Skip to content

Santa ignorância!

12/10/2010

Karol Nascimento
Knoxville, Estados Unidos

 

Quando eu morava no Brasil e ouvia comentários sobre a falta de conhecimento geral e básico dos americanos eu achava que era um exagero. Duvidei muitas vezes que chegasse a tanto quanto falavam. Vivendo aqui, descobri que dependendo da região, pode ser pior, bem pior do que me diziam. Eu moro no sul dos Estados Unidos, numa região que sempre foi latifundiária e que se desenvolveu bem depois do Norte do país. Por aqui, eu e alguns amigos já passamos por cada situação! Vejamos alguns exemplos:

NO CONSULTÓRIO MÉDICO:

Minha amiga levou a filha de cinco meses ao pediatra para uma consulta de rotina. O médico disse que estava tudo bem e recomendou que ela começasse a dar suco e maça raspada pra criança. Bem, no meio da consulta ela disse que ia viajar para o Brasil com a filha. O médico interrompeu:

“- Ah, você vai ao Brasil? Então esqueça minha recomendação. Deixe pra dar suco e fruta só quando você voltar. Não der nem água do Brasil pra sua filha. Ela pode pegar uma doença!”.

Minha amiga disse que ficou tão chocada que não conseguiu dizer nada.

NA SALA DE AULA

Estamos lendo um texto sobre comércio nos diferentes lugares do mundo e o Paraguai foi citado em um dos exemplos. Um dos alunos perguntou o que Paraguai significava. Tudo bem, perdoável, Paraguai não é assim um país tão divulgado. Então, eu de metida, respondi que era um país da América do Sul. Eu devia ter limitado minha resposta a “um país” porque o aluno perguntou em seguida:

“- E o que é América do Sul?”

Fiquei muda e deixei a professora responder. A impressão que eu tenho é que muitos ainda não sabem que existem outras Américas e que o mundo é maior do que os Estados Unidos.

NUMA CONVERSA ENTRE CORRETOR E CLIENTES:

A corretora falando com clientes brasileiros tentou ser simpática e falou de outro casal brasileiro que ela conhecia. Comentou: “Eles se mudaram e agora estão na Colômbia, ali na Espanha”.

Meus amigos não acreditaram no que ouviram. Ah, tadinha, uma confusão tão boba.! A Colômbia é quase a capital da Espanha. Kakakakkakakaka!!

São tantas, tantas as situações !! Já cansei de explicar que falamos português e que o português que falamos é diferente do de Portugal; que o Brasil é o maior pais da América Latina; que o Brasil é muito maior do que o Rio de Janeiro; que os índios usam roupas normais e etc, etc, etc.

Em muitos momentos você não sabe o que dizer.

Santa ignorância!!

14 Comentários leave one →
  1. 12/10/2010 8:45

    Te garanto que não é só nos Estados Unidos que se encontra gente desprovida de raciocínio e inteligência.

  2. 12/10/2010 11:44

    Ahn, esses norte americanos sao retardados em geografia e historia. Um globo terrestre deve ser o unico produto que jamais foi comercializado nos EUA. Ah, e mapas.

  3. 13/10/2010 16:49

    Minha mae estava nos EUA uma vez e disse que era do Brasil. A americana disse “tenho uns amigos que moram lá perto, no Sri Lanka!”

    Beijos

  4. Rafael Mandelli permalink
    13/10/2010 17:39

    Parabéns pelo blog, gostaria do contato(e-mail) dos administradores.

    Obrigado
    Rafael Mandelli
    Multicultural Communication Consulting
    rafael@multicultural.com.br

  5. 20/10/2010 2:21

    Concordo que tem gente mal informada e ignorante em todo lugar!
    Sai perguntando coisas de geografia e conhecimentos gerais no Brasil pra ver o que acontece… hehe

    Agora q o que ensinam nas escolas é diferente isso é fato.
    Conversando com americanos já tive discussões, por exemplo, sobre a América, que pra mim a vida inteira foi um continente só. Já pra eles, aprendem na escola que tem a América do Norte e a América Latina… E outras coisas mais do tipo.

  6. 20/10/2010 2:28

    Na verdade quis dizer América do Norte e América do Sul.

  7. Leti - Zurique permalink
    20/10/2010 19:28

    Oi Karol, que loucura isso hein! Acho que eu tb soh acreditaria estando aí.
    Ei Nadja, essa do Sri Lanka foi otima. Ri muito!
    😀

  8. Eduardo permalink
    26/10/2010 3:49

    Tem que considerar que para eles, Brasil e coisa parecida é simplesmente inexistente e sem nenhuma importância para a maioria.

    Se eu te perguntar exatamente aonde fica Macau e qual a língua falada pelos seus habitantes, você provavelmente não iria saber sem consultar um mapa, correto? É um lugar muito mais desenvolvido que o Brasil, e ainda assim a maioria das pessoas Brasileiras não saberiam da existência de tal lugar.

    Isso tudo vem dos costumes e do ensino que te é dado quando mais jovem. Existe um número enorme de Estadounidenses que não sabem aonde fica os Estados Unidos da América no Mapa Mundi. Falo sério, pesquisem sobre isso.

    Por que? Simples, muitos deles nem mesmo aprendem sobre isso. Acabam crescendo com a idéia de que a única coisa relevante no mundo, é os EUA. Agora mesmo estava vendo um vídeo no Youtube no qual um Holandês fazia um review de um serviço de telecomunicação, usando a língua inglesa. E nos comentários estava cheio de Americanos perguntando aonde assinar na cidade deles. Totalmente confiantes de que o serviço existia não apenas no EUA, como na cidade deles. Mas na verdade não existia, era obviamente um serviço Holandês.

    Um grande número deles logo assumem que, quando você assiste um vídeo em inglês no Youtube, a pessoa falando é DEFINITIVAMENTE Americana. Mesmo que ela possua sotaque muito diferente. As vezes nem mesmo cruza a mente dessa pessoa, que o website na verdade é algo mundial.

    Agora, pegando o exemplo da moça em relação a água potável no Brasil. Botando-se no lugar deles, você não falaria a mesma coisa? Afinal, se eu falasse para a minha mãe que eu bebi água na África do Sul, ele iria jurar que eu estou prestes a morrer. Como se fosse o pior país do mundo, e o Brasil infinitamente superior a eles.

  9. Ricardo Coração de Leão permalink
    18/01/2011 4:07

    Meus amigos, se os estadunidenses são ignorantes quanto à geografia, o que dizer de nós brasileiros?
    Agora aqui, pecamos pela falta de competência, despreparo, falta de investimento na educação e por aí vai…
    Certa vez eu no Ceará, ouvi o seguinte de uma professora de nível primário: É, porque a Argentina é vizinha dos Estados Unidos, né?”
    Fiquei pasmo e paralizado…
    Precisa dizer mais alguma coisa?

  10. Arthur Pratt permalink
    18/01/2011 4:18

    Claro que temos nos Estados Unidos muita gente ignorante quando o assunto é geogafia.
    Não é meu caso nem o de muitos norteamericanos, ou como queiram estadunidenses.
    Desde pequeno, em minha cidade Fortworth, sabíamos onde ficava o Brasil, sua capital, Brasília, o idioma português, (diferente do falado e escrito em Portugal)
    Claro que não podemos exigir que todos os nascidos nos Estados Unidos tenham a mesma assimilação ou interesse quando o assunto é geografia. Infelizmente, é por aí que a santa ignorância prospera.
    Já ouvi de brasileiros e de norteamericanos também, que sentem nojo em alimentar-se na India… Por que será?

  11. 12/02/2011 19:15

    Eu vivo aqui e não vejo muito isso não. Na minha faculdade todo mundo sabe muito bem onde fica o Brasil e sabe não somente sobre o Rio de Janeiro mas também São Paulo e outras cidades. E olha que são americanos de todas as idades. Quanto à língua, pensam mesmo que falamos espanhol. Mas pensa bem, é culpa deles que a América do Sul inteira fala espanhol menos os brasileiros? Sabemos nós brasileiros que língua se fala no Uzbequistão, na Bósnia, Jordânia, Iuguslávia? Países que tem a mesma importância para brasileiros que o Brasil tem para os americanos.
    Faz uma pesquisa igual no Nordeste e Norte. Vai ser é muito pior…Portanto eu não critico os americanos por confundirem a nossa língua. E além do mais, se todo americano fosse tapado, esse país não seria a primeira economia mundial e a potência mundial que é!
    @prontofalei

    Abs

  12. Biazin permalink
    13/02/2011 5:08

    Uma vez, qdo eu disse que sou do Brasil, a americana me perguntou se esse país fica na África… coincidentemente ou não a pessoa é negra. De outra feita, qdo eu disse que sou do Brasil, ouvi algo assim “mas vc não é black”. Ah sim, na geografia americana há 7 continentes. Porém, sabendo ou não sabendo sobre o Brasil, insistindo em 7 contimemtes, os EUA são a maior potência mundial… imaginem se o povo fosse craque em geografia a Amazônia já seria americana e totalmente salva!

    Qto à ortografia Brazil tive de explicar até mesmo pra PhD brasileiro que essa foi a ortografia brasileira e portuguesa por séculos até uma mudança ortográfica lá pelos anos de 1940, mudança ortográfica que acomodou o som de S entre duas vogais com o som de Z, como no francês. Será por isso que o brasileiro não reclama do francês trocando o A por E? Brasil… Brèsil… Sobre beber água… nos EUA as pessoas bebem água da torneira, na boa.

  13. Guilherme permalink
    14/02/2011 2:51

    Eu ri muito, mas temos que considerar que o Estados Unidos em história e geografia nao estudam a cultura mundial, quando é falado de outro pais lá é muito pouco…Nós aprendemos sobre segunda guerra mundial guera das malvinas e aprendemos até a guerra de poesias do frances com o ingles(brincadeira vai).Mas o fato é que saber da cultura mundial as vezes nao é muito bom para um pais, principalmente um pais como o EUA que ja brigou com metade do mundo…JA PENSO SE ELES SOUBESEM QUE NEM TODAS AS PESSOAS DO ORIENTE MÉDIO NÃO SÃO HOMENS BOMBAS….TIRANDO RUSSIA CORÉIA CHINA E VIETNÃ….O resto eles nao sabem de nada, na verdade tira o vietnã ai ke eles tbm nao sbem mta coisa dos cara nao…COMO PODE O PAIS MAIS RICO DO MUNDO NO PIB PERDER PARA UM PAIS COMO O VIETNÃ QUE O EXERCITO É FORMADO POR MILICIAS E CRIANCAS, NEH RENATO, JÁ QUE O PAIS É TAO PHODA COMO VOCE FALO AI ASHUASHSUA EU RI MTO ESSE BLOG É MTO MANEIRO

  14. Auto exilado permalink
    05/12/2014 17:57

    Por que brasileiro acha que os americanos tem que saber do Brasil, como se fosse grande coisa?

    Aqui na Inglaterra sabem que o Brasil fica na América do Sul, que fala-se português, colonial, mas uma espécie de português. Mas também não sabem mais que isso, tirando que matam mais gente que galinha nesse país remoto e sub desenvolvido.

    E o que brasileiro sabe de outras partes do mundo, como a própria América? Por exemplo, a maioria desconhece que o México fica na América do Norte embora seja parte da América latina.

    Se for falar de leste europeu, oriente médio, com brasileiro então, esqueça. Ou mesmo os vizinhos Sul americanos:

    – Suriname? Se fala holandês lá? Faz fronteira com o Brasil? Jura? Desde quando?

    Afinal, só os americanos tem que saber dos paises menos desenvolvidos e pobres que eles. Os brasileiros não! Afinal, somos os melhores e mais espertos, certo?

    Auto-exilado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: