Skip to content

Bafafá

28/10/2010

Nadja G. 
Buenos Aires, Argentina

 

Hoje, quarta-feira, foi um dia estranho na Argentina. Era feriado nacional por causa do “Censo del Bicentenario”. Isso mesmo, eles param um dia para que todo mundo possa responder ao censo. Tudo fechado, ruas vazias.

Há alguns dias esse era o assunto principal na mídia e tudo indicava que hoje também seria, mas logo de manhã o país foi surpreendido pela notícia da morte do “primeiro-damo”, deputado e ex-presidente Néstor Kirchner.

Ele estava em sua casa de El Calafate, no sul do país, quando passou mal, foi internado e faleceu pouco tempo depois. A causa oficial da morte é infarto seguido de morte súbita.

Está um clima de “e agora, José?” na Argentina. Ele já não estava oficialmente no poder, mas abertamente era uma figura central no governo de sua mulher, Cristina Kirchner. Além disso, ele era deputado e tinha um alto cargo no partido oficialista. Dizem as más línguas que na verdade era ele que mandava. Então quem é que vai mandar agora?

As más línguas dizem também que há muitos anos a saúde dele já não era lá essas coisas. Quando ele ainda era presidente, entre 2003 e 2007, já havia boatos a respeito disso. Ou seja, a morte dele foi repentina mas não totalmente inesperada. Vai ver até que o governo já tinha um “plano B” para trabalhar sem a sua presença. Sei lá.

Só sei que já há uma multidão reunida na Plaza de Mayo, como sempre acontece em momentos históricos do país. Muitos esperam para dar adeus ao ex-presidente, que será velado amanhã na Casa Rosada e enterrado no sábado en Rio Gallegos, sua terra natal.

E agora, José?

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: