Skip to content

Garaná do Burajiru

29/09/2010
by

Gabriel Shiguemoto
Tóquio, Japão

Quando me ofereceram, aceitei de bom grado. Quem não gosta de um guaraná geladinho? Já ia bebendo quando me dei conta que não era o guaraná que estamos acostumados a tomar por aqui, o Antártica. Era um diferente, amarelo e com cara de bebida genérica. “Mas, hein?!” pensei.

Parece que uma empresa japonesa de bebidas, a Cheerio (uma espécie de fabricante de Tubaína), está importando guaraná do Brasil e vendendo nos mercados japoneses. Principalmente nos que ficam próximos às comunidades brasileiras.

O legal dessa latinha é que no verso há um texto explicando a origem do guaraná e o quanto essa bebida é importante na cultura brasileira. Que é natural da Amazônia, que dá energia e que se pode tomar no serviço, na escola ou na praia. Para se ter uma idéia do que está escrito:

“Todos os povos do mundo estão curtindo essa cultura do país “amigo” (eles escreveram em português). A alegria e disposição do Brasil no Japão também! (…) Música brasileira e guaraná, comida e guaraná. Vamos fazer a “festa” (de novo em português).”

Até guardei a latinha. Vou decorar o texto para poder explicar o que é o guaraná que tanto tomamos. Espero que faça sucesso por aqui, assim como o pão de queijo.

ps: O “garana” do título não é erro de digitação. É como está escrito na lata e como os japoneses pronunciam. Mas no texto tem a pronúncia certa: guaraná.

Mata, kondo!

2 Comentários leave one →
  1. 29/09/2010 9:23

    Guarana tambem e’ cultura. Ja ouviu falar no Jesus ? Latinha rosa… e a estoria do criador da’ inveja a qualquer self made man. Que visao !

    • 29/09/2010 15:44

      Esse eu não conhecia. Só conheço o “Jesus me chama”, rs.

      Esqueci de comentar, mas o gosto desse guaraná é horrível. Valeu apenas para matar a curiosidade…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: