Skip to content

Conhecendo o escritório da CFK

09/09/2010

Nadja G.
Buenos Aires, Argentina

 

Depois de quase 8 anos morando em Buenos Aires, fica fácil cair na rotina e esquecer que se trata de uma cidade turística, cheia de lugares interessantes para visitar.  Mas outro dia estava passando pela Plaza de Mayo, um dos principais pontos turísticos daqui, e vi que a Casa Rosada estava aberta para visitação. Na hora quis ir conhecer o escritório da CFK (que é como a mídia local chama a presidente Cristina Fernández de Kirchner. Uma coisa meio John Kennedy, né?)

 A  famosa Casa Rosada é a sede do governo argentino. O local onde ela está é onde ficavam diferentes autoridades políticas do país desde o século XVI em diferentes construções, como por exemplo fortalezas. A construção atual é do final do século XIX e na verdade é o resultado da união de dois prédios diferentes.

Há diversas histórias para justificar a cor rosa. Uma é a de que é a união das cores branco e vermelho, que representavam os dois  partidos protagonistas das guerras civis da época, os “unitarios” e os “federales” . Outra é a de que eles usavam sangue de boi com cal para proteger a construção da umidade do Rio de la Plata, que fica a metros de distância. Mas uma amiga minha muito da engraçadinha acha que é porque “argentino é tudo viado mesmo!”. Brincadeirinha, hein!

Esta é a Plaza de Mayo vista da Casa Rosada. É desta varanda que presidentes acenam para o povo e foi nela que a Evita cantou “Don´t Cry For Me Argentina”.. ah não, essa foi a Madonna, né?

A Plaza de Mayo pode ser considerada o coração de Buenos Aires. Ela foi e é até hoje o cenário de todas as grandes manifestações e acontecimentos políticos da Argentina. Esse mini-obelisco branco no meio é de 1811 e é a “pirâmide” em homenagem à independência argentina, que se comemora no dia 25 de maio.  

Praticamente todos os dias tem algum protesto lá. Nesse dia havia um dos veteranos da guerra das Malvinas que parece que é meio permanente, eles estão sempre lá mas não sei bem o que eles querem. E era um domingo de sol!

A cereja do bolo da visita à Casa Rosada é o “despacho de la presidenta”, o escritório onde ela trabalha (quase coloquei o “trabalha” entre aspas). Ela e todos os presidentes argentinos desde 1947. Antes, era uma sala de jantar. Agora a sala se chama “Hombres y mujeres de mayo” a pedido da CFK. Ao fundo dessa mesa grande, onde está o soldadinho, é a mesa dela. Fiquei pensando, será que fica um soldadinho ao lado dela o tempo todo? E se ela quiser ter uma conversa safadinha com o marido pelo MSN em horário de trabalho? E se ela quiser ver o site de uma loja de sapatos ou qualquer outra coisa nada a ver com o trabalho? Não fica chato? Mas enfim, achei a sala muito linda. Pena que de lá sai tanta… tanta… olha, procurei palavra melhor mas não tem: tanta cagada!

Faz pouco tempo que a sede do governo está aberta para visitação. São visitas guiadas de pouco mais de meia hora. Achei que vale a pena, o lugar tem uma arquitetura muito bonita, salas suntuosas e está bem cuidado. E o melhor de tudo: é grátis!

Todos nós de vez em quando deveríamos sair pela cidade onde moramos com olhar de turista. É como o marido que já quase nem olha pra mulher com quem se casou há mais de 20 anos e de repente, em um momento especial, a vê com outros olhos, lembra quais são suas belezas e volta a se sentir apaixonado. Renova e reanima!

One Comment leave one →
  1. 09/09/2010 23:48

    Parabéns pelo Blog.
    Beijocas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: