Barbara Basso
Mundo

 

Inspirada pelo post da Eve sobre os contos dos Irmãos Grimm, resolvi escrever sobre Bremen, a cidade dos Saltimbancos.

Bremen fica no norte da Alemanha. Cidade tipicamente alemã, com suas casas de tijolos marrons, de fachada triangular e telhados vermelhos… com sua praça central onde seus bares põe as mesas nas ruas pra aproveitar o calorzinho do verão europeu… com suas ruazinhas estreitas serpenteando nos bairros antigos… com suas ruas limpas, arborizadas…

 

O transporte é eficiente, tudo é bem sinalizado, há mapas e informação pra turistas. As pessoas usam muito suas bicicletas e é muito comum ver o pessoal saindo do supermercado carregando as compras em uma caixa de papelão colocada na carona da bicicleta.

Nos arredores da cidade é possível encontrar muitos parques de energia eólica, muitas ciclovias ligando as cidadezinhas e, no verão, uma paisagem de céu azul e grama verdinha.

E além disso, Bremen é a cidade dos Saltimbancos!

Sabe o musical do Chico Buarque, que conta a história de um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha? Pois esse musical foi inspirado em um conto dos Irmãos Grimm, chamado “Os músicos de Bremen” (ou Die Bremer Stadtmusikanten em alemão).

No conto dos irmãos Grimm, os bichos querem chegar até Bremen, cidade onde eles encontrarão a liberdade e poderão ser músicos. Eles acabam nunca chegando à cidade, mas mesmo assim Bremen resolveu homenagear os famosos músicos e ergueu uma estátua a eles no centro da cidade.

E dizem que se tu tocar nas patas do burro, pode fazer um pedido e os músicos ajudarão seu pedido a se realizar! Quer tentar?