Skip to content

O Irlandês e o dinheiro

23/10/2010

Karine Smith
Dublin, Irlanda

 

Quando nós brasileiros pensamos em entrar para academia, curso, faculdade, nossa preocupação é em saber se vamos conseguir pagar a mensalidade.

A nossa mentalidade está condicionada a calcular mensalmente, o que é um erro fatal quando o objetivo é o controle de gastos.

Europeu não cai nessa, a cabeça dele está programada para calcular anualmente. Ou seja, a academia custa €50 mensais para mim, para o meu marido, €600 anuais.

Se você parar pensar, além de evitar gastos que não são necessários os números bem maiores nos impede de agir por impulso.

Inclusive em sites de empregos o salário especificado normalmente é anual.

O Irlandês, e europeu em geral, também não são muito chegados a crediários, com exceção do financiamento imobiliário. Automovéis e eletrônicos são pagos a vista.

Cartão de crédito apesar de existir, o uso ainda é bem menor do que o do brasileiro e cheque pré datado definitivamente não existe.

Portanto essa é uma boa dica para quem quer economizar e planejar os gastos a curto e longo prazo: pense anualmente, o futuro agradece.

5 Comentários leave one →
  1. 23/10/2010 15:24

    Verdade. Na Holanda se paga tudo, tudo mesmo com pin card. Desconto imediato do seu saldo. Ate moveis de muitos milhares de euros sao pagos assim. Os empregos sao oferecidos com a media anual. Eu tambem projeto tudo para um ano e alem.

  2. 25/10/2010 18:11

    Eu estou começando a me adaptar e te digo que me sinto mais segura e consciente dos meus gastos!

  3. 26/10/2010 4:11

    Enquanto isso, no Brasil, já virou algo padrão anunciar preços de produtos assim: Não perca, compre agora, por apenas 24 vezes de 50 reais!

    Nem mesmo anunciam o preço total do produto! E o povo compra tudo sem pensar sobre isso, incluindo a minha família. Compram coisas de milhares de reais, e não consideram caras. Afinal, “só” pagam 30 reais por mês.

    Consumismo é um problema sério…

  4. 26/10/2010 10:08

    Espero aprender a pensar assim também, mas no início é difícil para quem acaba de chegar… Acho que a maior ânsia de todos é por emprego e viagens, mas acredito que pensar financeiramente na hr da volta já é uma coisa a menos para se preocupar (:

  5. 28/10/2010 8:20

    Nos EUA também, a mentalidade é parecida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: