Karol Nascimento
Knoxville, Estados Unidos

 

Quando eu morava no Brasil e ouvia comentários sobre a falta de conhecimento geral e básico dos americanos eu achava que era um exagero. Duvidei muitas vezes que chegasse a tanto quanto falavam. Vivendo aqui, descobri que dependendo da região, pode ser pior, bem pior do que me diziam. Eu moro no sul dos Estados Unidos, numa região que sempre foi latifundiária e que se desenvolveu bem depois do Norte do país. Por aqui, eu e alguns amigos já passamos por cada situação! Vejamos alguns exemplos:

NO CONSULTÓRIO MÉDICO:

Minha amiga levou a filha de cinco meses ao pediatra para uma consulta de rotina. O médico disse que estava tudo bem e recomendou que ela começasse a dar suco e maça raspada pra criança. Bem, no meio da consulta ela disse que ia viajar para o Brasil com a filha. O médico interrompeu:

“- Ah, você vai ao Brasil? Então esqueça minha recomendação. Deixe pra dar suco e fruta só quando você voltar. Não der nem água do Brasil pra sua filha. Ela pode pegar uma doença!”.

Minha amiga disse que ficou tão chocada que não conseguiu dizer nada.

NA SALA DE AULA

Estamos lendo um texto sobre comércio nos diferentes lugares do mundo e o Paraguai foi citado em um dos exemplos. Um dos alunos perguntou o que Paraguai significava. Tudo bem, perdoável, Paraguai não é assim um país tão divulgado. Então, eu de metida, respondi que era um país da América do Sul. Eu devia ter limitado minha resposta a “um país” porque o aluno perguntou em seguida:

“- E o que é América do Sul?”

Fiquei muda e deixei a professora responder. A impressão que eu tenho é que muitos ainda não sabem que existem outras Américas e que o mundo é maior do que os Estados Unidos.

NUMA CONVERSA ENTRE CORRETOR E CLIENTES:

A corretora falando com clientes brasileiros tentou ser simpática e falou de outro casal brasileiro que ela conhecia. Comentou: “Eles se mudaram e agora estão na Colômbia, ali na Espanha”.

Meus amigos não acreditaram no que ouviram. Ah, tadinha, uma confusão tão boba.! A Colômbia é quase a capital da Espanha. Kakakakkakakaka!!

São tantas, tantas as situações !! Já cansei de explicar que falamos português e que o português que falamos é diferente do de Portugal; que o Brasil é o maior pais da América Latina; que o Brasil é muito maior do que o Rio de Janeiro; que os índios usam roupas normais e etc, etc, etc.

Em muitos momentos você não sabe o que dizer.

Santa ignorância!!