Skip to content

Titanic: Um passeio por dentro da história

16/09/2010

 
Karol Nacimento – Knoxville, Estados Unidos

Embarquei junto com o marido no transatlântico que talvez seja o mais famoso do mundo. O mar estava calmo e o céu estrelado, mas infelizmente, havia um enorme iceberg pelo caminho.

Tivemos a chance de tocá-lo e experimentamos também a gélida água do Atlântico. Dessa forma, sentimos um pouco, só um pouquinho, do que os passageiros reais do Titanic viveram naquela noite de 14 de abril de 1912.

O navio está atracado na cidade de Pigeon Forge, no estado do Tennessee no sul dos Estados Unidos. A embarcação construída com riqueza de detalhes chama a atenção de longe. Em terra firme, o “Titanic Museum Attraction” brilha exibindo a fascinante e triste história do real Titanic.

O lugar é interessantíssimo e concorridíssimo. Se você não comprar o ingresso pela internet é possível que não consiga comprar na hora, ou pelo menos, em um horário que lhe agrade. O museu foi inaugurado em abril deste ano e até julho, segundo dados da administração, foram mais de 300 mil visitas.

Na entrada, todos recebem um cartão de embarque com o nome de um dos passageiros ou tripulantes do Titanic. Nele está escrito um pouco da história dessa pessoa e no final é possível saber se a mesma morreu ou não no naufrágio. O meu era de Marian Thayer, uma milionária de 39 anos passageira da 1ª classe. Marian e o filho foram salvos porque usaram um dos botes, já o marido dela, assim como muitos outros homens, morreu na água gelada do Oceano Atlântico.

Em exposição, mais de 300 objetos pessoais e artefatos, alguns expostos pela primeira vez. Muita porcelana, ferramentas, malas, móveis, até robôs usados em uma das expedições ao Titanic nas profundezas do mar. Uma coleção avaliada em cerca de quatro milhões e meio de dólares.

O Titanic era uma espécie de palácio flutuante para os milionários. E o Grand Starcase era uma das salas principais, o lugar dos encontros, das festas. Subindo as escadarias fui levada pela imaginação e por um instante, senti-me a própria Kate Winslet indo ao encontro do meu DiCaprio, meu marido, é claro. Kakakakkakaak!

A interatividade é um dos diferenciais do museu. O visitante tem a chance de entender melhor como o navio funcionava e como o naufrágio aconteceu. Na ala da fornalha, por exemplo, o calor é simulado, lógico que em intensidade bem menor, porém dá pra se ter uma idéia do inferno que deveria ser esse lugar. Numa outra sala, diferentes proas mostram a inclinação que o navio foi ganhando ao passo que ia afundando. A força e a rapidez com que a água invadiu o Titanic também são simuladas em um dos ambientes em formato de escadaria. È impressionante! Na ala do frio que é de fato bem gelada, o visitante pode tocar numa grande pedra de gelo real em formato de iceberg e também experimentar colocar a mão na água em torno dos 28 ºF (cerca de -5ºC), mesma temperatura que os passageiros do Titanic enfrentaram. Eu coloquei as pontas dos dedos na água e não suportei mais do que alguns segundos.

Tudo é extremamente bem documentado: muitos textos, cartas, fotos, vídeos, exemplares de jornais da época. E no fim do passeio, na sala do Memorial estão expostos os nomes de todas as 2.208 pessoas que estavam a bordo do Titanic. Lá é possível saber se elas sobreviveram ou não. No total, mais de 1500 pessoas morreram no naufrágio considerado uma das maiores catástrofes marítimas do mundo.

A nossa viagem por essa história demorou pouco mais de duas horas, aproximadamente, o mesmo tempo que o Titanic levou pra afundar. Sem dúvida, foi uma grande experiência!

P.S: O museu pertence a Titanic Historical Society. Em Brason no estado de Missouri há outro museu igual ao de Pigeon Forge. A entrada custa $ 20,00. Para mais informações visite o site: http://www.titanicpigeonforge.com/

One Comment leave one →
  1. 07/10/2010 14:53

    Queria visitar esse moseu…..
    E queria também ter um titanic de controle remoto……
    interessante esse museu….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: