uns 42 facil no verao) td se resolve.

  5. Karla permalink
    03/09/2010 19:58

    Se aqui no Brasil não fizesse tanto calor, eu até que acharia interessante. Mas nada que um sistema de ventilação não resolva.

  6. Karla permalink
    03/09/2010 20:00

    Ou mudar o material também ,para ficar menos calorento 😉

  7. 08/09/2010 7:42

    Nossa ! Que bacana essa idéia.
    Acho que poderia ser readaptada e para ser usada no Brasil, mas como você disse, idéias que nem sempre “animam” os políticos.

  8. 08/09/2010 7:44

    Nossa ! Que bacana essa idéia.
    Aliás, acho inclusive que o projeto poderia ser re-adaptado para atender a necessidade em algumas partes do Brasil,, mas como você disse, idéias que nem sempre “animam” os políticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: